O estudo dos circuitos elétricos na física é de grande importância para o avanço tecnológico que podemos visualizar nos dias atuais. Para que possamos entender como funciona, é importante termos em mente o conceito. Um circuito elétrico é o conjunto de elementos que possuem algumas funções variadas para que se possa obter o fim desejado. Podem ser classificados como circuitos de corrente contínua, quando possuem fontes de tensão e correntes contínuas, ou seja, sem que haja variação; e circuitos de corrente alternada, que, ao contrário da primeira, sofrem alterações no decorrer do tempo. Precisamos, entretanto, para entender melhor os circuitos elétricos, conhecer alguns conceitos básicos, que serão explicados nos tópicos seguintes.
Publicidade
Elementos de um circuito elétrico
Os circuitos possuem, como mencionamos anteriormente, alguns elementos que apresentam funções diferenciadas. Entre eles, encontramos os resistores, os capacitores, os geradores e os indutores.
Os resistores têm como função, dentro desse circuito elétrico, transformar a energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, limitando a corrente elétrica no circuito. Esses podem se apresentar em combinação em série, quando a resistência equivalente referente a combinação aumentará de forma que se obtenha a resistência total desejada; e a combinação em paralelo, onde a resistência equivalente irá diminuir de forma que se obtenha a resistência total desejada. Normalmente, o símbolo usado para representar os resistores é a letra R, maiúscula ou minúscula, e é representada nos desenhos conforme a imagem abaixo.
Os capacitores, por sua vez, também conhecidos pelo nome de condensadores, apresentam como função o armazenamento das cargas elétricas, gerando energia eletrostática. É representado pela letra C, maiúscula ou minúscula, e nas ilustrações conforme demonstrado abaixo.
Os geradores são responsáveis, dentro do circuito elétrico, por realizar a transformação diversos tipos de energia em energia elétrica. Essas podem ser a térmica, mecânica, química, entre outras. Sua representação nos circuitos representados em desenho é a demonstrada abaixo.
Os indutores, por fim, possuem função de armazenar a energia elétrica na forma de campos magnéticos, sendo normalmente construído como uma bobina feita de um fio condutor que, normalmente, é de cobre. É representado pela letra L, maiúscula ou minúscula, e nos desenhos conforme a imagem abaixo.
Além destas, temos os dispositivos de manobra, responsáveis por desligar ou acionar o funcionamento do circuito elétrico, como é o caso das chaves e dos interruptores. Estes são demonstrados nos desenhos conforme imagem abaixo.
Publicidade
Por fim, os dispositivos de controle são usados para medir ou identificar a corrente elétrica ou ainda a diferença de potencial entre dois pontos. O amperímetro, por exemplo, mede a intensidade da corrente elétrica, enquanto o voltímetro mede a ddp entre dois pontos, e o galvanômetro identifica a passagem de corrente elétrica ou a existência de ddp.
Referências
Física Geral – Roque Matias, André Frattezi
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Circuito elétrico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/circuito-eletrico. Acesso em: 22 de November de 2024.
01. [FUVEST] Uma das mais importantes formas de produção de energia elétrica, em nossa vida cotidiana, é proveniente de processos de transformação que envolvem a obtenção dessa energia pelo movimento. A construção de geradores de energia elétrica baseia-se nos estudos de Faraday, que observou correntes elétricas (induzidas) em circuitos fechados, sem que pilhas ou baterias estivessem conectadas aos mesmos. As figuras representam, esquematicamente, situações fundamentais para a compreensão das condições necessárias para a obtenção de corrente elétrica induzida.
Correntes elétricas induzidas aparecem em um circuito fechado quando:
I. um ímã ou uma bobina permanecem parados próximos ao circuito.
II. um ímã ou um eletroímã movem-se na região do circuito.
III. ocorrem variações, com o tempo, do campo magnético na região do circuito.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III
02. [FUVEST] Dínamos de bicicleta, que são geradores de pequeno porte, e usinas hidrelétricas funcionam com base no processo de indução eletromagnética, descoberto por Faraday. As figuras abaixo representam esquematicamente o funcionamento desses geradores.
Nesses dois tipos de geradores, a produção de corrente elétrica ocorre devido a transformações de energia:
a) mecânica em energia elétrica
b) potencial gravitacional em energia elétrica
c) luminosa em energia elétrica
d) potencial elástica em energia elétrica
e) eólica em energia elétrica
01. [E]
02. [A]