Ano-luz, oriundo do inglês, tal como light-year, é definida como uma unidade de medida de proporções astronômicas. Utilizada na Astronomia, ela faz referência à distância que um fóton (partícula de luz) leva para percorrer durante um ano.
Publicidade
Não existe velocidade maior encontrada no Universo do que a luz. A capacidade de deslocamento do fóton é estimada em 300 mil quilômetros por segundo.
Dessa forma, tem-se que cada ano-luz é correspondente a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros, ou 9.500.000.000.000 ou ainda 9,5 . 1012, em notação científica.
Por que ano-luz é unidade astronômica para distância?
Um fóton, por exemplo, leva, em média, 1 segundo para percorrer a distância que separa a Terra e a Lua. Mesmo que a Lua seja o corpo celeste mais próximo à Terra, ela ainda se encontra a 384 mil quilômetros de distância.
Essa é a diferença de ano-luz ser unidade de distância. A unidade de tempo, neste caso, é o segundo, o minuto ou a hora.
Assim, para evitar os números absurdos das distâncias entre os astros do Universo, adotou-se o ano-luz como medida de distância. Isso evita, para os astrônomos, a necessidade de escrever números imensos para representar a distância da Terra com outro planeta, por exemplo.
Por isso, não confunda: o ano-luz é unidade de distância, ano-luz não é unidade de tempo.
Publicidade
Como calcular o ano-luz?
A fim de saber quanto equivale um ano-luz, é necessário apenas a multiplicação da velocidade da luz pelo número de segundos existentes em um ano. O ano terrestre possui 31 536 000 (trinta e um milhões e quinhentos e trinta e seis mil) segundos.
Esse número, como já revelado, multiplicado pela velocidade da luz (300 000 km/s) terá como resultado 9,5 . 1012, aproximadamente. O número, em realidade, é 9.460.800.000.000 km (ou nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões de quilômetros).
Então, quando dizemos que um planeta/satélite/estrela está a 1 ano-luz de distância da Terra, dizemos que este astro está a 9,5 trilhões de quilômetros de nós. Para termos ideia dessa dimensão, a estrela mais próxima do sistema solar, a Alpha Centauri, se encontra a 4,37 anos-luz da Terra.
Publicidade
Referências
Física Básica – Volume Único, por Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo de Toledo Soares e Ronaldo Fogo
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Ano-luz. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/ano-luz. Acesso em: 23 de November de 2024.
01. [ENEM]
Seu olhar
Na eternidade
Eu quisera ter
Tantos anos-luz
Quantos fosse precisar
Pra cruzar o túnel
Do tempo do seu olhar
(Gilberto Gil, 1984)
Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. O sentido prático em geral não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano-luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a:
a) tempo
b) aceleração
c) distância
d) velocidade
e) luminosidade
02. [PUC]
Andrômeda é uma galáxia distante 2,3. 106 anos-luz da Via-Láctea, a nossa galáxia. A luz proveniente de Andrômeda, viajando a velocidade de 3,0.105 Km/s, percorre a distância aproximada até a Terra, em Km, igual a:
a) 4.1015
b) 6.1017
c) 2.1019
d) 7.1021
e) 9.1023
01. [C]
02. [C]