Um texto editorial compõe, na grande parte dos casos, a abertura de um jornal ou revista. É por meio dele que o leitor ficará inteirado acerca da posição do meio de comunicação em relação aos acontecimentos.
Publicidade
Tanto jornais quanto revistas procuram sempre esclarecer seus posicionamento acerca do que cerne a sociedade. Isso auxilia, inclusive, para a publicidade boca a boca do meio de comunicação.
Essa publicidade se dará de forma direta. Isso porque as pessoas buscam estar alinhadas a leituras que se assemelham aos seus ideais.
Por isso, os leitores serão fiéis, uma vez que sua posição será sustentada por uma digna publicação. Encontrado geralmente em jornais, o texto editorial, em suma, expressa a opinião conjunto e coletiva dos editores do meio.
Texto editorial: dos jornais aos meios digitais
Um bom texto editorial precisa ser claro e objetivo. Além de emrpeender a filosofia do jornal perante um dado acontecimento, ele também expõe uma opinião coletiva.
Por esse motivo, o texto editorial é um texto dissertativo/argumentativo. Tal como no ENEM, ele deverá expor uma posição clara e coerente.
Antes quase exclusivo de jornais, ele, atualmente, é presente em blogs e sites. Textos editoriais possuem certa complexidade.
Publicidade
Afinal, fogem do gênero jornalístico de informação, e abrangem o espectro da posição/opinião. Uma ideia é ler outros editoriais, afim de se embasar e familiar com estrutura e linguagem para melhor compreensão.
Características do texto editorial
O texto editorial, como um texto argumentativo, assumirá algumas características pontuais. Elas, assim, fugirão do caráter informativo, mas não serão tão opinativos como um texto de coluna.
Assim, textos editoriais comportarão:
Publicidade
- Uma tese; uma ideia a ser defendida por um conjunto de editores responsáveis pelas publicações;
- Escrito na terceira pessoa do singular, onde o autor é implícito e impessoal;
- Assinado por uma instituição, não por uma pessoa;
- Apresenta dados que sustentam o posicionamento, bem como estatísticas e alusões históricas;
- Não possui público-alvo; o público-alvo buscará a publicação, uma vez para verificar se assemelha ou não aos seus ideais;
- O texto é informativo, mas também argumentativo e enfático;
- Apresenta argumentos que defendem a posição e podem conter refutações às opiniões contrárias;
Como fazer um texto editorial corretamente
O texto editorial é produzido seguindo a estrutura padrão de um texto dissertativo/argumentativo. Dessa forma, ele comportará uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
A partir disso, sua arquitetura se assemelha muito mais próxima à redação do ENEM do que às publicações internas do veículo.
Introdução
Um breve apanhado inicial do que será abordado no editorial. É comum encontrar termos iniciais, tais como “Caro leitor”, “Querido leitor” e variáveis.
Assim, a introdução abrange um contexto a se seguir para a argumentação do parágrafo seguinte. Dados apresentados, paralelo com a história e abordagem do cotidiano.
Desenvolvimento
Neste, as opiniões, dados e exemplos serão destacados. É a parte mais importante de um editorial, pois ele precisa ser coerente.
Pode possuir também refutações de opiniões contrárias, com o intuito de destacar a posição do veículo. O interessante é elaborar paralelos, e sempre dar preferência à terceira pessoa do singular.
Conclusão
Por fim, a conclusão será o “arremate final”. Aqui, é preciso terminar de forma criativa e estimular o sentido crítico do leitor.
Um ponto interessante é sempre propor a reflexão. Como um texto editorial sempre aborda o cotidiano, o importante é sempre fazer o leitor pensar no presente. Além disso, convidá-lo a fazer parte da leitura.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Texto editorial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/texto-editorial. Acesso em: 23 de November de 2024.
01. [ENEM] A última edição deste periódico apresenta mais uma vez tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa do material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em outras regiões. Uma situação no mínimo incômoda. Se você sai de casa para jogar lixo em outra localidade, por que não o fazer em local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para a sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e de consciência. Olha o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem aprende errado coloca em prática o errado! Olha o perigo!
(Disponível em http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em 10 ago. 2012 (adaptado)).
Esse editorial faz uma leitura diferenciada de uma notícia veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma das funções sociais desse gênero textual, que é
a) apresentar fatos que tenham sido pelo próprio veículo.
b) chamar a atenção do leitor para temas raramente abordados no jornal.
c) provocar a indignação dos cidadãos por força dos argumentos apresentados.
d) interpretar criticamente fatos noticiados e considerados relevantes para a opinião pública.
e) trabalhar uma informação previamente apresentada com base no ponto de vista do autor da notícia.
01. [D]