Chamamos de sais minerais os nutrientes que fornecem ao nosso organismo, ao serem ingeridos, sódio, potássio, cálcio e ferro. Ainda que seja disseminada a informação de que a água seja pura, por exemplo, podemos afirmar com bastante precisão que ela contém sais minerais em pequenas quantidades, dissolvidos.
Publicidade
A desidratação, portanto, pode matar, uma vez que a carência aguda de sais minerais traz prejuízos significativos para o metabolismo humano.
Trata-se de substâncias inorgânicas que, portanto, são de suma importância para o funcionamento do corpo, mas que não são produzidas pelo organismo humano. A ingestão dos sais minerais precisa ser em quantidades adequadas, mas não é apenas a água que apresenta sais minerais.
Alimentos ricos em sais minerais e sua importância
Os sais minerais são encontrados em alimentos diversos, como em frutas, legumes, verduras, leite e derivados, leguminosas, carnes, peixes, cereais, frutos do mar, entre diversos outros.
Dentre os sais minerais importantes para o organismo humano, podemos citar:
o sódio, que auxilia na contração muscular, bem como regula o líquido do organismo, e pode ser encontrado no sal de cozinha, em carnes, verduras, ovos, entre outros;
- o ferro, por sua vez, auxilia na absorção e no transporte de oxigênio no corpo, e pode ser encontrado em vegetais verdes, feijão, pinhão, ovo, aveia, leite, ovos, carnes, entre outros;
- o cálcio auxilia na calcificação, bem assim na formação dos ossos e dentes, na coagulação sanguínea e na contração muscular, e pode ser encontrado nos ovos, na couve, no leite e seus derivados, na rúcula, no brócolis, entre outros;
- o potássio auxilia na contração muscular, bem como na transmissão dos impulsos nervosos, e pode ser encontrado na carne, no leite, nos ovos, na banana, no melão, no feijão, em frutas cítricas, entre outros;
- o zinco auxilia no metabolismo da insulina, e pode ser encontrado no peixe, na ervilha, na castanha do pará, no frango, no peixe, em mariscos, entre outros alimentos.
Ademais, importante frisar que estes são apenas alguns dos sais minerais essenciais ao funcionamento do organismo, sendo a lista bastante extensa.
Publicidade
O processo de chegada dos sais minerais até o corpo humano
Vale mencionar, ainda, que ainda que tenhamos citado todos esses alimentos, o processo para que eles cheguem até nossa mesa, hoje, é bastante diferente de antigamente, quando se colhia alface na horta, comendo fresca e sem agrotóxicos.
No transporte dos alimentos que, atualmente, demoram dias para chegar até nós, ocorre uma perda nutricional bastante considerável.
Ademais, os produtos industrializados, famosos e populares entre os consumidores, são processados, apresentado conservantes, acidulantes, entre outras substâncias prejudiciais. É ideal, portanto, para manter uma alimentação saudável e rica em sais minerais, não fazer consumo de alimentos enlatados, dando preferência aos alimentos que são naturais e crus.
Publicidade
Ao cozinhar, é sempre fundamental o uso de pouca água, pois as vitaminas podem ser facilmente destruídas pelo calor ou pela exposição ao ar.
Referências
Vitaminas e Sais Minerais – Charles Picard
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Sais Minerais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/sais-minerais. Acesso em: 23 de November de 2024.
1. [UFRN]
Elementos que fazem parte da constituição das moléculas de ATP, clorofila e hemoglobina são, respectivamente:
a) magnésio, ferro e fósforo.
b) ferro, magnésio e fósforo.
c) fósforo, magnésio e ferro.
d) magnésio, fósforo e ferro.
e) fósforo, ferro e magnésio.
C
2.
Dois sais minerais extremamente importantes são o sódio e o potássio, que atuam no funcionamento das células nervosas, permitindo que haja:
a) a apoptose.
b) a fagocitose.
c) a propagação do impulso nervoso.
d) a secreção de substâncias das glândulas exócrinas.
e) a produção de ATP e a respiração celular.