Astrofísica é um ramo da Física que se preocupa em estudar os corpos que compõem o universo. Além disso, as principais maneiras de realizar pesquisas nessas áreas são com aparelhos de exploração espacial, como telescópios e radiotelescópios. Assim, veja o que é e quais são os principais ramos dessa área. Confira.
Publicidade
O que é astrofísica
Astrofísica é uma área da Física que busca estudar as propriedades físicas e químicas dos corpos celestes. Além disso, essa área também estuda as interações e os fenômenos que acontecem nesses astros. Para isso, os pesquisadores desse campo fazem uso de diversos conceitos da física moderna e da física clássica.
Relacionadas
Essa área de estudo é importante porque com ela é possível conhecer mais do universo. Dessa maneira, é possível compreender que há outros planetas parecidos com a Terra, por exemplo. Para as pesquisas, os cientistas usam diversos aparatos específicos. Ou seja, os astrofísicos usam muitos telescópios, radiotelescópios, telescópios espaciais e outros aparelhos similares.
A astrofísica avançou muito devido ao avanço da tecnologia. Por exemplo, a partir do século XVIII, quando parte dos instrumentos astronômicos já haviam sido bem desenvolvidos, houve grande avanço nessa área. Isto é, dessa época em diante foi possível a descoberta de novos corpos celestes que orbitam o Sol.
Astronomia, astrofísica e cosmologia
Ao contrário do que muita gente pensa, as três áreas não são sinônimos. Apesar de estarem relacionadas, os objetos de estudo de cada uma delas é distinto. Por exemplo, a astronomia, encarrega-se de estudar os funcionamentos dos corpos celestes.
Por sua vez, a astrofísica estuda os fenômenos e as propriedades físicas que estão presentes nos corpos celestes do universo. Já a cosmologia, estuda o universo como um todo. Por exemplo, a origem, a estrutura e o futuro do universo.
Publicidade
Ramos da astrofísica
Assim como toda área científica, também existem ramos dentro da própria astrofísica. Cada uma dessas linhas de pesquisa usa aparelhos e métodos de investigação específicos. Por isso, veja as principais delas:
- Altas energias: investiga a emissão de raios-X e raios gama feita pelos corpos celestes
- Luz visível e infravermelho: estuda as radiações eletromagnéticas na região visível e infravermelho, as quais são emitidas pelos corpos existentes no universo.
- Radiofísica: encarrega-se de fazer investigações a partir das ondas de rádio emitidas pelos astros.
- Física do meio interplanetário: pesquisa os efeitos da atividade solar entre o próprio Sol até a órbita de Júpiter.
Alguns avanços científicos recentes são frutos de pesquisas de astrofísicos. Por exemplo, a recente detecção de ondas gravitacionais ou a detecção de água no planeta Marte.
Vídeos sobre astrofísica
Saber mais sobre a astrofísica é importante para ficar em órbita. Além disso, essa área da Física está em constante avanço. Afinal, com ela é possível desvendar os segredos antigos do nosso universo.
Publicidade
A astrofísica desvendando o universo
Já parou para pensar como é possível observar o universo? Para corpos celestes próximos à Terra, basta usar um telescópio comum. Já para corpos muito distantes é preciso usar vários tipos de métodos de detecção para ter um panorama completo do que está sendo estudado. Para entender melhor como isso funciona, veja o vídeo de Kaori Nakashima do canal Ciência em Si.
O que são ondas gravitacionais
A detecção das ondas gravitacionais é fruto das pesquisas feitas por diversos astrofísicos ao redor do mundo. Contudo, esse conceito e esse fenômeno podem ser estranhos e difíceis de entender. Para saber mais sobre um dos maiores avanços científicos dos últimos tempos, assista ao vídeo do canal Ciência em Si.
Existe vida em Vênus
A astrofísica contribuiu para a detecção de algumas partículas de vida na atmosfera de um planeta vizinho à Terra: Vênus. Esse composto químico é a fosfina. Dessa forma, essa descoberta levantou uma questão sobre o universo: há vida fora da Terra? Veja a explicação de Pedro Loos sobre essa descoberta.
Conhecer o universo e suas propriedades físicas e químicas é muito importante. Afinal, ao conhecer a vizinhança da Terra e outras galáxias, é possível saber mais sobre o nosso próprio planeta. Assim, uma maneira de conhecer mais sobre a origem do nosso sistema solar, é estudar os planetas anões.
Referências
Física IV: Óptica e física moderna (2016) – YOUNG, H. D. et al.
Física: Volume 4 (2008) – HALLIDAY, D. et al.
Curso de Física Básica: Volume 4 (2014) – NUSSENZVEIG, H. D.
Por Hugo Shigueo Tanaka
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
Tanaka, Hugo Shigueo. Astrofísica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/astrofisica. Acesso em: 23 de November de 2024.
1.
Assinale a alternativa que preencha as lacunas de maneira correta.
A ____ é a área da Ciência que estuda os fenômenos físicos e químicos dos astros. Já a ____ estuda a estrutura e a origem do universo como um todo.
A ordem correta dos termos é:
a) astronomia; astrofísica.
b) astrofísica; astronomia.
c) astrofísica; cosmologia.
d) cosmologia; astrofísica.
e) cosmologia; astronomia.
Alternativa correta: C
A área científica que busca entender a composição e fenômenos físicos e químicos presentes nos corpos celestes é a Astrofísica. Já a origem, evolução e estrutura do universo é estudada pela Cosmologia.
2.
Os estudos astrofísicos são importantes para conhecer mais sobre o universo e sobre as estruturas dos planetas. Uma maneira de fazer tais pesquisas é usar telescópios que captam a luz infravermelha.
Essa faixa de frequência está presente no espectro eletromagnético. Sobre sua energia é correto afirmar que:
a) A energia da radiação infravermelha é maior que a da luz visível.
b) A energia da radiação infravermelha é menor que a da radiação ultravioleta.
c) A radiação infravermelha pode ser considerada de alta energia.
d) A luz infravermelha não possui energia detectável.
Alternativa correta: B
A radiação infravermelha possui energia mais baixa que a radiação visível. A qual, por sua vez, tem menos energia que a luz ultravioleta. Logo, a radiação ultravioleta é mais energética que a infravermelha.