Ondas longitudinais

As ondas longitudinais são perturbações que vibram na mesma direção de sua propagação. Por exemplo, as ondas sonoras. Esse tipo de onda, geralmente, é mecânica. Veja sua definição e mais exemplos.

As ondas longitudinais uma perturbação que acontece em um meio. Nesse caso específico, a direção de propagação é a mesma que a direção de vibração. Além disso, esse tipo de onda é uma classificação quanto à sua natureza. Assim, veja a definição e exemplos desse ramo da física.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que são ondas longitudinais

As ondas longitudinais são ondas que possuem a mesma direção de vibração e direção de propagação. Isso significa que o movimento do meio ocorre na mesma direção do movimento da onda.

Relacionadas

Acústica
A acústica é a área da física que estuda a propagação dos sons, e está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos, desde as músicas que ouvimos até os momentos de conversas entre amigos.
Velocidade do som
O som está sempre presente em nosso dia a dia. Por vezes, ocorre o fenômeno de sua onda chegar um pouco mais rápido ou mais devagar a depender do local onde estamos.
Ondas
Tratam-se de perturbações oscilantes de alguma grandeza física em determinado espaço e de acordo com certo período no tempo.

As ondas podem ser classificadas de diversas maneiras. Ou seja, quanto à direção de propagação, quanto à natureza e quanto à dimensão. As perturbações longitudinais são classificações quanto à direção de propagação. Além delas, também existem as ondas transversais. As quais são vibrações perpendiculares à propagação.

Na natureza, existem diversos tipos de vibrações na mesma direção da propagação. Veja, a seguir, alguns exemplos.

Exemplos

  • Som: esse tipo de onda faz o ar se comprimir e ficar rarefeito em pontos específicos de acordo com a frequência de vibração.
  • Sísmicas: especificamente as ondas P, que são as perturbações primárias de um terremoto. Assim, as partículas se movem paralelas à onda.
  • Ondas de pressão: é similar à onda sonora. Contudo, o meio de propagação pode ser rígido.
  • Ultrassom: essas ondas viajam mais rápido que o som. Entretanto, sua propagação acontece igual às ondas sonoras..
  • Voz: a voz é um tipo de onda sonora. Elas surgem a partir da vibração das cordas vocais.

Além desses exemplos, existem diversos outros. Contudo, como ondas longitudinais precisam de um meio para se propagar, é mais comum que elas sejam ondas mecânicas. Por sua vez, ondas eletromagnéticas são transversais.

Vídeos sobre ondas longitudinais

A ondulatória é um ramo da física muito cobrado em avaliações de grande escala. Por exemplo, Enem e vestibulares. Por isso, é importante se aprofundar nesse conteúdo. Veja os vídeo selecionados para aumentar seu conhecimento.

Publicidade

Conceitos iniciais da ondulatória

O professor Marcelo Boaro dá uma introdução ao conteúdo da ondulatória. Para isso, ele classifica as ondas quanto à natureza, direção de propagação e dimensão. Ao longo da videoaula, o docente também dá exemplos de cada tipo de onda. Ao fim do vídeo, Boaro resolve um exercício de aplicação sobre o tema.

O que é uma onda

Publicidade

Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia explica o que é uma onda. Assim, durante o vídeo, o divulgador científico conta a importância desse ente para a Física. Em sua fala, também, Loos fala sobre as principais características do movimento oscilatório. Por exemplo: frequência, amplitude e comprimento de onda.

Ondas em uma mola

Uma mola pode carregar uma perturbação longitudinal ou transversal. Para ilustrar isso, os professores Claudio Furukawa e Gil Marques realizam experimentos de ondulatória. Dessa maneira, fica claro como é possível que diferentes perturbações se propaguem em um mesmo meio.

A ondulatória é um ramo muito importante da física. Por isso, é preciso vibração na hora de estudá-lo. No que diz respeito aos conceitos iniciais da ondulatória, pode-se classificar as ondas quanto à sua direção de propagação. Assim, a outra classificação possível é aquela que engloba as ondas transversais.

Referências

Física II: Termodinâmica e ondas (2016) – YOUNG, H. D. et al.
Física: Volume 2 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 2 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Ondas longitudinais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ondas-longitudinais. Acesso em: 23 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

Qual das ondas a seguir não é uma onda longitudinal?

a) onda sonora.
b) ultrassom.
c) raio-x.
d) onda P.
e) onda de pressão.

Alternativa correta: C

As ondas de raio-x são ondas eletromagnéticas. Por isso, sua propagação é perpendicular à vibração. Ou seja, são ondas transversais.

2.

As ondas podem ser classificadas de diversas maneiras. Assim, a distinção “transversal” e “longitudinal” é feita a partir de qual tipificação?

a) quanto à natureza.
b) quanto à direção de propagação.
c) quanto à dimensão.
d) quanto à fonte.
e) quanto ao meio de propagação.

Alternativa correta: B

As ondas classificadas quanto à sua direção de propagação são diferenciadas em transversais e longitudinais.

Compartilhe

TOPO