Galáxia de Andrômeda

A galáxia de Andrômeda, também é chamada de Messier 31, está a 2,5 milhões de anos-luz da Terra e é a mais próxima da Via Láctea. Por isso, ela é estudada pelos cientistas há vários séculos.

A galáxia de Andrômeda é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea. Também é conhecida como Messier 31 , NGC 224. Ela fica localizada na constelação de Andrômeda e possui, aproximadamente, um trilhão de estrelas. Nesse post você vai ver o que é, suas características, principais planetas e muito mais. Confira!

Publicidade

O que é a galáxia Andrômeda

Fonte: Wikimedia

A galáxia de Andrômeda é classificada como uma galáxia espiral. Ela também é chamada de Messier 31, NCG 224. A qual está a cerca de 2,54 milhões de anos-luz da Terra. Apesar disso, é a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea.

Relacionadas

Buraco negro
Nada pode escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz. Esses objetos são tão massivos que são capazes de deformar o espaço-tempo.
Nebulosas
As nebulosas são corpos celestes que despertam a admiração do ser humano há milhares de anos. Elas são compostas de gases ionizados e poeira estelar.
Telescópio Hubble
O telescópio Hubble é o objeto de observação dos céus mais importante construído pelos seres humanos. Ele está ativo há mais de 30 anos e possibilitou diversos avanços científicos.

Ela é a maior galáxia do Grupo Local, que é um grupo formado por mais de 54 galáxias, dentre elas está a Via Láctea. Apesar disso, sua massa pode ser um pouco menor que a galáxia da Terra. Além disso, a galáxia de Andrômeda pode ser observada a olho nu, na ausência da Lua e demais poluições luminosas. Ela está localizada na direção da constelação de Andrômeda. Devido a isso, ela foi observada por diversas pessoas ao longo da história humana.

Um dos primeiros registros que se tem notícia dessa galáxia é no livro Livro de Estrelas Fixas, do astrônomo persa Abd-al-Rahman Al-Sufi, de 905. Nessa obra, ela era conhecida como Pequena Nuvem. Contudo, a catalogação foi feita pelo francês Charles Messier. Em seu catálogo, ela é a 31ª entrada. Por isso, seu nome também é Messier 31, ou apenas M31. Além disso, ela também foi observada e catalogada independentemente por Simon Marius, Giovanni Battista Hodierna e Ismaël Bullialdus. Os quais, aparentemente, não tinham conhecimento dos demais trabalhos.

Características da galáxia Andrômeda

Quando se fala de um corpo celeste, é necessário elencar algumas características a fim de classificá-los. Com as galáxias isso também deve ser feito. Confira algumas características dela:

  • O diâmetro dessa galáxia está entre 180 mil e 220 mil anos-luz. A Via Láctea possui, aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro;
  • A magnitude aparente é 3,44. Isto é, ela é um objeto muito brilhante no céu noturno;
  • A M31 possui duas galáxias satélite, a M32 e a M110. As quais podem ser observadas por binóculos.
  • Essa galáxia tem um núcleo duplo. Porém, não se sabe se isso aconteceu devido a absorção de outra galáxia ou se foi dividido em dois por poeira estelar.
  • Ela é a galáxia mais estudada pelos cientistas, além da Via Láctea.
  • Existem características comuns entre a M31 e a Via Láctea: estrutura espiral, remanescentes de supernova, galáxias satélite etc.

Todos os estudos feitos sobre essas galáxias permitem que o ser humano conheça mais sobre a história do Universo e, consequentemente, sobre a própria história.

Publicidade

Colisão com a Via Láctea

Após a realização de diversos cálculos sobre as trajetórias da galáxia de Andrômeda e da Via Láctea, foi possível prever que elas estão se aproximando. Isso causará uma colisão entre as duas. Contudo, essa previsão teórica aponta que isso acontecerá apenas daqui a 4 bilhões de anos. Nessa época, é muito provável que a vida na Terra como conhecemos nem exista mais.

Apesar da colisão iminente, os danos desse encontro serão mínimos. Afinal, o espaço entre os astros é muito grande. Além disso, esse fato também explica os motivos do Sistema Solar quase não ter contato com outro corpo celeste.

Principais planetas da galáxia Andrômeda

Até o momento, nenhum planeta fora da Via Láctea foi descoberto. Dessa forma, não há nenhum planeta catalogado na galáxia M31. Contudo, há um possível planeta que ainda precisa de confirmação. Ele é o PA-99-N2.

Publicidade

Em um evento astronômico causado por uma gigante vermelha e observado em 1999, houve indícios de que ela é orbitada por um planeta. Esse possível planeta teria, aproximadamente, 6,34 vezes a massa de Júpiter. Contudo, ainda não houve confirmação de sua existência.

Vídeos sobre Galáxia de Andrômeda

Quando o assunto é astronomia e astrofísica, muitas curiosidades surgem. Ainda mais quando se trata se trata da galáxia que é vizinha da Via Láctea. Por isso, nos vídeos selecionados você aprenderá ainda mais sobre a galáxia de Andrômeda.

5 curiosidades sobre a galáxia de Andrômeda

O canal Mistérios do Espaço lista cinco curiosidades sobre a galáxia vizinha à Via Láctea. Por exemplo, sobre a quantidade de estrelas presente em M31. Além disso, ao longo do vídeo são fornecidas várias informações sobre esse corpo celeste.

Colisão entre a Via Láctea e Andrômeda

O divulgador científico Sérgio Sacany do canal Space Today explica sobre a provável colisão entre duas galáxias próximas. Uma delas é a Via Láctea, que é onde a Terra está. A outra é a galáxia de Andrômeda. Além disso, o youtuber conta como essa colisão acontecerá e quais serão suas consequências.

Quando será a colisão com a Via Láctea

A fusão entre as galáxias M31 e a Via Láctea é iminente. Contudo, não se sabe quando exatamente isso acontecerá. Dessa forma, o divulgador científico Sérgio Sacany, do canal Space Today, discute sobre o que já se sabe sobre essa colisão e quais serão a sua consequência.

Conhecer mais sobre as estrelas e sobre o Universo é algo que sempre fascinou o ser humano. Na história recente da Ciência é possível perceber que, conhecer o conhecimento do Espaço ajuda a compreender como aconteceu a evolução da vida na Terra. Por isso, que tal saber mais sobre as estrelas?

Referências

An History of Astronomy (1989) – Arthur Pannekoek.
Masses of the Local Group and of the M81 group estimated from distortions in the local velocity field(2006) – Karachentsev, Igor D.; Kashibadze, Olga G.
A Catalog of Neighboring Galaxies (2004) – Karachentsev, I. D.; et al.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Galáxia de Andrômeda. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/galaxia-de-andromeda. Acesso em: 22 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

A galáxia de Andrômeda é uma galáxia de grande porte. Ela é composta, basicamente, pelo bojo, disco e halo. Seu disco possui diâmetro aproximado de:

a) 200 mil km
b) 200 mil mi
c) 200 mil anos-luz
d) 200 mil UA
e) 200 mil m²

Alternativa correta: C

O diâmetro aproximado do disco da Galáxia de Andrômeda é de 200 mil anos-luz.

2.

A distância entre a Terra e a galáxia de Andrômeda é de, aproximadamente, 2,5 milhões de anos-luz. Essa medida é pouco usual para o ser humano médio. Seu significado é:

a) medida de tempo que é o tempo necessário para a luz percorrer a distância da Terra ao Sol.
b) medida de distância e corresponde à distância percorrida pela luz em um ano.
c) medida de distância e é a distância correspondente entre a Terra e o Sol.
d) medida de distância e corresponde à distância da Terra ao centro da Galáxia
e) medida de distância e corresponde à distância do Sol até a borda da Galáxia.

Alternativa correta: B

Por definição, um ano-luz é uma medida de distância que corresponde à distância percorrida pela luz em um ano.

Compartilhe

TOPO