Pâncreas

Responsável pela liberação de hormônios como a insulina e o glucagon, o pâncreas ainda atua no sistema digestório liberando suco pancreático.

O pâncreas é um órgão alongado do corpo humano, medindo de 15 a 25 centímetros. O órgão se encontra na região posterior ao estômago e próximo ao duodeno (porção inicial do intestino delgado).

Publicidade

Podemos identificar nele três regiões: a cabeça, o corpo e a cauda. O pâncreas, é considerado uma glândula por apresentar como função secretar diversas substâncias e, devido à diversidade de compostos secretados, atua no sistema digestório (suco pancreático) e no sistema endócrino (hormônios).

Funções do pâncreas

O pâncreas apresenta duas funções referentes às glândulas: ele pode ser considerado tanto uma glândula endócrina (libera hormônios para o interior de vasos sanguíneos), quanto uma glândula exócrina (libera compostos diversos para o exterior de vasos sanguíneos).

Devido às funções tanto endócrinas quanto exócrinas, o pâncreas recebe a denominação de glândula anfícrina ou glândula mista. Veremos a seguir mais detalhes sobre essas duas funções realizadas pelo pâncreas.

Secreção de Glucagon

Quando o pâncreas libera glucagon, ele está realizando a função endócrina. O glucagon, por sua vez, é um hormônio responsável por aumentar a quantidade de glicose no sangue.

É liberado quando a concentração de glicose do sangue (glicemia) se encontra baixa e promove a quebra do glicogênio (polissacarídeo) presente no fígado em muitas moléculas de glicose e posterior liberação dela na corrente sanguínea.

Secreção de Insulina

A insulina, também é uma hormônio que atua na regulação da quantidade de glicose presente no sangue, porém insulina e glucagon apresentam funções contrárias. A insulina é liberada quando a glicemia está alta, ou seja, quando encontramos uma elevada concentração de glicose no sangue, e tem como função a sinalização para as células dos tecidos absorverem glicose, dessa forma, diminuindo a glicemia.

Publicidade

Secreção de suco gástrico

Com a liberação de suco gástrico para o duodeno (início do intestino delgado), o pâncreas realiza uma função exócrina. O suco gástrico, é composto por: água, alguns sais, bicarbonato de sódio e enzimas, auxiliando assim na digestão.

A secreção pancreática, seja ela de hormônios, seja de suco gástrico, é regulada por mecanismos nervosos, sistema simpático e parassimpático e ainda por mecanismos hormonais.

Anatomia e localização do pâncreas humano

Todo Estudo

Como já visto anteriormente, o pâncreas se encontra no abdômen próximo ao estômago e ao duodeno, e superior ao restante do intestino delgado. Ao analisar o interior do pâncreas, podemos visualizar alguns círculos claros.

Publicidade

Esses círculos se caracterizam como células especiais chamadas de células ou ilhoas de “Langerhans”, ou simplesmente ilhotas pancreáticas. As ilhotas tem função de liberação dos hormônios: glicose e insulina. Ainda no interior do pâncreas, temos uma região em formato de tubo, chamada de ducto pancreático, ou ducto de “Wirsong”.

Tal ducto percorre toda a extensão do pâncreas e termina no duodeno. É através dele que o pâncreas lança o suco pancreático para o duodeno, no qual encontramos bicarbonato de sódio, responsável por neutralizar o PH do quimo vindo do estômago, e ainda enzimas digestivas como a amilase pancreática (digere amido).

Doenças ligadas ao pâncreas

Quando o pâncreas por algum motivo apresenta insuficiência na produção hormonal de insulina, a glicose que deveria ser absorvida pelos tecidos e aproveitada por eles é eliminada pelos rins, ocasionando um quadro bastante conhecido chamado de diabetes. Citaremos a seguir algumas doenças que têm relação ou ocorrem no pâncreas:

Pancreatite

Inflamação do pâncreas, responsável por causar sintomas como dor na parte superior do abdome, náuseas e vômitos. Em alguns casos, a dor pode se espalhar para a região das costas.

Câncer de pâncreas

Surge quando células do pâncreas começam a se multiplicar de forma desordenada e formam um tumor. Existem alguns tipos de câncer de pâncreas, o adenocarcinoma pancreático corresponde a 85% dos casos, e todos eles apresentam um elevado potencial de invadir outros tecidos ou órgãos (metástase).

Diabetes tipo 1

É uma forma de diabetes em que o corpo não produz insulina devido ao ataque do sistema imunológico às células produtoras de insulina do pâncreas. A ausência desse hormônio, causa sintomas como: micção frequente, fadiga, aparecimento de feridas com dificuldade de cicatrização, sede em excesso e fome em excesso.

Diabetes tipo 2

Ocorre quando o organismo por algum motivo não consegue utilizar a insulina produzida ou não produz a quantidade de insulina suficiente para realizar o controle da glicemia. é mais frequente em adultos e pode ser evitada e ainda controlada por meio de atividades físicas e hábitos saudáveis.

Além da diabetes tipo 1 e 2, encontramos um tipo especial chamado de diabetes gestacional: é uma condição temporária que ocorre apenas durante a gravidez e afeta de 2% a 4% de todas as gestantes. Esse quadro implica em alguns riscos de desenvolvimento de diabetes para a mãe e para o bebê após a gestação.

Referências

MIRANDA, Neto Marcílio Hubner de (org); CHOPARD, Renato Paulo (colaborador); et. al. ANATOMIA HUMANA: aprendizagem dinâmica. 3 ed. rev. Maringá; Gráfica Editora Clichetec, 2008.

TORTORA, Gerard J; CORPO HUMANO: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4 ed. editora Artmed; Porto Alegre, 2000

https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/tipos-de-diabetes

Murilo Del Bianco
Por Murilo Del Bianco

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre no ensino de biologia também pela UEM. Professor de nível médio e cursinhos preparatórios para vestibulares. Nas horas vagas se dedica a música, livros, filmes e aos seus animais de estimação.

Como referenciar este conteúdo

Del Bianco, Murilo. Pâncreas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/pancreas. Acesso em: 16 de December de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [PUC-Rio]

O controle da taxa de glicose no sangue é feito por dois hormônios: a insulina e o glucagon.
Sobre esses dois hormônios, é correto afirmar que:

A. Ambos são produzidos no fígado e agem para diminuir o nível de glicose no sangue.
B. A insulina é produzida no pâncreas, e sua ação diminui o nível de glicose no sangue; o glucagon é produzido no fígado e age transformando o glicogênio em glicose.
C. Ambos são produzidos no pâncreas, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento.
D. A insulina transforma o glicogênio em glicose, e o glucagon facilita a entrada de glicose nas células.
E. Ambos são produzidos no fígado, mas provocam efeitos opostos: a insulina provoca a diminuição do nível de glicose, e o glucagon, o aumento.

Resposta: C

2. [UEL -PR]

Pesquisadores franceses identificaram um gene chamado de RN, que, quando mutado, altera o metabolismo energético do músculo de suínos, provocando um acúmulo de glicogênio muscular, o que prejudica a qualidade da carne e a produção de presunto.

(Pesquisa “FAPESP”, nº. 54, p. 37, 2000).

Com base nos conhecimentos sobre o glicogênio e o seu acúmulo como reserva nos vertebrados, é correto afirmar:

a) É um tipo de glicolipídeo de reserva muscular acumulado pela ação da adrenalina.

b) É um tipo de glicoproteína de reserva muscular acumulado pela ação do glucagon.

c) É um polímero de glicose estocado no fígado e nos músculos pela ação da insulina.

d) É um polímero de frutose, presente apenas em músculos de suínos.

e) É um polímero proteico estocado no fígado e nos músculos pela ação do glucagon.

Resposta: C.

A insulina promove a formação de glicogênio a partir de glicose e o armazena para períodos de necessidade

3. [PUC- MG]

A maior parte do pâncreas é constituída por glândulas exócrinas acinosas e, entre os ácinos, aparecem unidades endócrinas, as Ilhotas de Langerhans. Uma pancreatite afetaria de imediato:
a) a reabsorção de água e sais minerais na porção inicial do cólon e aumento de reabsorção óssea pelos osteoclastos.
b) a produção de urina, suor e regulação de cálcio e fósforo no sangue.
c) a digestão de amido, proteínas, gorduras e o controle de glicose no organismo.
d) a emulsão de gorduras e vasoconstrição no tubo digestivo e vasodilatação nos músculos esqueléticos.

Resposta: C.

Quando o pâncreas é atingido por alguma inflamação, ocorre o comprometimento de suas funções, que são a liberação dos hormônios insulina e glucagon e a secreção do suco pancreático.

Compartilhe

TOPO