O infravermelho é uma faixa de frequência do espectro eletromagnético. Como o próprio nome diz, essa faixa de radiação eletromagnética está localizada antes da luz vermelha. Dessa forma, ela está antes da luz visível, por isso não consegue alterar a estrutura da matéria. Confira a seguir mais detalhes sobre seus usos e efeitos.
Publicidade
O que é o infravermelho
O infravermelho é um tipo de radiação eletromagnética e possui uma frequência menor do que a luz vermelha. Por isso, ela não é visível aos olhos do ser humano. O comprimento de onda dessa radiação varia entre 1 x 10-6 m e 1 x 10-3 m. Ou seja, 1 μm e 1 mm, respectivamente.
Relacionadas
Essa faixa de frequência do espectro eletromagnético, consegue alterar a temperatura dos corpos por meio da irradiação. Além disso, leituras de temperatura também podem ser feitas a partir da emissão de radiação infravermelha. Contudo, devido à sua baixa frequência, sua energia também é baixa. Dessa forma, essa radiação não é ionizante. Isto é, ela não oferece risco à saúde humana.
Os usos do infravermelho
Assim como outras faixas da radiação eletromagnética, o infravermelho também é usado pelo ser humano. Seus usos estão presentes em diversas áreas da vida cotidiana. Veja abaixo os principais usos.
Câmeras térmicas
A temperatura está ligada com a emissão na faixa de frequência do infravermelho. Dessa forma, as câmeras térmicas usam esse conceito físico para poder detectar pontos de maior ou de menor temperatura. Softwares dos dispositivos se encarregam de interpretar os dados e convertê-los em imagens.
Visão noturna
O funcionamento é parecido com as câmeras térmicas. Contudo, a ideia desse tipo de dispositivo é filmar com a visibilidade reduzida. Por isso, não há preocupação em mostrar as temperaturas dos corpos. Em certos casos, há a combinação de imagens de uma câmera comum com a câmera infravermelha.
Publicidade
Aquecimento
Essa radiação também é capaz de aumentar a temperatura de corpos ou de ambientes inteiros. Esse fenômeno é chamado de irradiação térmica. Por exemplo, ela pode ser usada em saunas para aquecer os ocupantes ou para o aquecimento de alimentos.
Controles remotos
Os controles remotos de televisores, condicionadores de ar, rádios e afins, usam um LED que emite luz infravermelha. Especificamente, eles emitem no infravermelho próximo. Ou seja, uma frequência muito próxima da luz vermelha. Apesar dessa luz ser invisível ao olho humano, câmeras mais simples podem capturá-la. Para isso, basta apontar um controle para a câmera do celular e acionar um botão.
Saúde
Ao contrário de radiações mais energéticas, a luz infravermelha, não é capaz de alterar a estrutura da matéria. Dessa forma, elas só devem ser usadas na saúde para o tratamento sintomático ou paliativo de dores. Isso acontece porque essa radiação produz calor na pele do paciente e alivia a dor local.
Publicidade
É importante frisar que não há outro tipo de uso para a luz infravermelha na saúde. Apenas o tratamento paliativo de dores locais. Outros tratamentos empregados para esse tipo de radiação são apenas placebo. Ou seja, não tem eficiência terapêutica.
Como funciona a luz infravermelha
A radiação infravermelha é produzida a partir da excitação de cargas elétricas. Por isso, ela é associada à temperatura de um corpo. Um exemplo do funcionamento desse tipo de luz é quando alguma pessoa aproxima a mão de algum objeto aquecido e sente o calor. Isso acontece porque ocorre a interação entre o corpo aquecido e a mão da pessoa.
Quais são os efeitos da radiação infravermelha
A radiação infravermelho não possui energia suficiente para alterar a estrutura molecular de um determinado corpo. Então, ela não faz mal ao ser humano. Dessa forma, seus únicos efeitos estão relacionados ao aquecimento de um determinado objeto.
Vídeos sobre infravermelho
Os assuntos relacionados à radiação costumam causar estranhamento nas pessoas. Isso acontece, dentre outros fatores, ao imaginário criado com as obras ficcionais. Contudo, o uso e conceito por trás desses fenômenos físicos são mais simples do que parecem. Para saber mais, veja os vídeos abaixo:
Radiação de corpo negro
Uma lâmpada de filamento pode ser considerada um corpo negro. Esse tipo de lâmpada é conhecida por esquentar muito conforme o uso. Isso significa que ela emite radiação na faixa do infravermelho. Para detectar essa emissão, os professores Gil Marques e Claudio Furukawa usam um aparelho capaz de observar o infravermelho próximo.
Como fazer uma câmera térmica caseira
Um dos usos da radiação infravermelha é a possibilidade de enxergar as variações de calor. Isto é, uma câmera térmica. Contudo, esses aparelhos podem ser caros e de difícil acesso. Nesse vídeo, Iberê Thenório do canal Manual do Mundo, ensina como é possível fazer uma câmera térmica em casa com materiais de baixo custo. Esse projeto é ideal para feiras de ciência.
Como funciona o termômetro a laser
Ao contrário do que se imagina, o laser nos termômetros não é usado para medir a temperatura. Ele está lá apenas para saber para onde o dispositivo está sendo apontado. Por isso, a nomenclatura correta a se usar é termômetro infravermelho. O professor Douglas Gomes explica o funcionamento desse aparelho, que ficou comum nos últimos tempos.
As diferentes faixas de frequência para as radiações têm diferentes usos. Por isso, é importante conhecer bem o espectro eletromagnético. O estudo pode ser feito a partir de cada faixa de frequência conhecida pelo ser humano. Além da radiação infravermelha, no outro extremo da luz visível está a radiação ultravioleta.
Referências
Física IV: Óptica e física moderna (2016) – Hugh D. Young et al.
Física: Volume 4 (2008) – David Halliday et al.
Curso de Física Básica: Volume 4 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig.

Por Hugo Shigueo Tanaka
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
Tanaka, Hugo Shigueo. Infravermelho. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/infravermelho. Acesso em: 25 de April de 2025.
1. [Enem]
Alguns sistemas de segurança incluem detectores de movimento. Nesses sensores, existe uma substância que se polariza na presença de radiação eletromagnética de certa região de frequência, gerando uma tensão que pode ser amplificada e empregada para efeito de controle. Quando uma pessoa se aproxima do sistema, a radiação emitida por seu corpo é detectada por esse tipo de sensor.
WENDLING, M. Sensores. Disponível em: www2.feg.unesp.br. Acesso em: 7 maio 2014 (adaptado).
A radiação captada por esse detector encontra-se na região de frequência:
A) da luz visível.
B) do ultravioleta.
C) do infravermelho.
D) das micro-ondas.
E) das ondas longas de rádio.
Alternativa correta: C
O corpo humano emite radiação eletromagnética majoritariamente na região do infravermelho.
2. [PUC - RS]
Em 1895, o físico alemão Wilheim Conrad Roentgen descobriu os raios X, que são usados principalmente na área médica e industrial. Esses raios são:
a) Radiações formadas por partículas alfa com grande poder de penetração.
b) Radiações formadas por elétrons dotados de grandes velocidades.
c) Ondas eletromagnéticas de frequências maiores que as das ondas ultravioletas.
d) Ondas eletromagnéticas de frequências menores do que as das ondas luminosas.
e) Ondas eletromagnéticas de frequências iguais as das ondas infravermelhas.
Alternativa correta: C
Os raios X são ondas eletromagnéticas com frequências maiores que as das ondas ultravioletas.