Alguns termos são comumente usados na ecologia para denominações nesse setor. Entre elas encontramos Habitat e Nicho ecológico que, inclusive, são bastante confundidos. Vamos entender abaixo quais são os significados delas. Indivíduos de uma mesma espécie e que vivem em uma determinada região, próximos, formam uma população, como as onças de um pantanal, por exemplo, que formam uma população. As capivaras, também encontradas no pantanal, entretanto, fazem parte, por serem de outra espécie, de outra população.
Publicidade
Uma das questões que a ecologia mais estuda, inclusive, é “o que faz o número de indivíduos de uma população aumentar, diminuir ou permanecer constante?”. Diante disso, podemos dizer que as vezes a população de uma determinada espécie pode aumentar de forma bastante intensa, e isso pode causar fortes impactos na natureza, como aconteceu na Austrália, quando alguns coelhos foram levados para serem usados nas caçadas e acabaram se reproduzindo de forma intensa e rápida por não terem predadores e parasitas para controlar a população. Como resultado, depois de um tempo havia mais de 200 milhões de indivíduos que começaram a destruir plantações e pastagens do país.
Habitat
Chamamos de habitat o lugar da natureza em que uma determinada espécie vive. Como exemplo, podemos citar os lagos e matas alagadas da Amazônia são habitat da Vitória Régia, e as florestas de bambu das regiões montanhosas da China e do Vietnã, são habitat do Panda.
Nicho
Nicho, por sua vez, é como chamamos o conjunto de condições em que um determinado indivíduo ou população vive e se reproduz, podendo ser definido ainda como o “modo de vida” de um organismo na natureza. O modo de vida inclui fatores físicos, como a umidade e a temperatura, por exemplo, assim como fatores biológicos, como os alimentos, e os seres que se alimentam desse indivíduo. O Bugio, por exemplo, tem seu nicho, que envolve o que ele come, os seres que se alimentam dele, assim como os organismos que vivem junto ou ao redor, e assim por diante. As plantas também têm seu nicho, que envolve os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde esses sais minerais são extraídos, a relação que tem com outras espécies, e assim por diante. Os nichos mostram envolvem ainda como as espécies fazem a exploração dos recursos do ambiente, como a zebra, por exemplo, que vive nas savanas da África, e come ervas rasteiras, e a girafa que, em contrapartida, vivendo no mesmo habitat que a zebra, come as folhas das árvores.
Referências
Biologia – Cézar da Silva Jr
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Habitat e Nicho Ecológico. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/habitat-e-nicho-ecologico. Acesso em: 21 de November de 2024.
01. [ENEM] Segundo o projeto TAMAR, as tartarugas cabeçudas vivem em alto-mar quando filhotes e juvenis, já os adultos vivem em áreas de alimentação situadas em profundidades entre 25 e 50 m.
Marque a alternativa que indica corretamente o nome do conceito ecológico tratado na afirmação acima.
a) a cadeia alimentar.
b) o habitat.
c) o nicho ecológico.
d) a teia alimentar.
e) a biomassa.
02. [ENEM] O mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis.
A respeito dos conceitos ecológicos tratados acima, marque a alternativa correta.
a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico.
b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.
e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat.
01. [B]
02. [C]