A pele humana é considerada como o maior órgão do corpo humano. Ela conta com recobrimento de cerca de 7500 cm² em um corpo de indivíduo adulto de estatura média.
Publicidade
A função do órgão é o de proteger o corpo humano, seja de agentes patógenos, do atrito, da regulação da temperatura corporal e da perda de água. Contém, ainda, sensores receptores capazes de perceberem a temperatura, o tato, a pressão e, claro, a dor.
Uma estrutura contendo duas camadas formam a pele humana, são elas a epiderme e a própria derme. Elas serão as responsáveis pelas funções respectivas à pele humana.
Como é formada a pele humana
De modo já ressaltado, ela será formada pela derme e pela epiderme, compreendendo funções distintas. A partir do tecido subcutâneo, e as respectivas estruturas, como unhas e pelos, já não é mais considerado parte da pele humana.
A pele do ser humano é formado apenas pelos tecidos respectivos. E estes se restringirão à epiderme e à derme.
Epiderme
Sua formação se dá a partir de cinco camadas que compõem o conjunto: o estrato córneo, o lúcido, o granuloso, o espinhoso e o germinativo. Temos, assim:
- Estrato córneo: é a camada mais externa, sendo constituída por células mortas, que acabam sendo ricas em queratina. Achatadas, elas acabam lembrando as escamas dos peixes. Sua função é servir como barreira a patógenos.
- Estrato lúcido: abaixo do córneo, é possível visualizá-lo em alguns pontos onde a pele é mais grossa. As peles deste estrato são mortas, achatadas, transparentes e anucleadas.
- Estrato granuloso: achatadas, as células deste estrato apresentam grânulos de querato-hialina. É até o estrato granuloso que chegam as terminações nervosas.
- Estrato espinhoso: células que se interligam a partir dos desmossomos. Essa ligação confere uma grande resistência ao tecido, que dá um aspecto de espinhos.
- Estado germinativo: é a camada basal, sendo o estado que concentra as células-tronco, e a mais profunda da epiderme.
Neste último estrato, o germinativo, as células serão as responsáveis por originar todas as demais das camadas superiores. A partir de sua formação nesta região mais “profunda”, elas acabam sendo empurradas superficialmente, sofrendo modificações em sua formação.
Publicidade
Derme
Depois de todos os estratos da epiderme, a derme é finalmente encontrada. Sua formação se dá a partir do tecido conjuntivo, e, nela, é que localizam-se:
- Nervos;
- Vasos Sanguíneos;
- Vasos Linfáticos;
- Glândulas sudoríparas;
- Folículos Pilosos;
A derme também possui a capacidade de ser dividida em diferentes camadas, tal como a epiderme. No caso desta, no entanto, apenas duas formarão essa região da pele humana, e serão:
- Camada papilar: logo abaixo da epiderme, possuindo algumas projeções que a encaixam na epiderme;
- Camada reticular: mais espessa e su constituição se dá a partir de um tecido conjuntivo mais denso;
Publicidade
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Pele Humana. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/pele-humana. Acesso em: 17 de December de 2024.
01. [UFRGS] Qual das seguintes funções é comum à pele dos mamíferos e à epiderme das plantas?
a) Controle de temperatura.
b) Proteção.
c) Trocas gasosas.
d) Excreção.
e) Reserva.
02. [UEMT] A presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está diretamente relacionada à:
a) preservação da vida, servindo para ataque e defesa.
b) adaptação ao meio ambiente terrestre, sendo responsável por maior economia hídrica.
c) vida no meio aquático, impedindo a hidratação do animal.
d) reserva nutritiva.
e) proteção contra ações mecânicas do meio.
01. [B]
02. [B]