Ímã

Também chamado de “magneto”, é um objeto que provoca um campo magnético à sua volta. Suas propriedades são definidas pelo spin dos elétrons que se encontram dentro do material.

O termo magnetismo tem origem grega, tendo relação com a região da Tessália, também chamada de Magnésia. Ali existia certo tipo de pedra capaz de atrair pedaços de ferro. Essas pedras são chamadas de ímãs naturais, e são compostos de um óxido de ferro. Atualmente há também ímãs artificiais, os quais são obtidos por meio de um processo chamado imantação – com fabricação industrial em várias formas e tamanhos.

Publicidade

Materiais ferromagnéticos

O ímã é um material que manifesta ao seu redor um campo magnético. Esse campo é invisível, embora possamos notar os seus efeitos.

Um ímã permanente é um objeto feito a partir de um material que é magnetizado e cria o seu próprio campo magnético. Um exemplo cotidiano é um ímã de geladeira. Materiais que podem ser magnetizadas, que também são atraído por um ímã, são chamados ferromagnético, representando um pequeno grupo encontrado na natureza.

Ímã de ferrite. Imagem: Wikimedia Commons.
Ímã de ferrite. Imagem: Wikimedia Commons.

Esses materiais magnetizam-se fortemente quando colocados no interior de um campo, estabelecendo as vezes um campo magnético muitas vezes maior do que o campo aplicado sobre eles. O ferro, cobalto, níquel são exemplos de elementos que pertencem a esse grupo.

Bússola

Se pegarmos um ímã em forma de barra e uma haste e o posicionarmos de tal forma que ele fique em equilíbrio (figura abaixo), o resultado será uma estrutura que se posiciona na direção norte-sul geográfica do local. À região que do ímã que toma o sentido norte geográfico é chamado do Polo Norte e a outra de Polo Sul do ímã. Devido essa orientação podemos ter as bussolas – um equipamento vital de navegação, originalmente desenvolvido pelos chineses.

Uma bússola moderna. Imagem: Wikimedia Commons.
Uma bússola moderna. Imagem: Wikimedia Commons.

Propriedades dos ímãs

Tomando-se dois ímãs, dependendo da forma aproximarmos um do outro, é fácil perceber que há uma força de repulsão e outra de atração entre eles. Trata-se de uma das suas propriedades: os polos iguais se repelem e os polos diferente se atraem.

Além disso, quando cortamos o ímã em duas partes, essas duas novas partes constituem dois novos ímãs, tendo ainda as mesmas propriedades do original, ou seja, seus dois polos. Se cortarmos novamente esses dois ímãs em dois novos ímãs, o mesmo fenômeno tornará a ocorrer.

Publicidade

WINWORD_2016-03-10_08-21-29

Referências

MAIA, R, Manual de Física, DCL, São Paulo, 2007.

Carlos Ferreira
Por Carlos Ferreira

Formado em Ciências Econômicas e Jornalismo. Possui ampla experiência editorial e redacional em conteúdos jornalísticos com foco em mídias digitais.

Como referenciar este conteúdo

Ferreira, Carlos. Ímã. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ima. Acesso em: 26 de April de 2025.

Teste seu conhecimento

1. (Fund. Carlos Chagas-SP) Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira? Ele:

a) é constante e perpendicular ao plano da espira

b) é constante e paralelo ao plano da espira

c) é nulo no centro da espira

d) é variável e perpendicular ao plano da espira

e) é variável e paralelo ao plano da espira

2. (Cesgranrio-RJ) Aproxima-se uma barra imantada de uma pequena bilha de aço, observa-se que a bilha:

a) é atraída pelo polo norte e repelida pelo polo sul

b) é atraída pelo polo sul e repelida pelo polo norte

c) é atraída por qualquer dos polos

d) é repelida por qualquer dos polos

e) é repelida pela parte mediana da barra

1. (a), pois como a regra da mão direita podemos definir o sentido do campo magnético, que neste caso é perpendicular. E será constante por se tratar de uma corrente elétrica também com essa característica.

 

2. (c) Como a pilha é de aço, ele será atraído por ambos os polos do ímã, ou seja, ímã atraí aço independente da polaridade.

Compartilhe

TOPO