Os esportes que constituem o atletismo reúnem três dos movimentos humanos fundamentais: correr, saltar e lançar. Por essa razão, o atletismo é considerado esporte base e principal modalidade olímpica. A pista oficial contempla as particularidades de cada modalidade, apesar de algumas provas serem realizadas em outros espaços. Confira abaixo sua história, além de regras das modalidades que o compõem.
Publicidade
História do atletismo
O surgimento do atletismo data da realização da primeira Olimpíada da história em 776 a.C., na cidade de Olímpia, pertencente à Grécia Antiga. Entretanto, registros a respeito de sua criação apontam para a prática dessa modalidade no Egito e na China, cerca de 5 mil anos antes.
Relacionadas
A perpetuação histórica do atletismo gerou alterações em suas práticas, fazendo com que, na Inglaterra do século XIX, adquirisse seu formato moderno. Esse formato reorganiza seus três fundamentos (correr, saltar e lançar) nas seguintes categorias oficiais:
- Corridas (rasas, com barreiras e com obstáculos)
- Saltos
- Arremessos e lançamentos
- Combinada
- Revezamentos
- Marcha atlética
As regras das provas que compõem essas categorias são regulamentadas pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (do Inglês International Association of Athletics Federations–IAAF), fundada na Suécia em 1912. As provas oficiais são compostas por 21 modalidades, diferenciadas entre si por aspectos como o tamanho dos percursos e os equipamentos utilizados. Além disso, algumas regras básicas diferenciam e caracterizam cada modalidade.
Modalidades do atletismo
5 mil e 10 mil metros rasos
As provas de 5.000 m e 10.000 m – referidas como corridas de fundo – exigem boa resistência física dos corredores, chamados de fundistas. Por serem as provas mais longas, o elemento priorizado nessa modalidade é a constância no ritmo da corrida. A corrida é realizada na pista oficial do estádio olímpico, sendo concluída após os fundistas completarem, respectivamente, 121/2 voltas e 25 voltas na pista.
800 e 1.500 metros rasos
Essas corridas são chamadas de meio-fundo. Na corrida de 800 m, os corredores realizam duas voltas completas na pista. Na corrida de 1.500 m, realizam quase quatro voltas. Na prova de 800 m, o corredor só poder se deslocar para outra raia que não aquela em que iniciou o percurso após realizar uma volta completa na pista. Já na prova de 1.500 m, o corredor pode se deslocar para outra raia logo no início da corrida.
Publicidade
100 metros rasos
Considerada a prova mais nobre das Olimpíadas, a corrida de 100 m rasos requer atenção aos mínimos detalhes da execução dos movimentos dos corredores, chamados de velocistas. Essa atenção se deve ao curto período de duração da prova, aspecto que orienta especialistas no estudo de técnicas para aprimorar, por exemplo, os ciclos do movimento da corrida.
200 metros rasos
Assim como a corrida de 100 m rasos, a prova de 200 m requer explosão na fase de saída, o primeiro dos momentos da corrida. No entanto, essa prova exige equilíbrio dos corredores ao passarem pela curva, momento que geralmente define o vencedor. Isso porque, após a curva, os corredores devem realizar mais um momento de explosão na fase final da corrida.
400 metros rasos
A prova de 400 m rasos é disputada desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas, 1986. Nessa prova, os atletas devem completar uma volta na pista, partindo dos blocos colocados na linha de partida, voltados de fora para dentro das oito raias da pista.
Publicidade
100 e 110 metros com barreiras
As provas de 100 m e de 110 m com barreiras são realizadas, respectivamente, por mulheres e por homens. Nessas provas, as/os corredoras/es devem saltar dez barreiras distribuídas ao longo do percurso. As barreiras para as mulheres têm 84 cm de altura e as barreiras para os homens medem 1,07 m de altura.
400 metros com barreiras
A prova de 400 m com barreiras entrou para as Olimpíadas em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris. É uma prova que requer velocidade dos corredores, além da superação das dez barreiras distribuídas ao longo do percurso. Nessa prova, as barreiras para os homens possuem 91,4 cm de altura e as barreiras para as mulheres têm 76,2 cm de altura.
Prova dos 3.000 metros com obstáculos
A prova de 3.000 m com obstáculos também entrou para as Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Paris. No entanto, começou a ser disputada por mulheres somente a partir dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Essa prova requer que os atletas superem barreiras e lagos ao longo do percurso.
As barreiras da prova masculina têm largura de 91,4 cm e as da prova feminina têm 76,2 cm de largura, ambas com mínimo de 3,94 m de largura. Os lagos possuem 3,66 m de comprimento e 70 cm em sua parte mais profunda.
Lançamento de dardo
O lançamento de dardo consiste em uma corrida retilínea por uma pista de 34,9 m de comprimento e 4 m de largura, seguida do lançamento de um bastão. O bastão da prova masculina mede 2,60 m e pesa 800 g, já o da prova feminina mede 2,20 m, com peso de 600 g. A marca obtida pelos atletas é medida pelos juízes, do limite da zona de lançamento até o primeiro ponto em que o bastão toca o chão.
Lançamento de disco
A prova de lançamento de disco é realizada em uma área circular de 2,5 m de diâmetro. O atleta deve segurar o disco de metal contra os dedos da mão e o antebraço e lançá-lo para a frente na maior distância possível. O disco para as provas masculinas pesa 2 kg e possui diâmetro entre 219 e 221 mm. O disco para as provas femininas pesa 1 kg e mede de 180 a 182 mm de diâmetro.
Arremesso de peso
A prova de arremesso de peso também é realizada em uma área circular, que mede 2,1 m de diâmetro. O peso arremessado é uma bola de metal com massa de 7,26 kg para homens e de 4 kg para mulheres. Cada atleta tem direito a três tentativas de arremesso, e a medida considerada é a da maior distância obtida no lançamento.
Lançamento de martelo
A prova de lançamento de martelo é realizada com um implemento de metal (um arame com uma bola presa em uma extremidade e uma alça em outra) com peso de 7,26 kg. O atleta pode realizar até três giros com o implemento sobre a cabeça para adquirir impulso e, após esses, mais três giros em torno do eixo do próprio corpo antes de efetuar o lançamento.
Para o lançamento ser considerado válido, o implemento deve cair dentro de um ângulo de 34,92° à frente do atleta, em relação à área do lançamento.
Maratona
A maratona é a última e mais empolgante prova dos Jogos Olímpicos, sendo disputada por homens e por mulheres. Nela, os corredores percorrem uma trajetória de 42,195 km. No percurso, existem indicativos de distância para os corredores a cada 1 km e estações de descanso a cada 5 km, sendo proibido o descanso fora dessas estações.
Marcha atlética
A prova de marcha atlética requer que o praticante, chamado de marchador, caminhe mantendo os dois pés no chão durante todo o percurso. Para isso, em cada passo o marchador deve manter a perna que avança estendida. Isso faz com que o quadril se movimente de modo a produzir um efeito de “requebrar” característico da modalidade.
As provas são disputadas nas ruas com percurso de 20 km para a modalidade feminina e 20 km ou 50 km para a masculina.
Revezamento 4×100 e 4×400 metros
O revezamento de estafetas, como são chamadas as provas de revezamento, é realizado por equipes de quatro velocistas. Para completar as provas, cada velocista deve passar um bastão ao próximo corredor da equipe dentro da raia designada e de uma marcação de 20 m durante a corrida.
Salto com vara
No salto com vara, os atletas usam uma vara longa e flexível para saltar sobre um sarrafo na maior altura possível. O sarrafo é uma barra com comprimento de 4,5 m e peso de 2,260 kg, horizontalmente posicionada ao fim de uma pista de 45 metros. Ao nível do solo, no fim da pista, há uma caixa com 1 m de comprimento e 60 cm de largura na qual o atleta apoia sua vara para realizar o salto.
Salto em altura
O salto em altura consiste em saltar sobre uma barra horizontalmente posicionada. No entanto, o salto é realizado apenas com a impulsão dos atletas, sem o uso de implementos. Todos os competidores têm até três tentativas para saltar a maior altura possível, sem derrubar o sarrafo.
O recorde olímpico feminino dessa prova pertence à atleta russa Yelena Vladimirovna Slesarenko, com marca de 2,06 m, em 2004. O recorde olímpico masculino é do atleta norte-americano Charles Austin, marcando 2,39 m em 1996.
Salto em distância
O salto em distância ou em comprimento, como também é chamado, requer dos atletas a combinação de força, velocidade e agilidade no momento do salto, que é realizado dentro de uma caixa de areia disposta ao fim do espaço para a corrida.
Ao fim desse espaço, há uma linha que marca o limite entre a corrida e a impulsão para o salto. Caso o atleta pise na linha, seu salto é invalidado. A medida é feita dessa linha até a marca na areia feita pelo corpo do atleta após a queda.
Salto triplo
O salto triplo é caracterizado por uma sucessão de três passadas após uma corrida para impulsão, seguidos de uma queda na caixa de areia. Os três passos possuem uma técnica de realização específica e somam ao momento principal da prova, que é o da chamada: movimento a partir do qual o atleta pega impulso para realizar o salto.
Heptatlo
O Heptatlo é uma competição composta por sete provas, realizada em dois dias. Essa modalidade é praticada nas Olimpíadas somente por mulheres, sendo o Decatlo o equivalente para os homens. As provas que compõem o Heptatlo são: 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 m rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 m rasos.
As quatro primeiras provas são realizadas no primeiro dia, as demais são realizadas no segundo dia. A cada prova realizada, as atletas acumulam pontos que são somados ao fim da competição para determinar a vencedora.
Decatlo
A modalidade Decatlo é composta por dez provas que, nos Jogos Olímpicos, são realizadas exclusivamente por homens. São elas: corrida de 100 m, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara, corrida de 1.500 m, corrida de 400 m e corrida de 110 m com barreira. As regras para essa modalidade são as mesmas de cada uma das provas que a compõem.
Atletismo no Brasil
No Brasil, a prática do atletismo data das últimas décadas do século XIX. Os registros das primeiras competições oficiais no país são de 1880, no Rio de Janeiro. O atletismo ganhou ampla visibilidade no país quando o atleta Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro em salto triplo para o Brasil, em 1952, nos Jogos de Helsinque, na Finlândia.
Cada país organiza suas competições a partir das normativas da IAAF, à qual a Confederação Brasileira de Desporto (CBD) se filiou em 1914. Em 1977, foi fundada a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), responsável por organizar as competições do esporte no país.
Saiba mais sobre atletismo
Abaixo, confira alguns vídeos sobre o assunto para entender melhor o conteúdo:
Histórico do atletismo
Esse vídeo aponta aspectos históricos da composição do atletismo, da Antiguidade à modernidade.
Modalidades do atletismo
Nessas aulas, você acompanha a apresentação das modalidades do atletismo, algumas de suas regras e características dos atletas.
Regras das modalidades
Já esse vídeo apresenta detalhes das regras de cada modalidade do atletismo. Confira!
O atletismo é a modalidade olímpica mais difundida e praticada atualmente no Brasil e no mundo. A perpetuação histórica e a organização de suas regras possibilitaram que se tornasse uma prática esportiva amplamente aceita e incorporada pelas sociedades modernas. Continue estudando sobre as práticas esportivas aprendendo também sobre handebol, voleibol e basquetebol.
Referências
A História dos Esportes (2004) – Orlando Duarte
Por João Paulo Marques
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).
Marques, João Paulo. Atletismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/atletismo. Acesso em: 21 de November de 2024.
1. [UEM–PR (Adaptado)]
Sobre o atletismo, analise as seguintes afirmativas:
I) O Atletismo existe desde o surgimento do homem, pois o mais antigo dos ancestrais humanos já andava, corria, saltava e lançava coisas.
II) Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (Saltos e Lançamentos), provas combinadas, como o Decatlo e o Heptatlo (provas de pista e campo), o Pedestrianismo (corridas de rua, como a Maratona), corridas de campo (Cross Country), corridas em montanha e Marcha Atlética.
III) A primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, o que impulsionou o surgimento das Olimpíadas.
IV) Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro saltador de triplo do Brasil a estabelecer o recorde mundial na prova.
São corretas as alternativas:
a) Afirmativas I, II e III
b) Afirmativas I, II e IV
c) Afirmativas I, II e IV
d) Afirmativas II, III e IV
A alternativa correta é c) Afirmativas I, II e IV.
2. [IFB–DF(Adaptado)]
Em relação às provas que compõem o atletismo, analise as afirmativas abaixo.
I) As provas de corridas rasas de velocidade são compostas exclusivamente pelas disputas dos 100m, 200m e 400m.
II) Salto em altura, salto triplo e salto em distância são as únicas provas existentes do programa de saltos no atletismo.
III) Os lançamentos compreendem as provas de lançamento de disco, lançamento de martelo e lançamento de peso.
IV) As provas combinadas são representadas pelas disputas do heptatlo, no feminino, e decatlo, no masculino.
V) A prova de 1.500 m é considerada uma prova de corrida de meio fundo.
São corretas:
a) Afirmativas I, III e V
b) Afirmativas II e III
c) Afirmativas I, III e V
d) Afirmativas I, IV e V
A alternativa correta é d) Afirmativas I, IV e V.
3.
Em relação ao atletismo, sobre o decatlo, é correto afirmar:
a) Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.
b) Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.
c) Envolve quatro modalidades nesta prova: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior.
d) Nenhuma das alternativas.
A alternativa correta é b).