Esta matéria apresenta aspectos relacionados à história e às modalidades de curling, um esporte olímpico de inverno. Apresenta também suas regras básicas, comentando a respeito da organização das partidas e do sistema de pontuação da modalidade. Acompanhe.
Publicidade
História do curling
Embora seja considerado um jogo antigo e obscuro, assume-se que o curling é praticado desde o século XVI, na Escócia, e que teve como marco para sua esportivização a fundação do clube Kilsyth Curling Club, em 1716. Com isso, suas primeiras regras foram criadas ao longo do século XIX. Assim, o esporte passou a compor os Jogos Olímpicos de Inverno a partir da edição de Nagano 1998.
Relacionadas
O curling no Brasil
O envolvimento do Brasil com o curling começou por iniciativa de um grupo de brasileiros residentes e praticantes da modalidade em Quebec, no Canadá. Desse modo, em 2009, o grupo contatou a CBDG para formar o primeiro time nacional. Desde então, a equipe participou de competições e torneios que contribuíram para a difusão da prática esportiva da modalidade entre os brasileiros.
Curling paralímpico
O curling em cadeira de rodas é disputado entre equipes mistas de atletas com dificuldades locomotoras desde a primeira competição, na Suécia, em 2000. Também nesse evento foram discutidas as regras da modalidade, mantendo-as o mais próximo possível da modalidade convencional. Assim, nos dois anos seguintes, foram realizados o primeiro Torneio Internacional Oficial e o Campeonato Mundial, respectivamente, culminando na inserção da modalidade nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em 2006.
Regras do esporte
De acordo com a World Curling Federation–WCF, as regras básicas atuais da modalidade podem ser descritas da seguinte maneira:
Regras de organização da modalidade
- Cada equipe possui um lançador (responsável pelo lançamento da pedra) e os varredores (responsáveis pela trajetória da pedra);
- Medindo 45 m x 5 m, a pista de gelo constitui um espaço retangular que possui um alvo de quatro anéis em uma extremidade;
- Uma partida é composta por 10 rodadas (ends). Em cada rodada, a equipe pode realizar dois lançamentos por integrante.
- Em cada lançamento, os varredores limpam o caminho da pedra na pista e a direcionam até o alvo;
- A modalidade objetiva lançar pedras de granito o mais próximo possível do alvo fixado na pista;
- O lançamento da pedra pode acontecer de três formas específicas: Draw (simplesmente direcionando-a ao alvo), Takeout (para retirar a pedra da equipe oponente do perto do alvo) e Guard (para proteger uma outra pedra, atuando como uma barreira).
Regras de pontuação da modalidade
- A pontuação varia conforme a posição da pedra no alvo, sendo feita a atribuição dos pontos por equipe, uma vez que cada equipe recebe uma cor de identificação correspondente às cores das pedras;
- A pontuação é atribuída às equipes ao final de cada rodada. Assim, os pontos são atribuídos correspondem à posição das pedras lançadas em relação aos anéis do alvo. Desse modo, a pedra mais próxima do centro do alvo corresponde à equipe que recebe o ponto;;
- Caso haja mais de uma pedra no espaço do alvo, a pontuação passa a ser somatória. Assim, se duas pedras de uma mesma equipe estiverem mais próximas ao centro do alvo, por exemplo, somam-se duas pontuações,
- Contudo, se essas duas pedras exemplificadas estiverem com uma pedra da equipe oponente entre elas, contabiliza-se apenas um ponto para a equipe cuja pedra está mais próxima do centro do alvo;
- Se não houver discos no espaço do alvo ao final da rodada, nenhuma equipe recebe pontuação;
- Ao final da partida, a soma das pontuações atribuídas às equipes em cada rodada determina os campeões;
Essas são as regras básicas para a prática esportiva da modalidade. Você pode conferir uma explicação complementar no vídeo apresentado na sequência, ou conferir o código completo com as regras oficiais no site da WCF.
Publicidade
Saiba mais sobre o curling
A seguir, você confere vídeos complementares ao conteúdo desta matéria. Confira para aprender mais e exercitar o conteúdo abordado acerca do esporte.
História e regras do curling
Nessa explicação, você confere elementos da história, dos instrumentos e das regras do curling. Além disso, o vídeo apresenta uma curiosidade a respeito da tradição do esporte. Assista para conferir.
Publicidade
Como é jogado?
Esse vídeo ilustra a dinâmica do jogo, comentando brevemente sobre a disputa e também sobre a pontuação. Confira!
Modalidade paralíbmpica
Esse vídeo apresenta momentos e movimentações do curling em cadeira de rodas, possibilitando a compreensão quanto à dinâmica dessa modalidade. Assista para conferir.
Esta matéria abordou aspectos relacionados à história e às modalidades de curling. Apresentou também suas regras básicas, comentando acerca da organização das partidas e do sistema de pontuação. Por fim, continue estudando sobre o universo esportivo conferindo a matéria sobre Hipismo.
Referências
Confederação Brasileira de Desportos no Gelo [on-line] – Disponível em: http://www.cbdg.org.br/cbdg/. Acesso em: 09 dez. 2020.
Por João Paulo Marques
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).
Marques, João Paulo. Curling. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/curling. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. [ENEM-2019]
O curling é um dos esportes de inverno mais antigos e tradicionais. No jogo, dois times com quatro pessoas têm de deslizar pedras de granito sobre uma área marcada de gelo e tentar colocá-las o mais próximo possível do centro. A pista de curling é feita para ser o mais nivelada possível, para não interferir no decorrer do jogo. Após o lançamento, membros da equipe varrem (com vassouras especiais) o gelo imediatamente à frente da pedra, porém sem tocá-la. Isso é fundamental para o decorrer da partida, pois influi diretamente na distância percorrida e na direção do movimento da pedra. Em um lançamento retilíneo, sem a interferência dos varredores, verifica-se que o módulo da desaceleração da pedra é superior se comparado à desaceleração da mesma pedra lançada com a ação dos varredores.
A menor desaceleração da pedra de granito ocorre porque a ação dos varredores diminui o módulo da
A) força motriz sobre a pedra.
B) força de atrito cinético sobre a pedra.
C) força peso paralela ao movimento da pedra.
D) força de arrasto do ar que atua sobre a pedra.
E)força de reação normal que a superfície exerce sobre a pedra.
A resposta correta é a alternativa B.
A varredura da pista de gelo forma uma película de água líquida entre a pedra e a pista, devido à intensidade da fricção, diminuindo a força de interação entre a pedra e o solo. Essa força de interação é a força de atrito cinético.
2. [UFPR-2019]
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao propor a estruturação da unidade temática Esportes em categorias a partir
de sua lógica interna, apresenta a seguinte definição de esporte de invasão ou territorial: “Conjunto de modalidades que
se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou
setor da quadra/campo defendida pelos adversários […], protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do
campo”. Os exemplos abaixo representam esportes de invasão ou territorial, EXCETO:
A) Basquetebol.
B) Curling.
C) Hóquei sobre grama.
D) Frisbee.
E) Handebol.
A resporta correta é a alternativa B.
O curling é categorizado como um esporte de precisão, logo, não se caracteriza como um esporte de invasão, visto que o objetivo está relacionado a um alvo.