Estudar sozinho ou estudar em casa é uma tarefa que exige disciplina e dedicação, mas existem alguns métodos de estudo e dicas que podem ajudar a manter o foco. Vamos aprendê-los?
Publicidade
12 dicas de como estudar sozinho para não se distrair
Um método milagroso de estudo é algo que está longe de existir. Isso porque cada pessoa possui sua vivência, individualidade e personalidade, e essas características transformam cada um de nós em um ser único. Porém, existem algumas dicas que podem facilitar nossa vida de estudos. Confira!
Relacionadas
1. Seja ativo nos estudos
Ser ativo na rotina de estudos significa questionar o conteúdo aprendido, e não apenas “engolir” os conceitos. Para uma ação significativa, é necessário disciplina. Por isso, não se deve deixar nada passar despercebido. Deve-se perseverar nos estudos com concentração e dedicação.
2. Esqueça as distrações
Por mais óbvio que possa parecer, estudar requer foco e concentração. Então, esqueça o celular, a televisão, o serviço de streaming e até mesmo pessoas que possam tirar a sua atenção dos estudos. É necessário, portanto, ter um espaço para estudar no qual é possível esquecer o máximo possível essas distrações.
3. Entenda os pré-requisitos do que está sendo estudado
Aprender algo novo nem sempre é fácil. Por isso, antes de começar a estudar algo, devemos entender quais são os pré-requisitos para aquele conceito. Vale dedicar um tempo para revisar assuntos mais básicos, a fim de melhorar o rendimento nos estudos avançados. Por exemplo, antes de estudar física, revisar conteúdos da matemática pode deixar o estudo menos complicado.
4. Identifique e destaque conceitos novos
Ao aprender um conceito novo, existe a possibilidade dele não ser assimilado por completo. Por isso, é preciso que as novidades sejam identificadas, destacadas e escritas, para que sejam melhor entendidas. Não é necessário copiar diversas páginas para a definição de um conceito novo, mas descrever cada novidade com as próprias palavras torna a assimilação bem mais fácil.
Publicidade
5. Estude sempre no mesmo lugar
Para estudar, procure sempre usar o mesmo lugar. Isso reforça nossa rotina de estudos. Além disso, há uma “preparação” do cérebro: ao ver o local dos estudos, nosso corpo já se prepara para estudar.
6. Mantenha a organização
Você pode ser do tipo de pessoa que fala: “minha bagunça é organizada”. Porém, quando o assunto é estudar, manter a organização é fundamental. Organizar nosso local de estudos aumenta o nosso rendimento, pois evita que o tempo seja gasto procurando algum material específico. Além disso, nossa mente é poupada do estresse de nunca saber onde as coisas estão.
7. Tenha metas de estudo
Ao assumir uma meta diária para os estudos, você se compromete a cumpri-la. Além disso, ver a lista de tarefas cada vez menor aumenta a sensação de dever cumprido e motiva a continuar os estudos. Porém, é preciso respeitar seus limites: ter uma meta de estudos significa ter um planejamento a médio prazo, e não que, em uma tarde, será possível estudar todos os conteúdos do Modernismo no Brasil.
Publicidade
8. Descanse
Ao estudar sozinho, é comum querer estudar tudo de uma vez para ficar livre logo. Porém, você deve fazer pausas para descansar a mente, se alimentar, esticar o corpo, etc. Evite a televisão e a internet durante esse intervalo nos estudos: esses meios de comunicação trazem muitas informações e, assim, não é possível descansar a mente da maneira adequada.
9. Tenha contatos
Muitas vezes, surgem dúvidas que não podem ser solucionadas sozinho. Por isso, conecte-se com seus colegas: algum deles pode te ajudar a tirar suas dúvidas. Além disso, por que não criar um grupo de estudos? Mesmo que seja virtual, o grupo ajuda a trocar informações e experiências relevantes.
10. Faça mapas mentais
Mapa mental é um nome bonito para um diagrama em que relacionamos todos os termos de um determinado conteúdo. Caso um conteúdo seja cheio de ramificações, o mapa mental pode te ajudar a compreender melhor as relações entre cada uma delas. Esse não é um método para compreender todo o conteúdo, mas para visualizá-lo de maneira sistêmica e entender como os conceitos estão distribuídos.
11. Fichamentos
Os fichamentos são sínteses esquemáticas do conteúdo, e são um ótimo modo de organizar uma bibliografia. Uma maneira de fazer o fichamento é uni-lo com o mapa mental do item anterior. Assim, você une os conceitos presentes no mapa mental e as definições presentes no seu fichamento.
12. Gravação
Não é todo mundo que tem facilidade para gravar ou assimilar aquilo que viu. Existem pessoas que são melhores ouvintes. Então, que tal registrar uma “aula” sua? A ideia é gravar uma exposição oral sobre o tema e tentar assimilá-lo como se fosse em uma sala de aula. Além disso, ouvir podcasts e vídeos sobre o assunto estudado pode auxiliar na compreensão.
A preparação para os estudos precisa ser estratégica e sistêmica. Para isso, crie uma rotina de estudos e siga as dicas acima. Lembre-se de que seu rendimento de estudos não irá melhorar totalmente do dia para a noite. É um processo gradual: com o tempo e com dedicação, você vai perceber sua rotina e rendimento de estudos muito melhores!
Mais dicas e passos para melhorar o seu rendimento nos estudos
Os vídeos a seguir trazem mais dicas que podem te auxiliar a estudar sozinho. Confira!
Como criar hábito de estudos
Nesse vídeo, você vai ver como criar um hábito de estudos para estudar todo dia e manter o entusiasmo ao longo do tempo.
Como estudar sozinho para o Enem
Veja dicas de como estudar sozinho para o Enem e outras provas, mantendo o foco e a concentração.
Exercícios para melhorar a memorização
O vídeo traz exercícios que vão te ajudar a treinar o cérebro e melhorar sua capacidade de memorização.
Dicas de organização
Nesse vídeo, você vai conferir dicas que vão te auxiliar a ser um aluno mais disciplinado e organizado.
Estudar sozinho pode ser difícil, mas, com as nossas dicas, essa tarefa fica muito mais simples e prazerosa! Aproveite e compreenda melhor como funciona um texto didático
Referências
Gasparini, Claudia. 7 ótimas técnicas de estudo para qualquer prova.
Piccini, Leandro. Como estudar em casa: 8 Hábitos essenciais.
Por Hugo Shigueo Tanaka
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
Tanaka, Hugo Shigueo. Como estudar. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/dicas/como-estudar. Acesso em: 23 de November de 2024.