Quando falamos em cultura material e imaterial, nos referimos aos dois tipos de patrimônio cultural que, juntos, constituem a cultura de um determinado grupo. A cultura material, como o nome sugere, está relacionada aos elementos materiais, sendo, portanto, composta pelos elementos palpáveis e concretos, como é o caso de obras de arte e construções, por exemplo. A cultura imaterial, por sua vez, refere-se aos elementos espirituais, ou abstratos, como por exemplo os modos de fazer ou os saberes.
Publicidade
Cultura material e imaterial
Começamos, assim, pela cultura material, ou ainda o patrimônio cultural material, como mencionamos anteriormente, está relacionada aos elementos concretos de uma sociedade. Estes representam a história de um determinado povo, uma vez que foram sendo criados e desenvolvidos ao longo do tempo. As edificações, bem como os objetos artísticos e do cotidiano são partes da cultura material. A classificação dos bens da cultura material são divididos em bens móveis e imóveis.
Os bens móveis são aqueles que podem ser transportados, sendo reunidos em acervos e coleções. Os bens imóveis, por sua vez, são aquelas estruturas fixas que representam os centros históricos, bem como sítios arqueológicos, entre outros.
A cultura imaterial
A cultura imaterial, por sua vez, também denominada patrimônio cultural imaterial, refere-se aos elementos intangíveis de uma cultura, sendo, portanto, formado por elementos abstratos que estão ligados de forma direta às tradições, comportamentos, técnicas, crenças e práticas de um determinado grupo social. São passadas de geração em geração e passam, constantemente, por transformações já que os elementos são sempre recriados de forma coletiva. Justamente por ser bastante vulnerável, diversos projetos estão sendo desenvolvidos com a ideia de levantar e registrar esses bens intangíveis para que não se percam.
Cultura material e imaterial no Brasil
No Brasil existe uma grande diversidade cultural, sendo que cada região do país apresenta características culturais e históricas próprias, diversas das outras regiões. Por isso, o país é bastante rico não apenas em elementos pertencentes ao patrimônio cultural material, mas também ao imaterial. Como exemplos de cultura material, podemos citar, no Brasil, a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto, o Pelourinho, em Salvador, entre outros; e como exemplos de cultura imaterial, presentes no Brasil, podemos citar o Carnaval, o Samba, o Frevo e as rodas de capoeira, entre outros.
Referências
A importância da cultura material e imaterial – Andreia Martins Ribeiro – Uninter
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Cultura material e imaterial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/cultura-material-e-imaterial. Acesso em: 26 de November de 2024.