A molécula de ATP é indispensável nos seres vivos porque funciona como uma “moeda” energética. É por meio dela que nosso organismo consegue realizar os processos bioquímicos do metabolismo. Neste texto, vamos entender como é uma molécula de ATP, como ocorre a sua síntese e qual a sua função. Confira!
Publicidade
O que é o ATP
A adenosina trifosfato (ATP) é uma molécula formada pela união de uma adenina, uma ribose e 3 grupos fosfatos (Pi). Essa molécula é encontrada em todos os seres vivos e é a principal forma de energia encontradas nas células. Assim, o ATP é usado e liberado em diversas etapas do metabolismo. Ele é sintetizado na matriz mitocondrial onde ocorre a hidrólise da molécula, liberando energia livre.
Relacionadas
Para que serve
A função do ATP é fornecer energia para que as células consigam realizar as suas atividades. Então, essa molécula garante a manutenção da homeostase celular, ou seja, mantém o meio interno em equilibro. Além disso, participa de outros processos do metabolismo doando grupos fosfato para as moléculas (fosforilação).
Síntese de ATP
A síntese de ATP ocorre na matriz mitocondrial durante o processo de respiração celular. A molécula de ATP armazena energia química, quando acontece a reação de hidrólise (quebra da molécula em moléculas menores pela ação da água) resulta na liberação de um grupo fosfato (Pi) e o ATP passa a ser ADP (adenosina difosfato). Veja a equação da reação a seguir.
Essa equação é reversível e do tipo exergônica pois há a liberação de energia. Quando ocorre o inverso, é chamado de fosforilação. Nesse processo, a energia livre presente na célula faz com que um grupo fosfato se ligue a uma molécula de ADP, resultando em ATP e água. Confira a seguir a equação dessa reação.
Saiba mais sobre o ATP
Para te ajudar a compreender o conteúdo, selecionamos alguns vídeos para que não reste nenhuma dúvida. Então, aproveite nossa lista a seguir!
Publicidade
Aulão sobre ATP
Aqui, selecionamos uma aula bem completa sobre o conteúdo. Confira como ocorre a formação da molécula de ATP, as suas características e como ocorre a reação de quebra e síntese do ATP nos organismos. Não deixe de conferir!
A energia e o ATP
Publicidade
Neste vídeo, temos uma aula sobre respiração celular com o professor Guilherme. Essa etapa bioquímica celular é muito importante porque gera moléculas de ATP que serão usados em outras etapas do metabolismo.
A quebra do ATP
Aqui, selecionamos um vídeo para você compreender como ocorre a quebra da molécula de ATP. Entenda como ocorre a reação e qual o saldo energético dela.
O ATP é a principal molécula dos seres vivos, pois armazena energia livre importante para diversos processos celulares. Continue seus estudos sobre biologia e entenda o processo de fotossíntese.
Referências
ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 5 ed. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2010
Por Naomi Tanaka
Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.
Tanaka, Naomi. O que é ATP?. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/o-que-e-atp. Acesso em: 25 de November de 2024.
1. [PUC-RS]
O oxigênio é extremamente importante para a sobrevivência dos animais, porque a maioria deles satisfaz suas necessidades de energia por meio da oxidação de alimentos. A oxidação final dos compostos orgânicos pelas células, denominada de Ciclo de Krebs ou Ciclo do Ácido Cítrico, e a formação de ATP ocorrem:
a) no citoplasma.
b) nas mitocôndrias.
c) no complexo de Golgi.
d) no retículo endoplasmático.
e) nos lisossomos.
A alternativa correta é b) mitocôndrias.
A formação de ATP ocorre na matriz mitocondrial.
2. [UFJF]
A maior parte de ATP é produzida na etapa denominada fosforilação oxidativa, que ocorre nas mitocôndrias. Por que essa fase é assim chamada?
a) Os prótons expulsos para o espaço intermembranas oxidam ADP e, consequentemente, promovem sua transformação em ATP.
b) Ocorre uma etapa intermediária em que é adicionado fósforo às proteínas da cadeia transportadora de elétrons, promovendo sua oxidação.
c) Há a formação de radicais livres na matriz mitocondrial, o que induz à fosforilação do ADP.
d) Ocorre a adição de fósforo à molécula de ADP em consequência de reações de oxidorredução.
e) O oxigênio oxida ATP sintase, estresse que induz ao aumento da síntese de ATP
A alternativa correta é d) Ocorre a adição de fósforo à molécula de ADP em consequência de reações de oxidorredução.
Na fosforilação oxidativa, um grupo fosfato é adicionado a molécula de ADP, formando o ATP (fosforilação).