Sistema excretor

Formado pelo sistema urinário, pulmões, pele e fígado, possui a função de eliminar as substâncias indesejadas do organismo.

O nosso organismo produz alguns resíduos indesejados – tais como amônia, ureia e ácido úrico – que devem ser eliminados. O sistema excretor é o responsável por eliminar o excesso de substâncias e reter as que ainda podem ser aproveitadas, mantendo o equilíbrio do sistema físico-químico dos diversos grupos animais.

Publicidade

O sistema excretor também possui a função de manter a osmorregulação, isto é, o controle das concentrações de sais nos tecidos ou células. A excreção está principalmente relacionada à eliminação de substâncias nitrogenadas.

O sistema urinário é o principal representante dos sistemas excretores do nosso corpo, no entanto, a pele, através das glândulas sudoríparas, e os pulmões também participam deste processo.

O funcionamento da excreção no homem

Ilustração: Reprodução
Ilustração: Reprodução

Os principais órgãos excretores são os dois rins, onde ocorre a processo de filtração do sangue, resultando na eliminação de aproximadamente cerca de 2 litros de urina.
O sistema excretor urinário do ser humano é constituído pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Cada rim contém aproximadamente um milhão de unidades filtradoras denominadas néfrons, que são finos túbulos excretores originários na cápsula de Bowman, que envolve um novelo capilar conhecido como glomérulo. Cada túbulo termina em uma cavidade do rim que se ligam a um ureter.

Cada rim recebe sangue da aorta pela artéria renal, que se ramifica em milhares de arteríolas. Estas, por sua vez, formam os glomérulos e os capilares que envolvem os túbulos dos néfrons.
O sangue entra no glomérulo sob alta pressão, o que força a água e moléculas do plasma sanguíneo para dentro da estrutura conhecida como cápsula de Bowman. Aí tem-se um filtrado composto de sais, glicose, aminoácidos, ureia e outras substâncias.

Os sais, glicose e aminoácidos são reabsorvidos de maneira ativa; e há, também, uma reabsorção passiva de água.

Publicidade

A regulação da função renal

A regulação da função renal está relacionada à regulação da quantidade de líquidos do corpo. O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal agente regulador do equilíbrio hídrico no nosso organismo.

Os receptores osmóticos que estão localizados no hipotálamo detectam a concentração do plasma sanguíneo e, caso haja um aumento na concentração do plasma, isto é, pouca água, os osmorreguladores estimulam a produção de ADH.

No sangue, o hormônio atua nos túbulos distais e coletores do néfron, tornando as células mais permeáveis à água.

Publicidade

A pele

Nos dias mais quentes, nós suamos para resfriar o corpo e eliminar as substâncias tóxicas. Composto por água e sais minerais, o suor é produzido nas glândulas sudoríparas, localizadas na pele de todo o corpo, mas especialmente na testa, na palma das mãos, sola dos pés e axilas.

Os pulmões

Os pulmões têm a capacidade de colocar o oxigênio aspirado em contato com o sangue e, através desta substância, com os tecidos do nosso corpo.
No processo, o dióxido de carbono (resíduo) é eliminado do sangue nos pulmões e sai do nosso organismo através do nariz ou da boca.

O fígado

O fígado também participa do sistema excretor. A maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano auxiliam as funções de todo o organismo, incluindo a síntese de proteína, modificação da composição de gorduras e transformação de resíduos como a ureia.

Referências

Sistema excretor. http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte5.pdf
Sistema excretor. http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp
Sistema o aparato excretor. http://www.profesorenlinea.cl/Ciencias/SistemaExcretor.htm

Débora Silva
Por Débora Silva

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.

Como referenciar este conteúdo

Silva, Débora. Sistema excretor. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sistema-excretor. Acesso em: 24 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [Mack-2006] Os néfrons humanos são responsáveis pela eliminação de excretas nitrogenados e pela manutenção do equilíbrio osmótico do corpo. Assinale a alternativa correta a respeito desses processos.
a) Os excretas são trazidos para os néfrons através de capilares nos quais circula sangue venoso.
b) Quando ingerimos uma grande quantidade de água, a alça renal aumenta a taxa de reabsorção.
c) O principal excreta nitrogenado existente na urina humana é o ácido úrico.
d) Quanto maior for a pressão nos capilares do glomérulo, menor será a quantidade de urina produzida.
e) O aumento de sudorese (produção de suor) provoca a diminuição do volume de urina produzido.

2. [UFV] Com relação ao sistema excretor humano, é correto afirmar que:

a) O hormônio antidiurético regula a reabsorção de sódio nos rins.
b) O hormônio aldosterona regula a absorção de água nos rins.
c) A principal excreta nitrogenada eliminada na urina é a amônia.
d) A principal excreta nitrogenada eliminada na urina é a ureia.

1. [E]
2. [D]

Compartilhe

TOPO