As glândulas sudoríparas são encontradas por quase toda a extensão da derme humana. Sendo glândulas, são estruturas formadas de tecido epitelial, apresentando como característica primária a possibilidade de secreção. Ou seja, são tecidos capazes de expelir agentes externos do corpo. Dessa forma, de acordo com a eliminação destas secreções, as glândulas serão classificadas como endócrinas ou exócrinas.
Publicidade
- Glândulas Endócrinas: eliminam secreção diretamente nos vasos sanguíneos;
- Glândulas Exócrinas: eliminam secreção em locais livres, apresentando um ducto exclusivo para liberação;

Como exemplos de glândulas exócrinas podem ser citadas as glândulas sebáceas, além, é claro, das sudoríparas. Estas de interesse total para a formatação do artigo. À exceção da glande do pênis, estas glândulas são encontradas ao longo de quase todo o corpo. Grande parte destas glândulas é classificada como túbulo-enovelada. Elas, dessa forma, liberam apenas um tipo de secreção, o suor. Através do túbulo, partes do citoplasma não são perdidas, graças à glândula merócrina.
Classificação das glândulas sudoríparas
Além da classificação das glândulas sudoríparas em écrinas e apócrinas, há outro detalhe a se ressaltar. Nestas glândulas, há duas espécies de células atuantes, denominadas como escuras e claras.
Como as glândulas classificadas, e também os tipos de células atuantes, vale ressaltar ainda as porções encontradas nesta glândula. As porções estas podendo ser do tipo secretoras ou condutoras.
Glândulas sudoríparas écrinas (ou merócrinas)
As mais presentes e comuns, são distribuídas por quase toda a extensão da pele e ativadas, geralmente, de forma simultânea. Concentram-se, no entanto, de forma mais significativa nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.
Liberando as secreções diretamente na superfície da pele, elas trabalham como reguladoras de temperatura. Além disso, as secreções não apresentam dispersão de parte do citoplasma durante eliminação.
O suor que se libera das glândulas sudoríparas écrinas é muito mais diluído. Contendo baixa quantidade protéica, o suor liberado é bastante aquoso.
Publicidade

Glândulas sudoríparas apócrinas
As glândulas do tipo apócrina são maiores, no entanto menos frequentes que as écrinas. Encontradas nas axilas, assim como na região das aréolas mamárias e também nas regiões genitais e anal.
Esse tipo de glândula libera suas secreções através dos canais delimitados como folículos pilosos. Sendo assim, bastante diferentes do que se nota nas glândulas écrinas. Outra característica das apócrinas a se ressaltar é o citoplasma carregado junto à secreção.
Porções encontradas nas glândulas
Existem dois tipos de porções a se destacar nas glândulas sudoríparas. As porções secretoras serão os túbulos-enovelados. A estrutura compreenderá tanto células claras, como também escuras. Cada uma delas liberará diferentes substâncias quando acionadas. Localizando-se na região mais profunda da pele, esta é a porção responsável pelo suor.
Publicidade
Células escuras e claras
- Células escuras: comportam grande quantidade de grânulos de secreção. Além disso, há grande presença de retículo endoplasmático igualmente em grânulos;
- Células claras: não possuem os grânulos das escuras, e a quantidade do retículo é significativamente menor. As células claras seriam, de certa forma, a fração aquosa do suor;
Já a porção condutora, por fim, será constituída por células do tipo basais e superficiais. Esta porção condutora será a transportadora do suor para o exterior do corpo.
Células basais e superficiais
- Células basais: presentes em camadas mais profundas da epiderme;
- Células superficiais: presentes nas camadas mais externas da epiderme;
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Glândulas Sudoríparas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/glandulas-sudoriparas. Acesso em: 27 de April de 2025.
01. [PUC] A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.
a) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e menor quantidade de urina.
b) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.
c) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e maior quantidade de urina.
d) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e menor quantidade de urina.
e) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.
01. [C]
02. [C]