Abreviaturas

As abreviaturas podem ser neologismos ou ainda formas de redução de uma informação aceita pela norma culta padrão da língua portuguesa.

As abreviaturas são formações de neologismos que reduzem uma sentença, a fim de acelerar o repasse da informação. Ela pode ser de duas formas: formal e informal.

Publicidade

No mundo de hoje, a internet tem dominado como o grande meio de comunicação entre as pessoas. Seja por SMS, aplicativos de mensagens ou os próprios emails que são uma recorrente há alguns anos.

As abreviações acabam sendo cada vez mais parte do vocabulário das pessoas. No entanto, algumas ainda são criações da própria sociedade, propagada pelo meio de comunicação principal da atualidade.

É nítido, por exemplo, que há abreviaturasque não são aceitas pela norma culta padrão da língua portuguesa. Entretanto, há aquelas que não só são aceitas, como também muito utilizadas para delimitar ou especificar uma sentença para rápida informação.

A moderna forma de comunicação atual fez com que a língua portuguesa sofresse sutis alterações, mesmo que ainda não aceitas pela norma culta.

Ritmo acelerado, velocidade de informação e uma sociedade lotada de novidades. O efeito disso foram frases reduzidas, palavras com letras cortadas e o tempo mais otimizado.

abreviaturas
(Imagem: Reprodução)

O que são, afinal, as abreviaturas?

As abreviações reduzem palavras, resumem frases e tornam a comunicação mais ágil. Utilizadas em aplicativos de mensagem, SMS, bilhetes ou, dependendo da faixa etária, até mesmo em conversas do cotidiano.

Publicidade

É válido ressaltar, porém, que as abreviações também podem abranger siglas e abreviaturas. Ou seja, redução oficial de uma determinada frase ou ainda indicação de um significado utilizando apenas uma referência mínima.

Abreviações não aceitas pela norma culta

As abreviações observadas em conversas no meio digital e em grupos de adolescentes ainda não são aceitas pela norma culta. Fazem parte, assim, de uma linguagem mais popular e de tribo. Dessa forma, fazem parte destas abreviações:

  • Msg (mensagem);
  • Tdb (tudo de bom);
  • Vc (você);
  • fb (facebook);
  • Pq (todos os tipos de porque);
  • Tb (também);

Estas abreviações não fazem parte da norma culta. Elas são apenas reconhecidas e compreendidas pelos usuários.

Publicidade

Abreviaturas aceitas pela norma culta padrão da língua portuguesa

Diferentemente das citadas anteriormente, há abreviaturas que são aceitas pela norma culta. Estas são utilizadas para delimitar e encurtar uma informação, a fim de que o receptor consiga compreender o mais rápido possível.

Temos, portanto, duas formas de abreviatura aceitas: palavras com ponto abreviativo e siglas.

Palavras com ponto abreviativo

A abreviatura faz parte da escrita. Como resumo, ela pode ser especificada tanto pela letra inicial (ou letras iniciais); sílabas iniciais, mediais ou finais.

Seguindo a norma culta padrão, a regra deverá ser aplicada da seguinte forma para as palavras: a primeira sílaba da palavra + primeira letra da seguinte sílaba + ponto de abreviação. Veja nos exemplos:

Ed. (edição);

Adj. (adjetivo);

Alt. (altitude);

Regras necessárias:

  • Palavras devem sempre ser cortadas em consoantes;
  • Caso a palavra tenha a primeira letra da segunda sílaba em vogal, deverá ser escrito até a primeira consoante para abreviar;
  • Acento em proparoxítonas sempre serão mantidas;
  • Caso a segunda sílaba se inicie por duas consoantes, ambas deverão estar inseridas nas abreviaturas;

Siglas

As siglas são formas de abreviar nomes de instituições, empresas ou sociedades. Exemplos:

  • ONU (Organização das Nações Unidas);
  • JBS (José Batista Sobrinho – empresa);
  • EUA (Estados Unidos da América);

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Abreviaturas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/abreviaturas. Acesso em: 25 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UFAL] Abreviação é o termo genérico que designa as abreviaturas, as siglas e os símbolos, pois cada ambiente onde se “trabalha” com a língua escrita tem maneiras próprias de abreviar e até cada pessoa cria e utiliza suas próprias abreviaturas.

I. Sigla é a representação de um nome por meio de suas iniciais.

II. Siglas e acrônimos devem vir precedidos de respectivo significado e de travessão em sua primeira ocorrência no texto.

III. Usa-se grafar entre as aspas simples: a citação dentro de uma citação.

IV. Símbolos são letras, sinais ou signos que representam palavras e expressões e são constituídos apenas por letras minúsculas.

V. Cada ambiente onde se “trabalha” com a língua escrita tem maneiras próprias de abreviar e até cada pessoa cria e utiliza suas próprias abreviaturas.

A resposta correta é a opção:

a) I, III e IV

b) I e V

c) I, II e III

d) I, II, III e V

e) II e V

01. [D]

 

Compartilhe

TOPO