O Tecido Muscular abrange, como o próprio nome diz, os músculos do corpo humano. É constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras das forças necessárias para contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP.
Publicidade
A célula muscular está sob o controle do sistema nervoso. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo, essas divisões terminam em um mecanismo especializado denominado placa motora.
A Miologia é a área da anatomia que estuda os músculos e seus anexos.
As células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento. Dessa forma, essas células agrupam-se em feixes para formar músculos.
Assim, de uma forma muito geral podemos definir um músculo como um órgão com propriedade de contrair-se, ou seja, de diminuir a sua longitude mediante um estímulo.
Assim, o aparelho locomotor é constituído pelos ossos,articulações e músculos.
Os músculos são elementos ativos do movimento; os ossos são elementos passivos, alavancas biológicas.
Publicidade
Já a musculatura não somente é fundamental para o movimento, como também para a função estática do corpo humano, pois une as peças ósseas determinando a posição e a postura do esqueleto.
Os três tipos de músculos do corpo humano
O sistema muscular dos vertebrados é formado por três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso.
Músculos estriados
Os músculos estriados são controlados pela vontade humana, e por serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo.
Publicidade
Músculos lisos
Os músculos lisos são involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos. Por exemplo, os movimentos do esôfago.
Músculo cardíaco
O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração, no entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso colocado a parte.
Funções dos Músculos do corpo humano
- Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr, por exemplo;
- Estabilização das posições corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar;
- Regulação do volume dos órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco;
- Movimento de substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os
músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração; - Produção de calor: Quando os músculos do corpo humano se contraem, eles produzem calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo que é usado na manutenção da temperatura corporal;
Referências
Sistema muscular – Viviane Marques
Fisiologia muscular – Silvia M. Nishida
Sistema muscular – Luiz Paulo Castro
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Músculos do corpo humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/musculos-do-corpo-humano. Acesso em: 28 de November de 2024.
01. [UNIRIO]: É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu citoplasma encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias.
Essa é a descrição do tecido:
a) epitelial
b) conjuntivo
c) muscular estriado cardíaco
d) muscular não estriado
e) muscular estriado esquelético
02. [UFV]: Considerando o esquema dos sarcômeros representados abaixo e suas características durante a contração, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta.
b) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta.
c) II delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam.
d) III contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita.
e) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta.
01. [UNIRIO]
Resposta: C
O tecido muscular estriado cardíaco pode ser diferenciado dos outros tipos por apresentar contrações involuntárias rápidas, discos intercalares e células mononucleadas com núcleos centrais. No tecido muscular estriado esquelético, por exemplo, os núcleos estão na periferia da célula e suas contrações são voluntárias. Já no tecido muscular não estriado, observa-se um núcleo também central, porém a contração involuntária é lenta.
02. [UFV]
Resposta: E
Apesar de V indicar realmente um sarcômero, sabemos que essa unidade é contrátil, diferentemente do que foi afirmado na alternativa.