Proteínas, lipídios, ácidos nucleicos e carboidratos são as quatro biomoléculas de maior importância na natureza, sendo que as mais numerosas, são os carboidratos. Também chamados de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, oxigênio e hidrogênio.
Publicidade
Quando falamos em carboidratos, estamos falando das principais fontes de energia dos seres vivos, já que durante o processo de oxidação liberam energia no organismo, além de participar da formação das estruturas não apenas das células, mas dos ácidos nucleicos.
Como são classificados os carboidratos?
Ainda que possuam uma fórmula geral (CnH2nOn), os carboidratos, também denominados sacarídeos, podem ser divididos em três classes, que serão explanadas a seguir.
Monossacarídeos
Com valores entre 2 e 7 carbonos em sua estrutura, os monossacarídeos são açúcares simples que não sofrem hidrólise, uma vez que são a unidade mínima de um composto. Como exemplo, podemos citar a glicose, que é uma hexose e, portanto, um monossacarídeo composto por seis carbonos.
Oligossacarídeos
Os oligossacarídeos, por sua vez, são compostos de 2 até 20 monossacarídeos, ligados por ligações denominadas glicosídicas. Sofrem hidrólise quando é necessário que virem unidades simples, como na digestão, por exemplo. Podemos citar como exemplo de oligossacarídeo a sacarose.
Polissacarídeos
Os polissacarídeos, por fim, são aqueles compostos por diversas unidades de monossacarídeos, sendo, portanto, polímeros com mais de vinte monômeros em sua composição, podendo conter de centenas a milhares deles. Como exemplo, podemos citar o amido, a celulose e o glicogênio.
Funções dos carboidratos
São diversas as funções dos carboidratos no organismo. Como mencionamos anteriormente, têm função energética, sendo armazenados como amido nas plantas, e como glicogênio nos animais. São hidrolisados no organismo, se tornando monossacarídeos que servem como combustível para o processo de respiração celular, que por sua vez produz ATP, a energia das células. Além disso, possuem função estrutural.
Publicidade
É o caso, por exemplo, da celulose, que está presente nas paredes celulares dos vegetais e, no caso dos animais, citamos os artrópodes como exemplo, que possuem a quitina presente em seu exoesqueleto. Os carboidratos, por fim, estão presentes na lubrificação das articulações, no tecido conjuntivo e, ainda, quando associados às proteínas e lipídios, podem apresentar ainda diversas outras funções no organismo dos animais.
Referências
Biologia Molecular da Célula – Bruce Alberts
Fundamentos da Biologia Moderna – José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Carboidratos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/carboidratos. Acesso em: 24 de November de 2024.
01. (UNIFOR-CE] As fibras musculares estriadas armazenam um [carboidrato a partir do qual se obtém energia para a contração. Essa substância de reserva se encontra na forma de:
a) Amido;
b) Glicose;
c) Maltose;
d) Sacarose;
e) Glicogênio.
02. [UFR-RJ] As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns:
I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo.
II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos.
III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios.
IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.
01. [E]
02. [B]