Parênquima

As plantas possuem tecidos vegetais que compõem sua estrutura. Um tecido muito importante é o parênquima que está presente em várias partes da planta e desempenha funções essenciais.

Tanto os animais quanto as plantas são formados por tecidos que, por sua vez, são classificados de acordo com a sua função. As plantas apresentam os tecidos fundamentais que desempenham funções muito importantes. Eles são representado principalmente pelo parênquima.

Publicidade

O que é parênquima

O parênquima ou tecido parenquimático é composto por células vivas com capacidade de divisão celular. Estas células possuem formato isodiamétricas, mas pode apresentar variações. O parênquima ocorre em diversas partes das plantas e é classificado como um dos tecidos fundamentais. Além disso, está envolvido em diversas funções, entre elas o processo de cicatrização.

Relacionadas

Célula Vegetal
A célula vegetal contém parede celular e é constituída de feixes de celulose organizados de forma complexa.
Celulose
A celulose é uma cadeia de carboidrato polissacarídeo não digestível no organismo humano.
Botânica
A botânica abrange todos os estudos a respeito das plantas, e, consequentemente, do reino vegetal.

Ainda sobre tecidos fundamentais, a planta possui o colênquima e o esclerênquima. O colênquima possui a função de sustentação. Por isso, as células que constituem este tecido apresentam a parede celular com celulose e espessamento irregular, além de serem flexíveis. Já o esclerênquima é composto por células mortas e tem a função de conferir resistência a planta. Dessa forma, a parede celular é espessada regularmente e podem ou não conter lignina.

Exemplo de parênquima, colênquima e esclerênquima em corte anatômico.

Parênquima no tecido animal e vegetal

Os animais também possuem parênquima. Ele está presente na forma de uma parte especializada de um tecido que compões a parte funcional de alguns órgãos. As funções em tecidos de animais são diversas. Por exemplo, nos pulmões, ele é encontrado nos alvéolos pulmonares e, então, atua na troca gasosa. Também está presente nos rins, atuando na filtração dos néfrons, no cérebro e fígado.

Na célula vegetal, o tecido parenquimático está presente em diversas partes da planta e é bem mais especializado quando comparado ao dos animais. Assim, o tecido parenquimático vegetal possui uma grande importância para a planta. Vamos conhecer mais sobre suas características.

Características do parênquima

O tecido parenquimático possui grande capacidade meristemática, ou seja, apresenta muita divisão celular. Assim conferindo a habilidade de regeneração e cicatrização a planta. Isso é possível porque quando sofrem alterações, as células parenquimáticas podem retomar sua atividade meristemática.

Publicidade

As células que constituem esse tecido têm formas e tamanhos variados. Em alguns casos, essas células apresentam a função de secretar substâncias. Por isso, elas apresentam vacúolos muito grandes que chegam a ocupar grande parte do volume celular.

Ainda apresenta espaços intercelulares que são formados devido ao afastamento das células por conta da dissolução da lamela média. Esses espaços recebem o nome de espaços esquizógenos.

Tipos de parênquima

É um tecido vegetal altamente especializado. Entã, é classificado de acordo com sua função. De maneira geral, podemos dividir em três tipos básicos.

Publicidade

Todo Estudo
  • De preenchimento: como o próprio nome diz, ele é responsável pelo preenchimento dos espaços. Por conta disso, está presente em diversas partes da planta, desde a raiz até as nervuras das folhas.
  • Clorofiliano: tem como função principal a realização da fotossíntese, pois apresenta uma grande quantidade de cloroplastos. Então, é encontrado principalmente nas folhas e respondem às variações do meio. As células podem variar no tamanho e na forma. Portanto, pode ainda ser subdividido em: paliçádico, lacunoso, regular, plicado e braciforme.
  • Exemplo de diferentes tipos de parênquima clorofiliano em corte anatômico.
  • De reserva: é responsável pelo armazenamento de substâncias e subdividido de acordo com a substância armazenada.

Vale ressaltar que para conhecer e classificar os tipos de parênquimas é necessário realizar cortes anatômicos em diferentes partes da planta. Além disso, é necessário utilizar diferentes tipos de corante e reagentes para evidenciar as células e, assim, visualizá-las no microscópio.

Exemplo de corte anatômico do pecíolo corado com azul de astra e safranina.

Saiba mais sobre parênquima

Vamos entender mais sobre tecido parenquimático. Confira abaixo alguns vídeos para ajudar quanto à compreensão do conteúdo.

Tudo sobre parênquima

Neste vídeo, há uma aula completa sobre os diferentes tipos de parênquima e sua classificação.

Parênquima clorofiliano

Esta aula faz um resumo do que é o parênquima e se aprofunda no tipo clorofiliano. Vale a pena conferir para compreender melhor a sua classificação.

Parênquima do tecido pulmonar

Este vídeo é sobre o parênquima encontrado em tecidos animais. Aborda em especial, o parênquima pulmonar, assista para saber mais.

O parênquima é um importante componente dos tecidos animal e vegetal. Em plantas, ele desempenha diversas funções e é altamente especializado. A evolução humana corresponde as transformações que os seres humanos passaram durante milhões de anos até os dias atuais. Além disso, é possível compreender que o processo evolutivo é lento e se caracteriza por aqueles indivíduos que estão mais adaptados ao ambiente. Continue estudando biologia e entenda mais sobre as partes da planta.

Referências

APPEZZATO-DA-GLORIA, B.; CARMELO-GUERREIRO, S. M. Anatomia Vegetal. Viçosa: Editora UFV, 2003.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Parênquima. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/parenquima. Acesso em: 23 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

Quais das alternativas abaixo representa os tecidos vegetais?

a) parênquima, parede celular e xilema
b) colênquima, esclerênquima e xilema.
c) parênquima, colênquima e esclerênquima.
d) parede celular, mitocôndria e parênquima.

A alternativa correta é c) parênquima, colênquima e esclerênquima. Esses 3 tecidos são considerados os tecidos fundamentais da planta.

2.

O parênquima de reserva está relacionado com o armazenamento de substâncias para as plantas. Podemos classificar esse tipo de parênquima em: amílifero, aerífero e aquífero. Qual a substância de reserva que cada um deles armazena?

a) amido, água e ar.
b) água, lipídeos e ar.
c) ar, amido e água.
d) amido, ar e água.

A alternativa correta é d) amido, ar e água.

3. [UFMT (adaptado)]

As baías pantaneiras são povoadas por muitas macrófitas dentre as quais os “aguapés” (Eicchornia sp.) se destacam por abundante ocorrência. O que garante esse vegetal flutuar em ambiente inundável?

a) colênquima.
b) aerênquima.
c) esclerênquima.
d) parênquima esponjoso.
e) parênquima lacunoso.

A adaptação que permite esse tipo de planta flutuar em ambientes aquático é b) aerênquima.

Compartilhe

TOPO