Algumas doenças são causadas por patógenos, ou seja, são causadas por outro tipo de ser vivo, como bactérias, fungos e outros tipos de animais, como os artrópodes. Os patógenos causam infecções em seus hospedeiros e, em alguns casos, podem trazer sérias consequências. Neste texto, vamos conhecer mais sobre a teníase, uma doença causada por platelmintos.
Publicidade
O que é a teníase
É uma doença causada pelo platelminto adulto popularmente chamado de tênia. As tênias são parasitas intestinais e por conta disso, não possuem sistema digestório. Isso porque elas absorvem nutrientes já digeridos pelos hospedeiros.
Relacionadas
A teníase pode ser causada por duas espécies de platelmintos: a Taenia solium e a Taenia saginada. Ambos são platelmintos de corpo achatado e dividido em segmentos chamados de proglótides e na extremidade anterior, apresentam o escólex onde se encontram estruturas que auxiliam na fixação do animal. Entretanto, as duas espécies diferem em relação ao hospedeiro intermediário e estruturas de fixação. Por isso, veja abaixo as diferenças entre as duas espécies.
Estruturas
- Taenia solium: possui como hospedeiro intermediário o porco e apresenta escólex com uma coroa de ganchos para fixação e ventosas, chamada de rostro.
- Taenia saginata: o seu hospedeiro intermediário é a vaca e apresenta escólex apenas com ventosas.
Nas tênias, cada proglótide do corpo apresenta um sistema reprodutor completo. Dessa maneira, as tênias são hermafroditas e cada proglótide consegue se autofecundar e eliminar novos ovos no ambiente pelas fezes. Vamos compreender mais sobre o processo de contaminação.
Contaminação
Independente do tipo de hospedeiro, a contaminação ocorre por meio da ingestão de ovos ou larvas. Geralmente, o hospedeiro intermediário se contamina quando ingere ovos de Taenia sp. presente no ambiente. Esses ovos se desenvolvem no trato digestivo desses animais, onde liberam embriões que penetram a parede intestinal e migram pela corrente sanguínea, até chegar nos músculos. Assim, se desenvolvem em cistos chamados cisticercos.
Já o hospedeiro definitivo, os humanos, a contaminação ocorre pela ingestão de carne crua ou mal cozida (bovina ou suína) contendo os cisticercos. Nesse caso, os cistos se desenvolvem em tênias jovens no intestino delgado, onde se fixam na mucosa pelo escólex. Elas permanecem assim até atingir a fase adulta, onde irá se autofecundar para gerar novos ovos.
Publicidade
Sintomas
No geral, a teníase é uma verminose assintomática. Porém, o doente pode apresentar alguns sintomas relacionado à má nutrição, já que a tênia absorve todos os nutrientes ingeridos. Alguns desses sintomas são:
- Diarreia
- Náuseas e vômitos
- Perda de peso
- Fadiga
- Dor de cabeça
- Dor abdominal
Em muitos caso, por ser uma doença assintomática, o doente só se dá conta de que algo está errado quando observa alguns pedaços de proglótides nas fezes.
Prevenções
Assim como as demais verminoses, a melhor forma de prevenção é a educação sanitária para que todos possam ter conhecimento de alguns hábitos que previnem doenças. Abaixo, listamos algumas medidas de prevenção para a teníase.
Publicidade
- Cozinhar bem as carnes
- Saber a procedência de carne e seus derivados
- Evitar o consumo de carnes cruas
Além disso, a teníase e outras verminoses estão relacionadas com a falta de saneamento básico. O que agrava as ameaças à saúde pública e também contribui para o aumento da desigualdade social e poluição de recursos naturais.
Tratamento
Atualmente o tratamento para a teníase é realizado com o uso de fármacos de dose única, podendo variar no tipo de acordo com a idade do paciente.
Teníase e cisticercose
Como aprendemos neste texto, o humano que ingere a carne contaminada larvas da tênia acaba desenvolvendo a teníase e é chamado de hospedeiro definitivo. Entretanto, se o humano acidentalmente ingerir os ovos da tênia, eles acabam se tornando o hospedeiro intermediário e nesse caso, desenvolvem a cisticercose. Geralmente a cisticercose é causada pela ingestão de ovos da Taenia solium.
Ciclo da teníase
Vamos compreender como é o ciclo da teníase desde o momento da contaminação até a fase adulta da tênia.
- Ovos e proglótides grávidos são eliminados para o ambiente por meio das fezes de indivíduos contaminados;
- Bovinos (T. saginata) ou suínos (T. solium) são infectados pela ingestão de alimento ou água contaminados por ovos, ou proglótides do parasita.
- Os ovos eclodem no intestino liberando a larva. Esta por sua vez, penetra a parede intestinal e migra pela corrente sanguínea até chegar na musculatura. Nos músculos, as larvas se transformam em cistos, chamados de cisticerco
- O indivíduo humano se infecta pela ingestão de carne crua ou mal cozida contendo cisticerco.
- A tênia se fixa na parede intestinal pelo escólex e permanece assim até atingir a fase adulta.
- A tênia adulta se autofecunda e dá origem a proglótides grávidos com muitos ovos. Cada proglótide se desprende e são liberadas pelas fezes.
- No solo, cada proglótide se rompe e liberas os ovos que se espalham pelo meio e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário. Reiniciando o ciclo.
Esse é o ciclo da teníase. Vale lembrar de que a cisticercose tem um ciclo muito semelhante, mas com o humano de hospedeiro intermediário e definitivo.
Saiba mais sobre a teníase
Selecionamos videoaulas para te ajudar na compreensão do conteúdo. Não deixe de conferir nossa seleção abaixo.
Teníase e cisticercose: qual a diferença?
Neste vídeo, o professor Samuel dá uma aula comparativa sobre as duas verminoses causadas pela tênias. Não fique com nenhuma dúvida sobre as diferenças entre a teníase e cisticercose.
Ciclo de vida das tênias
Nesta aula, o professor Eduardo apresenta o ciclo de vida da T. solium e T. saginata e como ocorre o processo de contaminação dos hospedeiros.
Aulão sobre teníase
Selecionamos esta videoaula do professor Gian sobre a teníase. Aqui, ele explica um pouco mais sobre os agentes etiológicos da doença, formas de transmissão e medidas profiláticas. Não deixe de conferir.
Em conclusão, a teníase é uma verminose causada por platelmintos que contaminam os seres humanos e causam, principalmente, infecção nos intestinos. Geralmente é assintomática, mas quando não tratado pode trazer sérios problemas de saúde. Continue seus estudos de biologia e entenda a classificação dos animais.
Referências
Princípios integrados de zoologia (2016) – Cleveland P. Hickman Jr. et al.
Por Naomi Tanaka
Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.
Tanaka, Naomi. Teníase. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/teniase. Acesso em: 02 de December de 2024.
1. [Cederj]
Estima-se que 50 milhões de indivíduos estejam infectados pelo complexo teníase/cisticercose no mundo e que 50.000 morrem a cada ano. Cerca de 350.000 pessoas encontram-se infectadas na América Latina. Em Ribeirão Preto, no Brasil, diagnosticou-se a neurocisticercose em 7,5% dos pacientes admitidos em enfermaria de neurologia.
Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 34 (3): 283-290).
A Taenia solium pode ser o agente etiológico tanto da teníase quanto da cisticercose e, nesses casos, os parasitas são transmitidos aos humanos, respectivamente:
a) pela ingestão da carne bovina e pela água não tratada.
b) pela ingestão da carne bovina e dos ovos do parasita presentes nas fezes do hospedeiro intermediário.
c) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e pela água não tratada.
d) pelos ovos do parasita presentes nas fezes do homem e pela ingestão da carne de boi.
e) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e dos ovos do parasita presentes nas fezes humanas.
A alternativa correta é e) pela ingestão dos parasitas presentes na carne suína e dos ovos do parasita presentes nas fezes humanas.
2. [PUC-SP]
Sobre a teníase, parasitose que atinge os animais, são feitas três afirmativas.
I. O agente responsável pela doença é o platelminto Taenia solium ou Taenia saginata, cujo hospedeiro é, respectivamente, um porco ou um boi.
II. A profilaxia da teníase deve ser feita, principalmente, com o incentivo ao uso de fossas e esgotos e à recomendação de que se coma carne de porco ou boi cozida ou bem passada.
III. Pode-se controlar a doença andando constantemente calçado, evitando-se, assim, a penetração, pela sola do pé, de cercárias responsáveis pela teníase.
Assinale:
a) Se somente I estiver correta.
b) Se somente II estiver correta.
c) Se somente III estiver correta.
d) Se I e II estiverem corretas.
e) Se I, II e III estiverem corretas.
A resposta correta é d) Se I e II estiverem corretas.
A afirmativa III está incorreta, pois a transmissão da teníase ocorre pela ingestão de ovos ou larvas.