Esta matéria apresenta características dos esportes de campo e taco, uma categoria de classificação dos esportes. Além disso, comenta sobre aspectos que a constituem e exemplifica as modalidades que a compõem. Confira a seguir!
Publicidade
O que são esportes de campo e taco?
Esportes de campo e taco são modalidades cujo objetivo é rebater a bola o mais longe possível. Com isso, busca-se ganhar tempo para percorrer as bases o maior número de vezes possível e/ou percorrer a maior distância entre elas. Assim, esses esportes têm como uma das principais características o ataque e a defesa simultânea entre as equipes. Portanto, cada uma possui sua vez de atacar e defender.
Relacionadas
Outra característica dessa categoria de esportes é que nela, diferentemente de outras categorias, é sempre a equipe defensiva quem inicia com a posse da bola. Assim, com o início do jogo, os defensores tentam transportar a bola o mais rápido possível para setores do campo que impeçam os oponentes de pontuarem e/ou que leve à eliminação dos corredores da equipe.
Exemplos de modalidades
A seguir, são apresentadas, de modo breve, modalidades que compõem a categoria de esportes de campo e taco. Acompanhe:
Beisebol
O beisebol é disputado por duas equipes de nove jogadores em um campo com formato de diamante e é organizado em nove entradas. Em cada entrada, ambas as equipes atacam e defendem de modo alternado. Assim, a dinâmica do jogo ocorre em ações de lançamento e rebatidas, com o intuito de que o batedor-corredor percorra a distância entre as quatro bases do jogo, pontuando por corrida completada.
Softbol
O softbol é composto por duas equipes de nove ou dez jogadoras, sendo um esporte tradicionalmente praticado por mulheres em seu formato oficial. Essa modalidade apresenta configuração similar à do beisebol, também tendo como objetivo completar o maior número de corridas. Entretanto, há singularidades. Por exemplo: o jogo possui sete entradas e o lançamento da bola (que é maior que a de beisebol) é realizado por baixo.
Publicidade
Críquete
O críquete é um esporte disputado entre duas equipes de onze jogadores cada. Ele é jogado em um campo com um corredor oval no centro e que possui, em suas extremidades, duas casinhas de madeira. Assim, os batedores buscam impedir que os arremessadores acertem e derrubem as casinhas. Com isso, tentam marcar o maior número de corridas possível enquanto a equipe atacante busca recuperar a bola rebatida.
Essas são algumas das principais modalidades que compõem a categoria de esportes de campo e taco. Aprofunde seus conhecimentos sobre elas com os vídeos apresentados na sequência.
Saiba mais sobre os esportes de campo e taco
A seguir, você encontra vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria. Assim, você poderá explorar as informações destacadas e visualizar aspectos das modalidades de esportes de campo e taco. Acompanhe:
Publicidade
Características dos esportes de campo e taco
Neste vídeo, são apresentadas características dos esportes de campo e taco, além de gravações de trechos de partidas das modalidades que constituem essa categoria. Confira e conheça mais a respeito!
O que é críquete?
Esse vídeo comenta brevemente a respeito da origem do críquete, um dos exemplos de modalidades de campo e taco apresentados nesta matéria. Assista para conferir!
Como jogar críquete?
Nesse vídeo, você confere as regras básicas do críquete, possibilitando a compreensão da modalidade em relação à sua organização e dinâmica. Confira e saiba como jogar o esporte.
Esta matéria abordou aspectos característicos dos esportes de campo e taco, comentando sobre elementos que constituem a categoria e exemplos de modalidades que a compõem. Continue estudando sobre o universo dos esportes aprendendo também sobre o squash, uma modalidade da categoria de esportes de rede e parede.
Referências
Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012) – Fernando Jaime González
Por João Paulo Marques
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).
Marques, João Paulo. Esportes de campo e taco. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-de-campo-e-taco. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. [PFCE-2016]
Os esportes são atividades muito praticadas atualmente. Existe uma diversidade de esportes que podem ser classificados baseados em critérios, tais como: cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação (GONZALÉZ, 2004). Sobre a classificação dos esportes, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e, em seguida, escolha o item que contém a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O sistema de classificação baseado na relação de cooperação e de oposição apresenta quatro categorias: esportes individuais em que não há interação com o oponente, esportes coletivos em que não há interação com o oponente, esportes individuais em que há interação com o oponente e esportes coletivos em que há interação com o oponente.
( ) Na classificação dos esportes sem interação com o adversário, o critério baseia-se no tipo de desempenho motor utilizado para a definição do vencedor/perdedor nas diversas modalidades.
( ) Na classificação dos esportes com interação com o adversário, o critério refere-se ao objetivo tático da ação, ou seja, há a exigência imposta aos integrantes para que se atinja o propósito durante o desenvolvimento da prática esportiva.
( ) Os esportes sem interação com o adversário, tendo como critério a comparação de desempenho, são classificados em: esportes de marca; esportes estéticos; esportes de precisão. Já os esportes com interação com o adversário, cujo critério se refere aos princípios táticos do jogo, são classificados em: esportes de combate ou luta; esportes de campo e taco; esportes de rede/quadra dividida ou muro; esportes de invasão.
A) V, V, V, V.
B) V, V, F, V.
C) V, V, V, F.
D) V, F, V, V.
A resposta correta é a alternativa A) V, V, V, V.
Todas as afirmações estão corretas e apresentam critérios referentes às diferentes possibilidades de categorização dos esportes.
2. [CONSULPLAN-2010]
“A informação necessária para o desenvolvimento de uma habilidade motora é sentida pelos receptores visuais, auditivos e proprioceptivos”. Marque a alternativa referente à informação tátil ou cutânea:
A. Jogadores qualificados de fundo de campo de beisebol indicam que o “salto” é sentido por eles a partir do som ouvido do taco batendo na bola.
B. O golfista determina a qualidade do seu “suingue” pela sensação do movimento.
C. É usada quando um arremessador de beisebol agarra a bola e se prepara para o arremesso.
D. Treinadores de luta livre fazem com que seus lutadores treinem de olhos fechados para forçá-los a confiar nas informações proprioceptivas.
E. Jogadores cegos quando jogam futebol de cinco.
A resposta correta é a alternativa C.
A informação tátil ou cutânea é necessária para a habilidade motora do arremesso de beisebol, auxiliando no agarre da bola e na organização estrutural do corpo no momento do arremesso, estando associada à propriocepção do arremessador.