Tipos de Lixo

O lixo é divido conforme o local no qual é produzido. Assim temos lixo verde, domiciliar, comercial, industrial, hospitalar, agrícola, eletrônico, radioativo, entre outros.

Os tipos de lixo abrangem diferentes formas de objetos, atualmente, descartáveis. Mutável, o “lixo” é uma grande diversidade de resíduos sólidos de diferentes procedências, dentre eles, o resíduo sólido urbano gerado em nossas residências.

Publicidade

Devemos aceitar que o lixo faz parte da história do homem e sua produção, inevitável.

Porém, hoje, o lixo representa uma grande ameaça à vida no Planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos.

A taxa de geração de resíduos sólidos urbanos está relacionada aos hábitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlação estreita entre a produção de lixo e o poder econômico de uma dada população.

tipos de lixo
Imagem: Reprodução

Esse aumento na geração de resíduos sólidos tem várias conseqüências negativas, e, consequentemente, gerou novos tipos de lixo.

Custos cada vez mais altos para coleta e tratamento do lixo, dificuldade para encontrar áreas disponíveis para sua disposição final e grande desperdício de matérias-primas.

Por isso, os resíduos deveriam ser integrados como matérias primas nos ciclos produtivos ou na natureza.

Publicidade

Outras conseqüências do enorme volume de lixo gerado pelas sociedades modernas, quando o lixo é depositado
em locais inadequados ou a coleta é deficitária, são:

• contaminação do solo, ar e água;
• proliferação de vetores transmissores de doenças;
• entupimento de redes de drenagem urbana;
• enchentes;
• degradação do ambiente e depreciação imobiliária; doenças.

Os tipos de lixo encontrados

Lixo verde

Resultado da poda de árvores ou do recolhimento de folhas nas ruas. Por ser orgânico, pode ser utilizado para compostagem.

Publicidade

Domiciliar

São os resíduos provenientes das residência.

É muito diversificado, mas contém principalmente restos de alimentos, produtos deteriorados, embalagens em geral, retalhos, jornais e revistas, papel higiênico, fraldas descartáveis etc.

Lixo comercial

É o lixo descartado em estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes e bancos. É formado principalmente por embalagens, plásticos, restos de alimentos e caixas de papelão.

Lixo industrial

Resíduos originados em indústrias, normalmente compostos de sobras de matérias-primas.

Este lixo pode ser encaminhado à reciclagem ou reutilizado pelas próprias indústrias. Exemplos: sobras de metal, vidro, tecidos, plásticos, borrachas.

Lixo reciclável

É o lixo que pode ser transformado em outros materiais. Deve ser separado e enviado à coleta seletiva para que chegue às cooperativas de reciclagem.

Entre os exemplos estão embalagens plásticas, papelão, embalagens de vidro, garrafas PET, objetos de metal e papéis de jornal e revista.

Hospitalar

Resíduos provenientes de hospitais, clínicas médicas ou odontológicas, laboratórios, farmácias etc.

É potencialmente perigoso, pois pode conter materiais contaminados com agentes biológicos ou perigosos, produtos químicos e quimioterápicos bem como agulhas, seringas, lâminas, ampolas de vidro ou brocas.

Agrícola

Resulta das atividades de agricultura e pecuária. É constituído por embalagens de agrotóxicos, rações, adubos, restos de colheita, dejetos da criação de animais, etc.

Por se tratar de um lixo que contém agrotóxicos é um lixo altamente perigoso e seu descarte deve ser feito da maneira correta.

Lixo radioativo

Extremamente perigoso, este lixo é composto por material radioativo, como sobras de urânio de usinas nucleares e elementos que compõem aparelhos de raios-X.

Deve ser tratado por empresas especializadas.

Lixo eletrônico

Está entre os tipos de lixo modernos. Um dos grandes desafios atuais é o destino do lixo eletrônico, que contém metais como ouro, cobre, alumínio e outros materiais.

É gerado pelo descarte de eletrônicos que entraram em desuso. Entre os exemplos estão TVs, rádios, computadores e telefones.

Referências

MMA.gov.br

Lixo: desafios e compromissos – Fadini

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Tipos de Lixo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/tipos-de-lixo. Acesso em: 15 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNIVAS]:

O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar:

Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.

1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.

2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.

3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.

4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.

a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas

b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas

c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas

d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta

e) Quando todas as alternativas estiverem corretas

 

02. [ADVISE]: O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.

e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

01. [UNIVAS]

Resposta: B

1) Verdadeiro – A maioria dos lixões e aterros sanitários está localizada em áreas periféricas das cidades. Apesar da existência desses locais, muitos moradores depositam lixo em terrenos baldios, pois, em alguns casos, o caminhão de coleta não passa em todos os bairros da cidade. Entretanto, o principal motivo desse fato é a total falta de bom senso da população.

2) Falso – Os aterros sanitários são dotados de estrutura adequada para o tratamento final do lixo. O lixo não fica a céu aberto nos aterros sanitários, onde ocorre a cobertura dos resíduos com uma camada de terra.

3) Verdadeiro – Os aterros de lixo são extremamente prejudiciais à saúde humana, pois nesses locais ocorre a proliferação de insetos e disseminação de várias doenças, além do forte odor provocado pelo chorume. Os locais próximos aos “lixões” são habitados por pessoas de baixa renda.

4) Falso – Durante a decomposição da matéria orgânica do lixo ocorre a liberação de um resíduo fétido e extremamente poluente, provocando a contaminação do ar, solo e da água.

 

02. [ADVISE]

Resposta: D

a) Falso – A produção de lixo não cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Pessoas com maior poder de compra consomem mais, gerando, portanto, maior quantidade de lixo.

b) Falso – A maior parte do lixo produzido pela população de baixa renda é de origem orgânica. A população de maior poder aquisitivo gera resíduos mais diversificados.

c) Falso – O Brasil é um dos maiores recicladores de alumínio e papelão. Entretanto, esse fato não é uma consequência da conscientização ambiental da população, e sim uma fonte de renda para o grande número de catadores de materiais recicláveis, que procuram esse tipo de material no lixo.

d) Verdadeiro – A exigência de qualificação profissional e a alta taxa de desemprego fazem com que várias pessoas recorram à coleta de material reciclável como única fonte de renda. Esse fenômeno é mais comum nos grandes centros urbanos.

e) Falso – A maioria do lixo produzido no Brasil não recebe tratamento adequado (aterros sanitários e incineração), tendo como principal destino os lixões a céu aberto.

Compartilhe

TOPO