Os aborígenes são grupos indígenas oriundos da Oceania. Como outros nativos que habitavam os variados continentes, eles sofreram massacres dos colonizadores.
Publicidade
No presente, os povos nativos sofrem com a discriminação da população dita “civilizada”; o povo aborígene ficou às margens da sociedade australiana moderna. No passado, os colonizadores ingleses (exploradores do território australiano) foram os primeiros a cometer um genocídio aborígene.
Inúmeros aborígenes acabaram morrendo após o contato com os ingleses. Isso porque os soldados costumavam se aproximar das aldeias com o intuito de oferecer presentes e agrados aos nativos.
O que estes não imaginavam é que os soldados envenenavam com arsênio a água e também os alimentos doados. Em decorrência dessa estratégia maligna, muitos nativos acabaram morrendo, diminuindo consideravelmente a população.
Além da cruel estratégia visando o extermínio da população, os soldados ainda instigavam confrontos entre tribos. Assim, as aldeias provocariam as mortes entre si. A destruição de locais sagrados e até mesmo escravização dos nativos foram práticas comuns.

Os Aborígenes após Independência da Austrália
Após proclamação da independência australiana, os nativos sofriam com a demasiada discriminação. O próprio país marginalizou os nativos, relegando-os e os mantendo às periferias da sociedade.
Um caso considerado atualmente como uma vergonha, admitida pela própria administração australiana, foi as inúmeras matanças. Entre esses vários genocídios, destaca-se o The Stolen Generations.
Publicidade
Essa medida genocida tinha, como objetivo principal, uma “limpeza étnica” no país. Tudo sob tutela do governo e autorização das altas cúpulas administrativas australianas.
Autorizações foram concedidas a homens que invadiam tribos e aldeias. Bebês, crianças e mulheres eram raptadas. Enquanto isso, homens adultos e algumas mulheres eram dizimados sob ataques a sangue frio.
Curiosidades do povo aborígene
Algumas curiosidades e características até impressionam quem conhece de forma breve a história do povo nativo da Oceania:
Publicidade
- Inclusive, acredita-se que não sejam originários da Oceania, mas sim da África;
- Mais de 300 idiomas foram estimados entre as aldeias aborígenes antes da colonização;
- Os aborígenes acreditam em totens que representem o mundo dos espíritos, estes reais controladores das forças do Universo;
- O povo aborígene não é guerreiro (apenas quando necessário), mas sim um apaixonado pela música, cultura e o próprio folclore;
- Acredita-se que os bumerangues tenha tido origem com o povo aborígene para a caça de animais selvagens, uma prática muito comum entre os povos;
- Os nativos australianos são conhecidos como os únicos povos indígenas que não usavam qualquer tipo de vestimenta. Ou seja, nudez total;
Aborígenes hoje: os humanos vivos mais antigos
A Revista Nature, em publicação, apontou que os aborígenes, atualmente, são os humanos vivos mais antigos. Pesquisadores observaram um total de 83 aborígenes da Austrália e 25 de Papua Nova Guiné com heranças seculares.
Atualmente, os Aborígenes correspondem a pouco mais de 1% da população na Austrália. Ainda vivendo como marginalizados, em aldeias no deserto que cercam as grandes metrópoles.
O preconceito exigiu a intervenção do governo, que auxilia os povos com valores irrisórios apenas para viver dia após dia. Contudo, a discriminação ainda é imensa, dificultando a ascensão desse povo na sociedade moderna.
A cúpula australiana busca desenvolver políticas de compensação, cujo objetivo é inserir os aborígenes à sociedade australiana. Além da criação de uma lei antidiscriminação, políticas públicas têm sido desenvolvidas em favor do povo mais antigo da Terra.
Referências
Uma história do genoma aborígene australiano – Revista Nature
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Aborígenes. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/aborigenes. Acesso em: 25 de April de 2025.