Blaise Pascal

Blaise Pascal foi um cientista francês XVII. Seus trabalhos versavam sobre várias áreas do conhecimento, principalmente Matemática e Física.

Blaise Pascal (1623-1662) foi um cientista e teólogo francês. Seus trabalhos tratavam das ciências naturais e aplicadas. Além disso, suas contribuições foram significativas para o estudo dos fenômenos da mecânica dos fluidos. Nesse post você vai ver a biografia, as principais ideias, suas frases famosas e muito mais. Confira!

Publicidade

Biografia

Blaise Pascal no século XVII . Fonte:Wikimedia Commons

Blaise Pascal nasceu em Clermont-Ferrand, na França, no dia 19 de junho de 1623. Ele era um cientista natural e teólogo. Sua área de atuação versava sobre a Matemática, Física e Filosofia. Além disso, o francês também foi autor de livros e invenções.

Relacionadas

Princípio de Pascal
Já se perguntou o que uma prensa hidráulica e o freio a disco do carro têm em comum? Ambos funcionam tendo como base o princípio de Pascal!
Pressão atmosférica
O ar atmosférico exerce uma força sobre nós. Essa força sobre unidade de área é calculada pela pressão atmosférica, grandeza que varia conforme a altitude em relação ao nível do mar.
Teorema de Stevin
Todo corpo sofre uma pressão quando está imerso no ar, no caso pela pressão atmosférica. Assim, um líquido também pode exercer algum tipo de pressão sobre um corpo.

O pai de Pascal era professor de matemática. Por sua vez, a mãe faleceu quando Blaise tinha apenas três anos de idade. Já aos 19 anos, Pascal inventou uma máquina de calcular e desde cedo estudava Geometria Analítica e Física. Aos 17 já havia proposto o teorema de Pascal, o qual é muito importante para a Matemática.

Porém, seu principal trabalho diz respeito aos estudos da mecânica dos fluidos. Em específico, sobre o vácuo e as variações de pressão atmosférica. Isso aconteceu devido às influências dos experimentos de Evangelista Toricelli. Seus trabalhos foram fundamentais para o desenvolvimento dos barômetros, da prensa hidráulica e da transmissão de pressão.

Pascal sempre teve uma saúde debilitada. No ano de 1659 ele foi acometido de uma doença grave. Essa luta durou três anos. Então, dois meses após completar os 39 anos, em 19 de agosto de 1662, Pascal faleceu. Em sua homenagem, atualmente a unidade de medida de pressão atmosférica no Sistema Internacional de Unidades (SI), leva o nome de pascal (Pa). A qual equivale a 1 N/m².

Principais ideias

Esse cientista atuou em várias áreas. Dessa forma, suas contribuições foram feitas de várias formas. Então, veja as principais ideias desse autor.

Publicidade

  • Triângulo de Pascal: é uma descrição e apresentação tabular para os coeficientes binomiais.
  • Dinâmica dos fluidos: seus trabalhos versam sobre os princípios dos fluidos hidráulicos. Uma de suas invenções é a prensa hidráulica.
  • Vácuo: ele foi um dos principais defensores da teoria de que o vácuo podia influenciar corpos na atmosfera terrestre.
  • Probabilidade: uma teoria desenvolvida para jogos de azar e usada até hoje na economia.
  • Literatura: ele é um considerado um dos principais autores do período clássico francês. Sua sátira influenciou vários polemistas posteriores.

Apesar desse cientista ter feito várias contribuições para a Ciência desde muito jovem, é preciso considerar alguns pontos. Por exemplo, o fato da expectativa de vida da época ser bem menor que a atual. Além disso, seu contexto social e econômico também deve ser considerado.

5 frases de Blaise Pascal

Cientistas célebres acabam tendo a autoria de frases atribuídas a si. Mesmo que estas sejam de outros autores, tiradas de contexto ou tenham a tradução alterada para mudar o significado. Por isso, veja as principais frases desse autor.

  1. A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.
  2. As ações boas mais estimáveis são aquelas ocultas.
  3. Eloquência positiva é aquele que persuade com doçura, não com violência, ou seja, como um rei, não como um tirano.
  4. Uma indiferença pacífica é a mais sábia das virtudes
  5. O pensamento é a nossa dignidade. Tratemos, por conseguinte, de pensar bem, pois aí é que está o princípio da moral.

Apesar de frases famosas, é preciso considerar o contexto social e histórico do cientista. Desse modo, é muito mais interessante estudar mais sobre esses campos da vida de Pascal.

Publicidade

Vídeos sobre Blaise Pascal

É muito importante conhecer sobre a vida de cientistas. Dessa forma, é possível desconstruir o arquétipo de gênio que é criado sobre essas pessoas. Isto é, ajuda a conhecer mais sobre a vida e compreender que eles também eram seres humanos e que a Ciência pode ser feita por todas as pessoas. Desse modo, assista aos vídeos selecionados e conheça mais.

A vida de Blaise Pascal

O canal Polimatizando conta um pouco sobre a vida de Blaise Pascal. Em específico, esse vídeo apresenta as contribuições do francês para a Matemática. As quais foram fundamentais para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral, posteriormente.

Experimentos sobre pressão

Uma das áreas de estudo de Pascal foi a pressão atmosférica. Suas contribuições para esse campo da Ciência foram tantas que a unidade de medida de pressão leva seu nome. Dessa maneira, aprenda cinco experimentos sobre pressão atmosférica com Mari Fulfaro, do Manual do Mundo.

Densidade e Pressão

O professor Marcelo Boaro explica os conceitos de densidade e pressão. Esses conceitos são fundamentais para o estudo da dinâmica dos fluidos. Além disso, seu desenvolvimento teve contribuição de Pascal. Ademais, ao fim do vídeo, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Pascal foi uma figura importante da História da Ciência. Além disso, o autor aperfeiçoou vários dispositivos já inventados até então. Um deles foi feito a partir dos experimentos de Evangelista Torricelli sobre o vácuo. Dessa forma, Pascal foi capaz de estudar e aperfeiçoar o barômetro.

Referências

Blaise Pascal (2022) – institutopascal.org. Acesso em 20 jan. 2022.
Do espírito geométrico (2006) – Blaise Pascal.
Pensees (2011) – Blaise Pascal

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Blaise Pascal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/blaise-pascal. Acesso em: 08 de September de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [Uece]

Considere uma situação em que uma pessoa segura um prego metálico com os dedos, de modo que a ponta desse prego fique pressionada pelo polegar e a cabeça, pelo indicador. Assumindo que a haste do prego esteja em uma direção normal às superfícies de contato entre os dedos e o prego, é correto afirmar que:

a) a força que atua na ponta do prego é maior que a atuante na cabeça.
b) a pressão do metal sobre o indicador é maior que sobre o polegar.
c) a pressão do metal sobre o indicador é menor que sobre o polegar.
d) a força que atua na ponta do prego é menor que a atuante na cabeça

Alternativa correta: C

Como a definição de pressão é a razão entre força aplicada e área, quanto menor a área de contato, maior a pressão exercida. Logo, o indicador sofrerá uma pressão menor que o polegar.

2.

Sobre a pressão atmosférica atuando sobre um corpo em diferentes altitudes em relação ao nível do mar, assinale a alternativa correta.

a) a pressão será maior quando o corpo estiver acima do nível do mar.
b) a pressão será menor quando o corpo estiver abaixo do nível do mar.
c) a maior pressão atmosférica possível é 1 atm.
d) quanto maior for a altitude do corpo, menor será a pressão atmosférica agindo sobre ele.

Alternativa correta: D

Da definição de pressão atmosférica, conclui-se que, quanto maior for a altitude de um corpo, menor será a pressão que atua sobre ele.

Compartilhe

TOPO