Cultura de massa

Cultura de massa é o termo designado para se referir ao produto oriundo da Indústria Cultural de objetivo pura e simplesmente comercial.

A cultura de massa é produto direto originado da Indústria Cultural. Ele abrange todo e qualquer tipo de expressão cultural produzido com o intuito de atingir grande parcela da população.

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Esse modo de atingir e estender ideias/conceitos de um produto denota o único objetivo: gerar comércio. Ou seja, a cultura de massa apresenta como função estabelecer a geração de produtos para consumo abrangente do meio social.

A lógica implementada pela cultura de massa segue os conceitos do capitalismo e do consumismo. A busca pela padronização dos produtos é uma forma de atingir uma parcela homogênea da população.

Dessa forma, essa cultura de massa cerne um padrão previamente estabelecido. Esse padrão comportará características pré-definidas com o intuito de atingir o público, a fim de estimulá-los ao consumo imediato.

cultura de massa
(Imagem: Reprodução)

Cultura de Massa: o que pode ser?

Cultura de massa pode ser tudo o que abrange a cultura pop – designação referente aos anos 2000. Música, filme, dança, seriados televisivos, esportes, desenhos, moda e o que mais abranger.

Cada item que abrange gosto de parcela da sociedade é definido como elementos referentes à Indústria Cultura. Ela, assim, se apropria destas preferências, comercializando-as, transformando-as em cultura de massa.

Os meios de comunicação auxiliam nesta propagação. A televisão, o rádio, os jornais e, atualmente, a internet são os aliados primordiais da cultura de massa.

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Eles serão os alicerces principais na propagação, homogeneização e alienação popular. A disseminação dos produtos, assim, serão fundamentais para fazer destes uma cultura massiva.

É válido sempre destacar que a palavra massa/massiva não é significado de classes sociais segmentadas. O termo é utilizado como referência à formação majoritária da população.

Características da Cultura de Massa

Os produtos oriundos desta cultura apresentam características particulares. Desta forma, a Indústria Cultural produzirá características pontuais dentro da cultura de massa, tais como:

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  • Alcance dos produtos disseminados;
  • Difusão em larga escala por diferentes meios de comunicação;
  • Manifestações artísticas e culturais se alinham aos interesses da maioria;
  • O mercado padroniza os produtos;
  • Bens culturais são transformados em mercadorias;

Os tipos

Theodoro Adorno e Max Horkheimer distribuem a Cultura de Massa em três diferentes tipos. Em cada uma, o tipo de produto se adequaria à maioria estabelecida.

Cultura popular

A cultura popular abrange aquilo que nasce do gosto do próprio povo que a consome. Sem necessidade da propagação dos meios de comunicação, ela é caracterizada por expressão da identidade cultural de uma sociedade.

De modo mais simples, ela é geralmente apropriada pela Indústria Cultural, fazendo com que ela seja massiva e distribuída.

Cultura erudita

Abrange uma produção muito mais técnica e aprofundada. Por meio de análises, críticas e estudos acerca do conteúdo, a cultura erudita comporta poucos apreciadores.

No entanto, esse tipo de cultura tem como destino as elites; pessoas com poderio econômico privilegiado. Seu consumo, por consequência, será menor, mas muito mais lucrativo.

Por esse motivo, seja a cultura de massa popular ou erudita, ambas terão as suas direções. Seja por uma massiva popularidade de consumo, seja por uma pequena parcela de alto poderio financeiro.

De qualquer forma, a cultura, em si, atingirá uma parcela significativa da sociedade. O intuito, enfim, será apenas um: lucrar.

Referências

AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Cultura de massa. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/cultura-de-massa. Acesso em: 24 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Falava-se, antes, de autonomia da produção significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.

 SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.

Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).

O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a):

a) aumento do poder aquisitivo.

b) estímulo à livre concorrência.

c) criação de novas necessidades.

d) formação de grandes estoques.

e) implantação de linhas de montagem.

 

02. [FGV] 

A regulamentação dos meios de comunicação tem gerado controvérsias, trazendo à tona a discussão sobre o direito de liberdade de expressão. Recentemente, no Brasil, esse debate se desenvolveu em torno do Marco Civil da Internet, sancionado em 2014.

Relacione os princípios do Marco Civil da Internet às normas listadas.

  1. Neutralidade
  2. Privacidade

III. Liberdade de expressão

(    ) O sigilo e a inviolabilidade dos fluxos de comunicação e de conversas armazenadas devem ser garantidos.

(     ) A remoção de conteúdo, para impedir a censura, não fica a cargo do provedor, podendo ser feita mediante ordem judicial.

(    ) As fotos de indivíduos devem ser autorizadas por eles para serem veiculadas em anúncios na rede.

(   ) Os pacotes de dados que circulam pela rede devem ser tratados de forma isonômica, sem distinção por conteúdo, origem, destino ou serviço.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

a) I, III, II e I.

b) II, I, II e III.

c) III, III, I e II.

d) I, II, III e III.

e) II, III, II e I.

01. [C]

02. [E]

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