Bocha

Bocha é um esporte de precisão em que os jogadores lançam bolas coloridas o mais próximo possível de uma bola branca.

Conheça as características do bocha convencional e também da modalidade paralímpica, como esse esporte é jogado, quais suas principais regras e equipamentos. Além disso, veja também algumas curiosidades e vídeos complementares, contribuindo para sua compreensão a respeito da modalidade.

Publicidade

O que é bocha?

O bocha é um esporte de precisão disputado em quadras de superfície lisa a partir do lançamento de bolas (bochas) de madeira ou resina sintética em um alvo: uma bola menor chamada de bolim. Há indícios de que essa modalidade tenha sido praticada originalmente como passatempo na Grécia e no Egito Antigo, vindo a se tornar um esporte na Itália, durante o período imperial.

Relacionadas

Atletismo
O atletismo é uma modalidade olímpica composta por mais de 20 provas, organizadas em torno dos fundamentos: correr, saltar e lançar.
Basquetebol
O basquetebol é um dos esportes mais conhecidos atualmente. Sua história remete a um período conturbado nos Estados Unidos e seu modo de jogar mudou bastante desde então.
Badminton
O Badminton é considerado o segundo esporte mais praticado no mundo. É um esporte de raquete de origem inglesa, disputado individualmente ou em duplas.

A prática italiana, chamada de “bocce”, consistia em um jogo similar ao boliche, porém, praticado em campo gramado. Esse jogo foi profissionalizado por festivais organizados por nobres e governantes. Com isso, difundiu-se amplamente pelos países europeus, popularizando-se no início do século XVI, sobretudo em Portugal, Inglaterra, França e Espanha.

A migração do bocha para o Brasil se deu com os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no início do século XX. Desse modo, a prática passou a se perfilar em praças, clubes, centros comunitários, empresas, paróquias e outros locais. Logo, em 1943 a modalidade foi reconhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Desporto (CBD).

Como se joga?

O bocha pode ser praticada por qualquer pessoa, sem restrições de idade, gênero e/ou limitações físicas. Assim, cada jogador recebe quatro bolas para lançar durante a partida, objetivando marcar pontos ao posiciona-las o mais próximo possível do bolim (bola menor lançada inicialmente como alvo). Vale ressaltar que as bochas são os únicos equipamentos utilizados nessa modalidade, além do espaço adequado para jogá-las. Dito isso, veja as regras básicas da modalidade:

Regras

  • O jogo de bocha deve ocorrer em espaço de madeira ou piso sintético de superfície inteiramente lisa. Além disso, o espaço oficial para as disputas deve medir 26,50 m de comprimento por 4 m de largura.
  • O início do jogo ocorre com o lançamento do bolim. Assim, o local em que ele estiver passa a ser o alvo para aproximação das bochas.
  • Ao ser lançado, o bolim deve permanecer no espaço designado entre duas linhas na extremidade da quadra oposto àquela em que se encontram os jogadores.
  • As equipes devem sortear entre si quem inicia lançando o bolim. Logo, a equipe a lançar a primeira bocha é a que não lançar o bolim.
  • As bochas devem ser lançadas partindo do ar e não do solo.
  • Além de buscar acertar o alvo, os jogadores podem tentar se eliminar usando suas bochas para distanciar as bochas adversárias do bolim, liberando o caminho para futuras jogadas.
  • Vence a disputa a equipe que tiver a bocha mais próxima do bolim ao final do lançamento das bochas.

Bocha paralímpica

O jogo de bocha adaptada começou a ser praticado na década de 1970, tendo como antecessor nas Paraolimpíadas o lawns bowls, uma prática similar porém disputada em gramado. A modalidade estreou nos Jogos Paralímpicos de Stoke Mandeville 1984 nas categorias feminino e masculino. Posteriormente, em Atlanta 1996, passou a ser disputado na categoria duplas.

Publicidade

Os atletas paralímpicos disputam essa modalidade em cadeiras de rodas e têm como objetivo lançar as bochas coloridas o mais próximo possível da bola branca, chamada de jack ou bolim. Nessa modalidade é permitido o uso das mãos, dos pés, de equipamentos auxiliares e também de ajudantes, no caso daqueles atletas com maior acometimento dos membros e, portanto, com mais limitações de mobilidade.

Para compreender melhor essa modalidade veja a seguir as principais regras da adaptação para a prática por pessoas com deficiência.

Regras

  • Disputam nessa modalidade atletas masculinos e femininos com grau elevado de paralisia cerebral e com deficiências severas. Assim, são divididas quatro classes de funcionalidade, de acordo com o grau de deficiência e com a necessidade de auxílio.
  • Atletas com grau elevado de comprometimento da funcionalidade podem utilizar canaletas para impulsionar a bola. Além disso, também podem utilizar uma faixa ou um capacete com uma agulha na ponta para empurrar a bola.
  • Todos os atletas devem obrigatoriamente se locomover por meio de cadeira de rodas.
  • As provas podem ser disputadas individualmente, em duplas ou ainda em trios.
  • As medidas oficiais do espaço de jogo são de 12,5 m de comprimento por 6 m de largura. Além disso, a quadra deve ser de piso sintético ou de madeira e com superfície totalmente lisa.
  • Nas provas individuais as partidas ocorrem em quatro tempos (chamados ends), havendo o lançamento de seis bolas em cada um.
  • Quando as disputas são em duplas também são realizadas em quatro ends. No entanto, as seis bolas são distribuídas entre a dupla, sendo três bolas por jogador.
  • As provas disputadas em trios ocorrem em três ends. Assim, em cada end o jogador tem direito a lançar duas bolas.
  • Ao final dos lançamentos um membro da equipe de arbitragem realiza a medição das distâncias das bolas coloridas em relação à bola branca para definir a pontuação obtida por cada atleta.

Equipamentos

  • Bolas ou bochas: são utilizadas 13 bolas feitas com fibra sintética e superfície de couro nas cores vermelho (6), azul (6) e branco (1), confeccionadas em tamanho menor do que as bochas convencionais e pesando 280 gramas.
  • Trena: equipamento de medida utilizado para verificar a distância entre as bolas coloridas lançadas pelos atletas e a bola branca.
  • Caixa de bola morta: recipiente em que são colocadas as bolas lançadas para fora da área de jogo durante a partida.
  • Sinalizador do árbitro: material quadrado com bordas arredondados, geralmente feito de madeira, com as cores das bolas (azul e vermelho), usado para sinalizar o jogador a realizar a jogada.
  • Calha ou rampa: instrumento de acrílico e alumínio fabricado com um tripé de sustentação pelo qual o atleta orienta o lançamento da bola quando se encontra impossibilitado de usar os braços.
  • Ponteira ou antena: faixa ou capacete utilizado pelo atleta em sua cabeça e que contem um prolongamento (antena) com o qual ele impulsiona a bola pela calha.

Essas são as principais características, bem como as regras e os equipamentos envolvidos na prática do bocha paralímpico. Saiba mais sobre esses aspectos conferindo o vídeo disponibilizado ao final da matéria.

Publicidade

Curiosidades

A seguir são destacadas algumas curiosidades sobre o bocha, para que você a conheça um pouco melhor. Confira!

  • Na modalidade paralímpica, atletas com grau elevado de comprometimento da funcionalidade usam canaletas para direcionar as bochas. Nesse caso, são auxiliados pelos “calheiros”, que posicionam a canaleta conforme suas orientações. Em geral, os calheiros compõem a equipe esportiva, mas também podem ser familiares (pai ou mãe) do atleta.
  • Embora tenha sido reconhecida como esporte no Brasil em 1943, o bocha se filiou à Confederação Sul-Americana apenas em 1950.
  • A evolução técnica e a popularização da modalidade a tornou atrativa no Brasil, aumentando o número de praticantes e equipes de competidores. Contudo, a primeira equipe feminina de bocha no Brasil surgiu somente em 1966.
  • A consolidação do bocha paralímpico como modalidade esportiva se expressa pelo fato de ela estar no topo da lista de modalidades disputadas nos Jogos Paralímpicos, sendo considerada a modalidade mais aclamada.
  • A primeira medalha em jogos das Paraolimpíadas foi conquistada por Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” na modalidade lawn bowls, antecessora do bocha adaptado, na edição dos jogos de Toronto 1976.

Essas são algumas curiosidades a respeito do bocha que fazem parte de sua história e demarcam suas características. Para saber mais sobre essa modalidade confira os vídeos a seguir.

Saiba mais sobre o bocha

Confira a seguir alguns vídeos complementares para contribuir para seu aprendizado a respeito do bocha.

História da modalidade

Esse vídeo apresenta aspectos a respeito da história do bocha, comentando acerca de sua chegada ao Brasil. Além disso, comenta acerca do respeito e da democracia entre os praticantes da modalidade. Confira e entenda melhor.

Regras do jogo

Esse vídeo simula uma disputa de bocha para explicar as regras do jogo. Confira e entenda como é jogado e suas regras fundamentais.

Bocha adaptada

Veja nesse vídeo um pouco sobre como é praticado o jogo de bocha adaptado e também suas regras de pontuação e classificação para entender um pouco melhor essa modalidade.

Esta matéria apresentou características do bocha, um esporte de precisão jogado com bolas em quadra lisa. Desse modo, comentou a respeito da prática convencional e também da modalidade paralímpica, explicando como é jogada e quais as principais regras de cada uma. Portanto, continue estudando sobre os esportes de precisão conferindo a matéria sobre Curling.

Referências

A história do bocha paralímpico no Brasil e sua evolução como esporte de alto rendimento (2013) – Dulce Mari Herbst, Luis Paulo Mascarenhas e Edson César Slonski.

Bocha paralímpica: história, regras, inserção no Brasil e seus benefícios (2014) – Luiz Fernando Divino.

Bocha paralímpica: manual de orientação para professores de educação física (2006) – Márcia Campeão e Ronaldo Gonçalves de Oliveira.

União Metropolitana Paradesportiva de Maringá [On-line] – Disponível em: http://umpm.org.br/. Acesso em 19 jan. 2021.

Rede Nacional do Esporte [On-line] – Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br. Acesso em 19 jan. 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Bocha. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/bocha. Acesso em: 22 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [QCP-2017]

A bocha paralímpica é disputada por pessoas com qual tipo de deficiência?

A) Auditiva
B) Visual
C) Tetraplegia e paralisia cerebral
D) Auditiva e Visual
E) Amputados

A resposta correta é a alternativa C.

A modalidade é disputada por atletas com deficiências severas, sobretudo tetraplegia e paralisia cerebral.

2. [QCP-2017]

Na bocha paralímpica como pode ser lançada a bola por um atleta?

A) Com a mão.
B) Pé.
C) Instrumentos de Auxílio.
D) Cabeça.
E) Todas as alternativas anteriores.

A resposta correta é a alternativa E.

Na bocha paralímpica a bocha pode ser lançada com as mãos, os pés, a cabeça e também com instrumentos de auxílio, a exemplo da calha citada na matéria.

3. [IMA-2015]

São espécies de jogos populares:

I. Bocha.
II. Malha.
III. Taco.
IV. Boliche.

É correto o que se afirma em:

A) II
B) I, II, III e IV
C) I e IV
D) II e III

A resposta correta é a alternativa B.

Assim como os demais esportes (malha, taco e boliche), a bocha é uma prática corporal bastante popular em diversos países, sobretudo no Brasil.

Compartilhe

TOPO