Transformação isotérmica

Se variamos a pressão e o volume do gás, porém, o mantemos à uma temperatura constante, temos uma transformação isotérmica. O prefixo "iso" significa igual e "térmica" se relaciona à temperatura.

Transformação isotérmica é aquela na qual as variáveis de estado são o volume e a pressão. Enquanto a temperatura é mantida constante. Ou seja, ela acontece em um gás que sofre uma compressão ou expansão à temperatura constante. Por isso, veja o que é, exemplos e o que acontece em uma transformação isotérmica.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a transformação isotérmica

Transformação isotérmica é aquela na qual um sistema fechado varia seu volume e pressão, sem variar a temperatura. Dessa forma, o sistema permite troca de energia, porém, não de matéria. Essa transformação acontece, geralmente, quando o sistema está em um recipiente isotérmico. Por exemplo, um calorímetro.

Relacionadas

Ciclo de Carnot
Uma máquina térmica de Carnot opera segundo um ciclo com quatro etapas termodinâmicas reversíveis.
Primeira Lei da Termodinâmica
A variação da energia interna em um corpo é expressa pela diferença entre a quantidade de calor trocada por um corpo e o trabalho realizado durante a transformação termodinâmica.
Segunda Lei da Termodinâmica
Uma máquina térmica não consegue realizar 100% de trabalho com as trocas de calor. Isto se deve a 2° Lei da Termodinâmica.

O processo isotérmico difere do processo adiabático, no qual não há trocas de calor com o meio. Ou seja, na mudança isotérmica, não há variação de temperatura. Porém, há trocas de calor. Enquanto isso, no processo adiabático, a temperatura se altera e o calor é constante. A seguir, veja alguns exemplos de mudanças isotérmicas:

Exemplos

  • Seringa com a ponta fechada: caso uma seringa tenha sua ponta fechada e o êmbolo pressionado, o volume e a pressão sobre o gás aumentarão. Contudo, a temperatura será a mesma.
  • Mudanças de fase: durante a mudança de estado físico, a temperatura de um corpo é constante. Porém, a pressão e seu volume se alterarão.

Os processos isotérmicos, assim como as outras transformações, estão presentes em máquinas térmicas. Por exemplo, na Máquina de Carnot. Dessa maneira, é importante entender o que acontece em uma transformação dessas.

O que acontece na transformação isotérmica

Em um processo isotérmico, a temperatura é mantida constante. Enquanto isso, o volume e a pressão devem variar. Essa relação é explicada pela Lei de Boyle-Mariotte. A lei diz que: “sob temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão”. Dessa maneira, matematicamente:

Publicidade

  • P: pressão sobre o gás (Pa).
  • V: volume (m3).
  • k: constante.

Note que a pressão e o volume são inversamente proporcionais. Assim, conforme um aumenta, o outro deve diminuir. Além disso, é possível relacionar essas duas variáveis no diagrama de Clapeyron.

Diagrama

Fonte: Wikimedia

A curva que liga os dois pontos representa uma expansão isotérmica. Porque o volume aumenta. Além disso, a área sob a curva representa o trabalho realizado sobre o gás. Contudo, para calcular essa grandeza é necessário um conhecimento avançado.

Os processos isotérmicos são importantes no estudo da termodinâmica. Por isso, é necessário ampliar os conhecimentos sobre esse tema. Dessa maneira, selecionamos vídeos para você aprender ainda mais.

Publicidade

Vídeos sobre transformação isotérmica

Conforme o tempo dos estudos passa, a pressão pode aumentar. Além disso, espera-se que o volume do conhecimento também aumente. Porém, para que essa transformação aconteça, é necessário se aprofundar nos conteúdos. Então, confira a seguir três vídeos sobre processos isotérmicos:

Experimento sobre transformação isotérmica

O professor Claudio Furukawa realiza um experimento sobre processos isotérmicos. Para isso, ele usa alguns equipamentos encontrados em laboratório. Porém, esse experimento ilustra bem como ocorre um processo termodinâmico à temperatura constante.

Transformações gasosas

O canal Pura Física explica como acontece uma transformação gasosa com temperatura constante. Por isso, durante o vídeo, é explicado como acontece uma compressão e uma expansão isotérmica.

Equação geral dos gases

De que maneira as transformações gasosas se relacionam com a equação geral dos gases? Essa equação também é conhecida como Equação Clapeyron. Dessa maneira, o professor Marcelo Boaro explica como é possível relacionar esses dois conceitos físicos. Ao fim do vídeo, Boaro resolve um exercício de aplicação.

As transformações gasosas foram importantes para a História da Ciência. Isso aconteceu porque, com o seu entendimento, foi possível desenvolver as máquinas térmicas. Isso culminou na Revolução Industrial. Além disso, um processo termodinâmico que é confundido com os isotérmicos é a transformação adiabática.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física II: Termodinâmica e ondas. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
HALLIDAY, D. et al. Física: Volume 2. Rio de Janeiro: Pearson. 2008
NUSSENZVEIG, H. D. Curso de Física Básica: Volume 2. Rio de Janeiro: Blucher. 2014

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Transformação isotérmica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/transformacao-isotermica. Acesso em: 23 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [PUC]

Qual o volume ocupado, a 2 atm de pressão, por certa massa de gás ideal que sofre transformações isotérmicas conforme o gráfico?

a) 42 cm3

b) 14 cm3

c) 21 cm3

d) 126 cm3

e) impossível calcular, pois faltam dados.

Alternativa correta: d

A partir da Lei de Boyle-Mariotte:

P1V1 = P2V2

Substituímos os valores encontrados no gráfico e:

2V1 = 6*42

V1 = 126 cm3

2. [Fund. Oswaldo Cruz]

O volume ocupado por certa massa de um gás é:

I. Inversamente proporcional à pressão exercida, mantendo-se constante a temperatura, ou seja, PV = P’V’.

II. Inversamente proporcional à temperatura absoluta, mantendo-se constante a pressão.

III. Inversamente proporcional à temperatura absoluta, mantendo-se constante o volume.

Qual está correto?

a) II, somente

b) I, somente

c) III, somente

d) II e III, somente

e) I, II e III

Alternativa correta: B

A transformação isotérmica acontece com variáveis que são inversamente proporcionais. Dessa forma, quando a pressão e volume são constantes, todas as outras variáveis são inversamente proporcionais.

Compartilhe

TOPO