Lançamento Horizontal

Se um objeto é lançado horizontalmente de uma certa altura em relação ao solo, ele descreve um movimento parabólico, que é a união de dois movimentos simultâneos: um horizontal e outro vertical.

Quando ocorre um lançamento horizontal, o objeto lançado realiza um movimento parabólico em relação ao solo. Para estudar esse tipo de lançamento, é necessário compreender que ele é composto de um movimento retilíneo uniforme na horizontal e uma queda livre na vertical.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é lançamento horizontal

Corpo descrevendo movimento parabólico no lançamento horizontal (Fonte: Wikimedia)

O lançamento horizontal se caracteriza por dois movimentos simultâneos e em direções perpendiculares. Desprezando a resistência do ar, na horizontal, o corpo desenvolve um movimento retilíneo e uniforme, enquanto que, na vertical, ele realiza um movimento retilíneo uniformemente variado. Ou seja, na vertical, o corpo desenvolve uma queda livre.

Relacionadas

Galileu Galilei
Galileu Galilei foi condenado a um exílio pela igreja católica por defender o sistema heliocêntrico com base em razões científicas. Veja mais sobre a biografia e outras contribuições desse cientista.
Equação de Torricelli
Vamos entender melhor a equação de Torricelli e como aplica-lá em alguns exercícios. Além disso, vamos descobrir como chegar nessa famosa equação
Movimento uniforme
Conheça a equação horária e os gráficos do movimento uniforme, que é aquele feito por um móvel percorrendo distâncias iguais em tempos iguais.

Tais condições ficaram conhecidas por conta do livro Duas novas ciências, escrito por Galileu Galillei. Por conta disso, essa simultaneidade de movimentos é chamada de Princípio de Galileu.

Todo lançamento de projéteis, desprezando-se a resistência do ar, descreve um movimento parabólico. Dessa forma, o lançamento horizontal é um tipo de movimento parabólico. É possível observar que, no lançamento horizontal, o corpo descreve uma meia parábola.

Fórmulas

No lançamento horizontal, estudamos dois movimentos perpendiculares. Assim, as fórmulas para esse conceito físico são estudadas separadamente. Isto é, estudamos o movimento na vertical e o movimento na horizontal.

Na vertical:

O movimento na vertical é um movimento retilíneo uniformemente variado, o qual está apenas sob a ação da força da gravidade. Isto é, na vertical temos um movimento de queda livre.

Publicidade

Em que

  • y: altura em relação ao solo (m)
  • g: aceleração da gravidade (m/s2)
  • t: tempo de queda (s)

Na horizontal:

Já na horizontal, o movimento é retilíneo e uniforme. Isto é, quando desprezamos a resistência do ar, não há aceleração horizontal agindo sobre o corpo.

Publicidade

Em que

  • x: posição final (m)
  • x0: posição inicial (m)
  • v0: velocidade inicial (m/s)
  • t: tempo de queda (s)

Lembre-se que, no lançamento horizontal, o tempo de queda será o mesmo que o de um corpo em queda livre. Ou seja, desprezando a resistência do ar, se dois corpos estiverem a uma certa altura do solo e um deles for lançado horizontalmente e o outro solto em queda livre, ambos tocarão o chão simultaneamente.

Videoaulas sobre Lançamento Horizontal

Separamos alguns vídeos sobre lançamento horizontal e conceitos físicos que se relacionam com ele. Dentre eles, está um vídeo que explica o princípio de Galileu. Confira!

Composição de movimentos

Para compreender melhor como estudar o lançamento horizontal, é preciso saber os conceitos da composição de movimentos, ou princípio de Galileu. Em função disso, nesse vídeo, você aprenderá o que é e como aplicar a composição de movimentos.

Cinemática vetorial e lançamento horizontal

O professor Marcelo Boaro traz uma abordagem vetorial para o conceito de lançamento vertical. Com isso, é possível estudar esse conceito físico de maneira mais aprofundada.

Lançamento horizontal e lançamento oblíquo

Nesse vídeo do canal Pura Física, o professor Rafael aponta de que maneira o lançamento horizontal e o lançamento oblíquo se relacionam. Além disso, ele explicita que o lançamento horizontal é um movimento que está sob a ação apenas da gravidade.

Quando estudamos o lançamento horizontal, não nos preocupamos em compreender as causas do movimento. Por conta disso, o lançamento horizontal é um conteúdo que está presente dentro do tópico de Cinemática.

Referências

YOUNG, H. D. Física I: Mecânica. São Paulo: Addison & Wesley. 2016.
NUSSENZVEIG, H. D. Curso de Física Básica: Volume 1. Rio de Janeiro: Edgard Blucher. 2004.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Lançamento Horizontal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/lancamento-horizontal. Acesso em: 25 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [Fuvest]

Um drone voando na horizontal, em relação ao solo (como indicado pelo sentido da seta na figura), deixa cair um pacote de livros. A melhor descrição da trajetória realizada pelo pacote de livros, segundo um observador em repouso no solo, é dada pelo percurso descrito na

a) trajetória 1;
b) trajetória 2;
c) trajetória 3;
d) trajetória 4;
e) trajetória 5.

Alternativa correta: D.

Se desprezarmos os efeitos da resistência do ar, o pacote possui a mesma velocidade horizontal que o drone. Além disso, ele acelera na vertical a partir do repouso.
Sua trajetória será um arco de parábola, o qual é melhor representado na trajetória 4.

2. [Cefet-MG]

Um avião está levando suprimentos para pessoas que se encontram ilhadas numa determinada região. Ele está voando horizontalmente a uma altitude de 720 m acima do solo e o com velocidade constante de 80 m/s. Uma pessoa no interior do avião é encarregada de soltar a caixa de suprimentos, em um determinado momento, para que ela caia junto às pessoas.

Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 , a que distância horizontal das pessoas, em metros, deverá ser solta a caixa?

a) 80;
b) 720;
c) 960;
d) 1200.

Alternativa correta: C.

Primeiro calculamos o tempo de queda:

Agora, calculamos o alcance horizontal:

A = vt = 80*12 = 960 m

Compartilhe

TOPO