Você já notou que as pessoas possuem diferentes tons de pele, assim como dos pelos? Isso se dá em decorrência da interação de diversos pigmentos, como os carotenoides, a hemoglobina e a melanina. A melanina, entretanto, é a principal no que se refere à coloração. Trata-se de uma proteína que é produzida a partir de um aminoácido essencial denominado tirosina, pelas células que são chamadas de melanócitos. Normalmente o pigmento possui coloração marrom, tendo como principal função proteger o DNA contra a ação nociva da radiação que é emitida pelos raios solares.
Publicidade
Essas células, denominadas melanócitos, possuem em sua estrutura um citoplasma que se apresenta em formato de glóbulo, por onde saem alguns prolongamentos em direção à superfície da epiderme. Nesse caminho, esses prolongamentos passam pelas células chamadas de queratinócitos, onde são introduzidos os pigmentos. Chamamos essa associação entre o melanócito e queratinócito de unidade epidérmico-melânica, formada, normalmente, por somente um melanócito, mas uma quantidade de mais de trinta queratinócitos.
Nesses melanócitos é produzida a melatonina, no interior de organelas que são conhecidas como melanossomos. O que determina, em um indivíduo, se a pele será mais, ou menos pigmentada, é justamente a quantidade de melanossosmos.
Tipos de melanina
São produzidos dois subtipos de melanina no interior dos melanossomos, que são a feomelanina e a eumelanina. Enquanto a feomelanina possui coloração vermelha ou amarela, a eumelanina possui coloração variável de marrom ao negro.
É possível, ainda, classificar a melanina como construtiva ou facultativa. O primeiro tipo não precisa de exposição solar para ser produzida, variando de acordo com os nossos genes. A facultativa, por sua vez, somente é sintetizada após a exposição ao sol, sendo reversiva, ao contrário da primeira. Essa segunda causa uma alteração na coloração da pele, um escurecimento, que funciona como uma reação do nosso corpo para realizar a fotoproteção de nosso material genético. Quando a exposição for excessiva, pode desencadear alterações significativas como o melasma e lentigos. A exposição prolongada, com o passar dos anos, sem que haja proteção, pode ainda desencadear o desenvolvimento de câncer de pele.
Quais são os alimentos que auxiliam na produção de melanina?
Existem alguns alimentos que podem ajudar no processo de produção de melanina por serem ricos em tirosina. São eles ovos, laticínios, carnes, peixes, cenoura, abóbora, tomate, goiaba, acerola, mamão, laranja, melancia, melão, morango, mirtilo, damasco, castanha, nozes, entre outros.
Doenças relacionadas à Melanina
A variação na produção da melanina pode estar relacionada a algumas doenças de pele, como é o caso do albinismo, que é o caso de pessoas que apresentam ausência congênica de tirosinase, o que leva, portanto, à inexistência de melanina; vitiligo, que é um distúrbio crônico onde há a destruição parcial dos melanócitos, que geram algumas manchas brancas na pele; melasma, que é a doença em que o indivíduo passa a ter manchas escuras na pele em decorrência do aumento da produção de melanina; e o câncer de pele, que é um tumor causado principalmente pela exposição de forma excessiva aos raios ultravioletas, mas pode surgir ainda em decorrência do uso em excesso de substâncias que possam ser malignas para o organismo.
Publicidade
Referências
Biologia – Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Melanina. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/melanina. Acesso em: 15 de December de 2024.
01. [UEL] Analise a figura a seguir.
Fonte: JUNQUEIRA, L. C.& CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 295.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:
a) A pele negra, representada pela figura de número III, não tem necessidade de produzir melanócitos quando em contato com os raios ultravioleta.
b) Os indivíduos de pele albina estão representados pela figura II, pois, em contato com os raios ultravioleta produzem uma quantidade intermediária de melanócitos como conseqüência de problemas enzimáticos.
c) Os indivíduos de pele clara estão representados pela figura I, o que justifica o fato da pele destas pessoas, quando em contato com os raios ultravioleta, ficarem vermelhas.
d) As células epiteliais da epiderme contêm quantidade variável do pigmento melanina, colocado como um capuz sobre o lado do núcleo celular que está voltado para o exterior, de onde vêm os raios ultravioleta.
e) Tumores malignos originados de células epiteliais de revestimento podem ser causados pela falta de exposição ao sol.
01. [D]