Corrente contínua

Corrente contínua é o fluxo ordenado de elétrons dentro de um condutor. Ela surge quando há uma diferença de potencial entre duas partes desse material.

A corrente contínua, ou CC, é o fluxo ordenado de elétrons em um condutor. Ele acontece devido a uma diferença de potencial. Nesse caso, os elétrons vão do polo negativo para o polo positivo do circuito. Dessa maneira, nesse post você verá o que é, como funciona e exemplos de CC. Confira!

O que é a corrente contínua

A corrente contínua, que pode ser chamada de CC ou DC (do inglês Direct Current), é o fluxo ordenado de elétrons dentro de um condutor. Esse tipo de corrente elétrica flui do pólo negativo para o polo positivo de um circuito. Esse é o chamado sentido real da corrente elétrica. Porém, por convenção, assumiu-se que o sentido da corrente é do polo positivo para o negativo. O valor da voltagem atrelada à corrente elétrica dependerá da intensidade da diferença de potencial do circuito.

Lei de Ampère
Na verdade, a lei de Ampère se chama Lei circuital magnética e foi elaborada por James C. Maxwell. Sua aplicação visa calcular a intensidade do campo magnético.
Corrente elétrica
Como calcular a corrente elétrica? Qual a fórmula da corrente elétrica? Qual a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?
Choques elétricos
Um choque elétrico pode causar desde um formigamento ou pode ser letal. Além disso, ele acontece quando há uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano.

No Sistema Internacional de Unidades, o SI, o símbolo para a corrente elétrica, seja ela contínua ou alternada é o A. O qual representa a unidade de medida ampère. Esse nome foi dado em homenagem a André-Marie Ampère, um dos maiores estudiosos da corrente elétrica e da eletrodinâmica. Ampère chegou a ser chamado Newton da Eletricidade, devido à importância de seus estudos.

Os estudos sobre a corrente elétrica aconteceram desde a antiguidade. Porém, um grande avanço foi feito a partir dos século XVII, com os estudos de diversos cientistas. Esse tipo de fenômeno sempre existiu na natureza, então, não é correto assumir um inventor para ele. Contudo, pode-se falar de cientistas que trabalharam sobre esse assunto. Dentre eles: André-Marie Ampère, Thomas Edison, Stephen Gray e outros.

Como funciona a corrente contínua

A corrente contínua flui em materiais condutores. Isso acontece devido ao número de elétrons livres no material. Além disso, a CC surge a partir de uma diferença de potencial em dois pontos do condutor. Ela sempre fluirá do polo negativo para o positivo, diferentemente da corrente alternada que muda de sentido ao longo do tempo.

Tipos de corrente contínua

Existem dois tipos principais de CC, as constantes e as pulsantes. Veja a seguir o que é cada um deles:

• Corrente contínua constante: é quando a intensidade e o sentido da CC não se alteram ao longo do tempo. Esse tipo de corrente está presente em pilhas e baterias.
  • Corrente contínua pulsante: o sentido da corrente é constante. Contudo, o fluxo de elétrons no fio acontece por meio de pulsos e a intensidade pode variar ao longo do tempo.
  • Corrente contínua X corrente contínua alternada

A principal diferença entre os dois tipos de corrente está no sentido de cada uma. Ou seja, na corrente contínua, o sentido da corrente é sempre o mesmo. Por sua vez, a corrente alternada varia o sentido da corrente ao longo do tempo.

Exemplos de aparelhos que usam a corrente contínua

Há diversos aparelhos que funcionam com base na CC. Por norma, se um aparelho funciona a pilha ou baterias, ele depende da CC para ser ligado. Dessa maneira, veja três exemplos de aparelhos que funcionam a partir desse tipo de corrente:

• Celulares: Os celulares dependem de baterias para funcionar. Dessa maneira, seus circuitos são alimentados por uma fonte de CC, que são as baterias.
    • Lâmpadas: As lâmpadas funcionam a uma baixa tensão. Por isso, entende-se que elas funcionam a partir da CC.
    • Carregadores: os carregadores de celular e computador convertem a corrente alternada das tomadas em corrente contínua. Por isso, eles são fontes geradoras de CC.

Além desses aparelhos, diversos outros presentes no cotidiano contemporâneo funcionam a partir da CC. Olhando ao seu redor, você consegue pensar em algum outro?

Vídeos sobre corrente contínua

A corrente contínua é o tipo de corrente elétrica mais estudado no Ensino Médio. Isso acontece por diversos motivos. Por conta disso, é importante conhecer bem todos os tópicos dessa área da Física. Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, assista aos vídeos selecionados:

Diferença entre corrente contínua e corrente alternada

As diferenças entre os dois tipos de corrente elétrica são cruciais para sua caracterização. Porém, nem todas as pessoas compreendem quais são elas. Para conseguir diferenciar cada tipo de corrente, assista o vídeo do canal Mundo da Elétrica.

Conceitos iniciais de corrente elétrica

O professor Marcelo Boaro introduz os conceitos de corrente elétrica. Para isso, o docente define o que são condutores e isolantes. Ao longo do vídeo, Boaro define o que é corrente elétrica e suas propriedades. Ao fim do vídeo, o professor resolve um exercício de aplicação para fixar o que foi ensinado.

Como calcular corrente elétrica

Além de definir e conhecer o que é a corrente elétrica, é preciso saber como calculá-la. Para isso, Thales, do canal Chama o Físico, ensina como fazer esse cálculo. Para isso, o professor define o que é a corrente, quais são os sentidos real e convencional. Além disso, ele também diferencia graficamente as correntes alternadas e contínuas.

O estudo da corrente elétrica faz parte da área da eletricidade. Ela foi estudada a fundo por diversos pesquisadores ao longo da História da Física. Um deles foi André-Marie Ampère, considerado o Newton da Eletricidade. Além disso, há outras formas de corrente elétrica. Como a corrente alternada.

Física III: eletricidade e magnetismo (2016) – Hugh D. Young et al. [sem link]
    Física: Volume 3 (2008) – David Halliday et al.[sem link]
    Curso de Física Básica: Volume 3 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig. [sem link]

Tanaka, Hugo Shigueo. Corrente contínua. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/corrente-continua. Acesso em: 28 de June de 2024.

1. [Unicamp]

Considere um drone que utiliza uma bateria com carga total q = 900 mAh. Se o drone operar por um intervalo de tempo igual a Δt = 90 min, a corrente elétrica fornecida pela bateria nesse intervalo de tempo será igual a:

a) 10 mA
    b) 600 mA
    c) 1350 mA
    d) 81000 mA

Alternativa correta: B
    Extraindo os dados do exercício obtemos:
    Q = 900 mAh
    Δt = 90 min = 1,5h.

Substituindo na equação obtemos:
    I = 900/1,5

Logo,
    I = 600 mA.

2. [Enem]

Com o avanço das multifunções dos dispositivos eletrônicos portáteis, como os smartphones, o gerenciamento da duração da bateria desses equipamentos torna-se cada vez mais crítico. O manual de um telefone celular diz que a quantidade de carga oferecida pela sua bateria é de 1500 mAh.

A quantidade de carga fornecida por essa bateria, em coulomb, é de:
    a) 90
    b) 1500
    c) 5400