O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífico, isto é, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Essa relação ecológica está ligada, principalmente, à necessidade de obtenção de alimentos.
Publicidade
As relações ecológicas podem ser:
- Relações harmônicas: Ninguém é prejudicado.
- Relações desarmônicas: Alguém é prejudicado.
- Relações interespecíficas: Entre espécies diferentes (como é o caso do comensalismo)
- Relações intraespecíficas: Dentro da mesma espécie.
Assim como já dito, o comensalismo se caracteriza por ser uma relação entre indivíduos de espécies diferentes. No comensalismo, apenas uma das espécies se beneficia sem, no entanto, prejudicar a outra espécie envolvida.
Desse modo, A espécie que obtém ganhos é denominada como comensal, e seus ganhos, como o nome da relação sugere, estão relacionados à aquisição de alimento.
Exemplos de comensalismo
Tubarões e rêmoras
Um exemplo de comensalismo ocorre entre a rêmora e o tubarão. A rêmora é um peixe que consegue se fixar ao corpo do tubarão.
Além de ser transportada por ele, a rêmora aproveita os restos de sua alimentação. O tubarão não é prejudicado pela presença da rêmora.
Anêmonas-do-mar e peixes-palhaço
Outro exemplo presente na natureza é a relação entre a anêmona-do-mar e o peixe-palhaço. Este peixe busca proteção, dos predadores, entre as anêmonas.
Publicidade
Ao mesmo tempo em que aproveita para se alimentar de sobras deixadas pelas anêmonas. Estas, que não são prejudicadas na relação.
Hienas e leões
Exemplo de comensalismo também é a hiena, que aguarda o momento em que os leões abandonam as carcaças das presas para, só então, se alimentarem. Apesar de não habitarem exatamente o mesmo espaço, existe uma relação entre de benefício entre essas espécies distintas.
Urubus e seres humanos
Também podemos dizer que os urubus possuem uma relação de comensalismo com os seres humanos: como somos a espécie que mais gera desperdício de alimentos, os urubus se beneficiam disso e se alimentam dos restos descartados em lixões e nos aterros.
Publicidade
Guepardos e abutres-de-costas-brancas
Os abutres-de-costas-brancas são aves comensais de diversos felinos, e um deles é o guepardo. Os abutres ficam, à distância, acompanhando os guepardos se alimentarem de suas presas. Quando estes concluem e deixam restos de carne, os abutres se aproveitam e servem-se da carne desprezada.
Referências
Biologia dos organismos – Gilberto Rodrigues Martho, Jose Mariano Amabis
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Comensalismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/comensalismo. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. [UFCG]
Existem inúmeras formas de associação entre os seres vivos nas relações ecológicas e, consequentemente, uma classificação. A relação interespecífica harmônica, em que uma espécie é beneficiada e a outra nada sofre, é classificada como:
a) Mutualismo e amensalismo.
b) Comensalismo e mutualismo.
c) Mutualismo e inquilinismo.
d) Comensalismo e amensalismo.
e) Inquilinismo e comensalismo.
Resposta: E
No comensalismo, uma espécie é beneficiada, porém, a outra envolvida não é prejudicada nem beneficiada. Como o inquilinismo apresenta essas mesmas características, muitos autores consideram-no um tipo de comensalismo.
2. [UNICENTRO]
As rêmoras alimentam-se de fragmentos de comida deixados pelo seu tubarão hospedeiro, bem como de invertebrados pelágicos e pequenos peixes. Esses peixes, então, ficam com as “migalhas” que sobram quando o tubarão captura sua presa (1º caso). Porém, agora, sabe-se que algumas rêmoras também se alimentam de ectoparasitas de tubarões. O tubarão hospedeiro, portanto, pode beneficiar-se da situação quando os ectoparasitas que vivem presos à sua pele são removidos pela rêmora (2º caso). Esse texto descreve duas interações ecológicas entre seres de diferentes espécies. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as interações que ocorrem no 1º e 2º casos.
a) Competição e comensalismo.
b) Mutualismo e comensalismo.
c) Comensalismo e mutualismo.
d) Inquilinismo e parasitismo.
e) Parasitismo e inquilinismo.
Resposta: C
No primeiro caso, a rêmora come os restos alimentares, beneficiando-se sem causar prejuízo ou benefício ao tubarão. No segundo caso, no entanto, o tubarão é também beneficiado, constituindo, portanto, um caso de mutualismo.
3.