A Batalha de Stalingrado foi um dos eventos mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Ocorreu entre julho de 1942 e fevereiro de 1943, na cidade de Stalingrado, na URSS (atualmente Volgogrado, na Rússia).
Publicidade
Na operação militar em questão, as forças Nazistas alemãs do Eixo tentaram conquistar a cidade de Stalingrado. Em um avanço arriscado, o plano não teve sucesso, ocasionando baixas imensas no exército nazista.
O conflito durou cerca de 6 meses, mas contando com mais de 1,5 milhões de baixas. A Batalha de Stalingrado é considerada como uma das mais significativas da Grande Guerra.
Considerada como o ponto decisivo para o fim da Segunda Guerra Mundial, a Batalha de Stalingrado é dividida em quatro fases. Entre elas estão:
- A 1ª fase de defesa, ocorrida até 19 de novembro de 1942;
- A 2ª fase de ofensiva soviética, sob o norte e sul da cidade de Stalingrado, cercando alemães na cidade;
- A 3ª fase de tentativa alemã de socorrer as tropas encurraladas na cidade de Stalingrado;
- A 4ª fase com tropas alemãs cercadas e as de resgate sendo dizimadas em um curto período de tempo, em janeiro de 1943;

Como ocorreu a Batalha de Stalingrado
As ofensivas alemãs tiveram início na primeira fase da batalha, contando com resultados positivos. Os bombardeios da Força Aérea Alemã (LuftWaffe) deram indícios favoráveis aos nazistas à Batalha de Stalingrado.
Os bombardeiros seriam apenas o início. As próximas ofensivas seriam por meio terrestre, ao invadir e tomar a cidade.
A resistência soviética, no entanto, foi muito mais forte. O conhecimento geográfico e a preparação física para o inverno rigoroso mudaram o cenário da Batalha.
Publicidade
Foi no ano de 1942, durante a segunda fase do confronto, que uma ofensiva soviética cerca o exército nazista. Ordens do Reich eram claras: nada de se entregar, e, enfrentar os soviéticos, mesmo sob desvantagem, era uma obrigação.
No alto do inverno de 1943, soldados alemães acabaram sucumbindo ao clima e à fome. A batalah de Stalingrado, então, teve um fim sob anúncio do general Paulus, que rendeu seu exército em fevereiro de 1943.
O momento, claro, entrou para a história. Isso porque a derrota em Stalingrado era o início da derrocada nazista. Segundo os pesquisadores da linha, este seria o ponto determinante para o fim da Segunda Guerra Mundial.
Publicidade
Quem venceu a Batalha de Stalingrado
Os vencedores, obviamente, foram as tropas soviéticas. Não só conseguiram a proteção da cidade de Stalingrado, como também expulsar os alemães. Mas, muito além disso, enfraqueceram os nazistas.
A Batalha de stalingrado é considerada como o ponto de inflexão da Segunda Guerra Mundial. Foi o confronto que devolveu os alemães a Berlim, brecaram o avanço sob o leste europeu e a derrota final, junto aos Aliados, em 1945, foi apenas o decreto.
Razões para a vitória Soviética na Batalha de Stalingrado
Estima-se que algumas razões tenham sido circunstanciais para os soviéticos vencerem a Batalha. Segundo apontam os especialistas, os motivos seriam:
- A experiência e paciência soviética;
- Condições climáticas já conhecidas pelo Exército Vermelho;
- O treinamento do exército soviético no embate corporal/terrestre;
- Artilharia soviética constante contra os inimigos nazistas;
- Equipamentos e armamento antitanque que acabava com a ofensiva Blizkrieg alemã;
- Organização tática de abastecimento soviético a Stalingrado mesmo em meio ao conflito;
- Falta de cacoete em Hitler em reconhecer as limitações de seu exército e não recuar quando era devido;
Referências
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Batalha de Stalingrado. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/batalha-de-stalingrado. Acesso em: 28 de April de 2025.
01. [Mackenzie] A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou:
a) a consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão).
b) a neutralização do exército de Stalin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-soviético de não agressão e neutralidade.
c) a inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich.
d) a vitória da Blitzkrieg – guerra-relâmpago, que consistia em ataques maciços com o uso de carros blindados, aviões e navios.
e) o desembarque aliado nas praias da Normandia – o Dia D, que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht.
01. [C]