O curso de biomedicina vem ganhando mais espaço e chamando atenção para uma área que, antes, não tinha tanto destaque. Trata-se de uma área de saúde que atua na prevenção, diagnóstico, proteção e recuperação da saúde, estudando, pesquisando, identificando enfermidades e atuando no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. O biomédico, portanto, pode atuar em hospitais, laboratórios de análises clínicas, indústrias de medicamentos, entre outros.
Publicidade
As pesquisas de tratamentos genéticos com células-tronco, bem como o avanço dos tratamentos de fertilidade, o estudo aprofundado de determinadas doenças e o desenvolvimento de curas junto ao aprimoramento de vacinas são tendências de desenvolvimento da área, que dá saltos cada vez maiores com o avanço da tecnologia e da ciência.
Qual a diferença da biomedicina para campos próximos?
Uma grande dúvida bastante comum, principalmente entre os estudantes que se interessam pela área da medicina, é o que realmente há de diferente entre a biomedicina e outras áreas de saúde próximas.
A biomedicina, como mencionamos anteriormente, tem seu estudo voltado às doenças que afetam à saúde e à vida das pessoas, aprimorando através de estudos, tratamentos e curas de doenças, caminhando lado a lado com a medicina. O biomédico atua, principalmente, em laboratórios, atuando de acordo com a biologia, testando a reação de diversos agentes biológicos para desenvolver novas vacinas ou aprimorar tratamentos, por exemplo.
A história da biomedicina
A biomedicina é uma área de estudo relativamente nova, tendo completado 50 anos em 2016. No ano de 1966, teve início a história da biomedicina com a implantação do curso de Ciências Biomédicas Modalidade Médica na Escola Paulista de Medicina, procurando formar profissionais para atuar na área de pesquisa nas áreas biológicas e de medicina, bem como na área docente que, à época, estavam carentes de profissionais atualizados que se dedicassem aos novos avanços na área da saúde.
O curso, entretanto, teve grande nível de aceitação, favorecendo sua implantação em outras universidades, passando a se expandir de forma signigicativa no Brasil e no mundo. A profissão foi regulamentada no ano de 1979, bem como houve a implantação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Biomedicina. A biomedicina é, atualmente, portanto, uma importante profissão da área de saúde nacional, e abrange aproximadamente 33 habilitações legalmente estabelecidas.
Publicidade
Referências
http://www.abbm.org.br/historia-da-biomedicina
http://www.icbim.ufu.br/node/9https://www.iped.com.br/materias/biomedicina/importancia-biomedicina-saude.html
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Biomedicina. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/biomedicina. Acesso em: 22 de November de 2024.