Os vasos sanguíneos podem ser considerados como uma rede de tubos transportadores de sangue pelo corpo. Essa rede comporta tubos de variados diâmetros, e se encarregam de circular tanto o sangue arterial (oxigênio), quanto o sangue venoso (CO2).
Publicidade
É a partir deste transporte alternado de sangue oxigenado e sangue rico em gás carbônico que o sistema cardiovascular será formado.
Características dos vasos sanguíneos
A estrutura dos vasos sanguíneos se assemelha a um dado diâmetro, ou calibre do tubo. Entretanto, até mesmo essa medida varia durante o percurso, por esse motivo torna-se tão difícil distinguir um do outro.
Os vasos sanguíneos são formados a partir de três diferentes camadas. A elas, é dado o nome de túnicas. Serão, portanto:
- Camada interna: também chamada de túnica íntima, ela é constituída por uma camada de células endoteliais, e outra formada por um tecido conjuntivo frouxo. A separação entre as duas primeiras camadas se dá por uma pequena lâmina elástica mais interna. Esta, por sua vez, possui perfurações sutis, que servirá de caminho para levar células a camadas mais profundas.
- Camada intermediária: também denominada como túnica média. Sua formação se dá a partir de células musculares lisas, como o colágeno e afins.
- Camada externa: denominada igualmente de túnica adventícia. Sua composição é basicamente de colágeno e fibras elásticas.
Em vasos com calibre maior há camadas cm maior concentração celular, consequentemente com paredes espessas. Por outro lado, os vasos de menor calibre apresentam-se mais finos, contendo, comumente, apenas uma camada.
Tipos de vasos sanguíneos
Existem três diferentes tipos de vasos sanguíneos, e são eles as artérias, as veias e as capilares.
Artérias
As artérias formam uma completa rede de vasos que, ramificados, transportam o sangue arterial do coração para o restante do corpo. O sangue bombeia a partir da ação do ventrículo esquerdo.
Publicidade
Por outro lado, ele será distribuído através da ação de outra artéria, a principal do corpo humano, a aorta. A partir dela os ramos arteriais se ramificam cada vez mais sob função de irrigar grande parte dos tecidos.
Veias
Veias são os vasos responsáveis pela condução do sangue venoso do corpo diretamente para o coração. O transporte se dá por meio dos átrios ou aurículas.
As veias do tipo pulmonar, no entanto, são diferentes. Elas receberão o sangue já oxigenado e transportarão até o coração.
Publicidade
Capilares
São os vasos caracterizados pelo diâmetro menor, principalmente se comparado com as veias e arteiras. Os capilares, diferentemente, formam uma rede de tubos mais ramificada.
A função desse tipo de vaso é realizar a comunicação entre todos os demais vasos, além de serem responsáveis pelas trocas gasosas.
Veias e artérias que contenham grande calibre apresentam as válvulas necessárias para evitar qualquer tipo de problema envolvendo refluxo do sangue.
Elas auxiliarão o sangue a retornar para o coração. Essa função será determinante para regiões distantes do coração, como é o caso das pernas.
Quando estas válvulas não apresentam bom funcionamento, acaba provocando o que chama-se de insuficiência venosa. Esta é a principal causadora das varizes.
Os vasos sanguíneos mais finos, portanto, serão importantes. Pois serão tubos ramificados que levarão sangue necessário para nutrir vasos maiores.
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Vasos Sanguíneos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/vasos-sanguineos. Acesso em: 21 de November de 2024.
01. [PUC] O termo “aterosclerose” (Gr.’atheros’-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores.
Sobre as artérias e os processos mencionados, é incorreto afirmar:
a) A artéria coronária alimenta o músculo cardíaco e lhe fornece sangue arterial, mesmo de seu lado direito.
b) Toda artéria conduz sangue arterial impulsionado pela contração cardíaca e direcionado pelas válvulas cardíacas.
c) A perda de elasticidade das artérias pode acarretar alterações na pressão mínima e máxima e sobrecarregar o coração.
d) É considerado fator favorecedor da aterosclerose o excesso de partículas LDL, que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sanguíneo.
02. [FAAP] Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:
a) Todo vaso que sai do coração é artéria.
b) Todo vaso que chega ao coração é veia.
c) Todo sangue que chega ao coração é sangue venoso.
d) O sangue rico em oxigênio é o arterial.
e) O sangue venoso passa do átrio direito para o ventrículo direito.
01. [B]
02. [C]