As células eucariontes apresentam seu núcleo definido, estando presentes em animais, como fungos e protozoários. Também chamadas de eucélulas, ou ainda eucarióticas, estas células formam tanto organismos do tipo unicelular, quanto pluricelular. Com uma estrutura celular mais complexa, se comparado aos procariontes, formam os seres mais comuns do planeta.
Publicidade
O envoltório nuclear apresentado neste tipo de célula, portanto, delimita o núcleo. Nas eucélulas, diferentemente dos procariontes, o material genético está inserido no núcleo, e não diluído no citoplasma.
A denominação eucarionte e procarionte origina-se a partir presença ou não de carioteca. As eucélulas apresentam essa organela que delimita o material genético. Enquanto as procariontes não apresentam-na, o que acaba individualizando o núcleo celular.
Algumas linhas de pesquisa acreditam que as células mais complexas (eucariontes) tenham surgido a partir da evolução das procariontes. Contudo, não há como apontar com exatidão como fora o processo de aperfeiçoamento em questão. O que se acredita é que a célula primitiva levou milhões de anos até atingir o ponto evolutivo conhecido hoje.
Classificação das células eucariontes
À exceção das bactérias, cianobactérias e microplasmas (procariontes), todos os demais organismos vivos da terra são eucariontes. Dessa forma, as eucélulas estão presentes nos animais integrantes dos reinos animália, fungi, plantae e protista.
A meiose e a mitose, que integram estes organismos, são o verdadeiro motivo para essa variedade biológica. Além desta diversidade, estes organismos podem atingir diferentes tamanhos, como também executar diferentes funções e atividades.
Diferenças estruturais
A partir do ponto de vista de análise das células vegetais e animais, é possível delimitar diferenças estruturais. É possível observar que as paredes celulares nas células vegetais são mais rígidas, promovendo maior proteção ao interior.
Publicidade
Além disso, os vacúolos citoplasmáticos são maiores que os encontrados na célula animal. Esta, por sua vez, apresenta inúmeros vacúolos pequenos, enquanto a célula vegetal apresenta um largo vacúolo.
A presença de cloroplastos possibilita esse largo vacúolo central. A ausência desta organela na célula animal propicia os variados vacúolos observados. Ainda, além dos cloroplastos, as células vegetais ainda compõem-se de mitocôndrias, plasmodesmas e plastídios.
Características das células eucariontes
As características das células eucariontes são bastante abrangentes, de certo ponto, isso porque trata-se uma célula com estrutura complexa. Se comparada às procariontes, é possível observar detalhes que caracterizam claramente essa célula. Tais como:
Publicidade
- Todas as células eucariontes apresentam membrana plasmática e citoplasma;
- O núcleo celular é muito bem definido (carioteca), sendo consideradas células com núcleo real;
- Parede que delimita, protege e armazena o material genético localizado no núcleo;
- Interior dividido em compartimentos;
- Organelas dispostas organizadamente nos compartimentos;
- Cariomembrana individual e com delimitação clara;
- A cariomembrana mantém cromossomos com separação das demais organelas que compõem o núcleo;
Diferença entre as células procariontes e eucariontes
Uma diferença observada entre as células procariontes e eucariontes é a delimitação do envoltório nuclear, a carioteca. A presença deste envolto caracteriza inclusive o nome de ambas as células.
No entanto, as eucélulas apresentam, além da carioteca, o citoesqueleto (fibras protéicas existentes no citoplasma). Além disso, processos exclusivos ocorrem nas células eucariontes e não ocorrem nas procariontes, como:
- Mitose;
- Meiose;
- Endocitose (material extracelular transportado para o protoplasma);
- Exocitose (material intracelular transportado para o meio externo);
Sendo alguns organismos pluricelulares, as eucariontes acabam originando tecidos e alguns órgãos específicos. A associação intracelular é constituída através da geração de funcionalidades complementares. Por fim, ocorre a chamada interdependência funcional e estrutural. Esta mutualidade entre função e estrutura auxilia na diferenciação morfológica dos organismos pluricelulares.
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Células Eucariontes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/celulas-eucariontes. Acesso em: 21 de November de 2024.
01. [UFPB] Os organismos como os cajueiros, os gatos, as amebas e as bactérias possuem, em comum, as estruturas
a) lisossomos e peroxissomos.
b) retículo endoplasmático e complexo de Golgi.
c) retículo endoplasmático e ribossomos.
d) ribossomos e membrana plasmática.
e) ribossomos e centríolos.
02. [Vunesp] Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características:
a) não possuem material genético.
b) possuem material genético como os eucariontes, mas são anucleados.
c) possuem núcleo, mas o material genético encontra-se disperso no citoplasma.
d) possuem material genético disperso no núcleo, mas não em estruturas organizadas denominadas cromossomos.
e) possuem núcleo e material genético organizado nos cromossomos.
01. [D]
02. [B]