As veias do corpo humano

As veias do corpo humano conduzem o sangue para o coração, e são divididas em grande e pequena circulação, passando por todo o corpo.

As veias do corpo humano constituem o sistema venoso, e tem como objetivo a condução do sangue dos capilares para o coração. Podemos dividir as veias, e as artérias, em grande e pequena circulação. A pequena circulação é aquela que traz sangue arterial dos pulmões, terminando no átrio esquerdo do coração a partir de quatro veias pulmonares. A grande circulação, por sua vez, é a que termina no átrio direito a partir de veias cavas e do seio coronário, retornando com sangue venoso.

Publicidade

veias do corpo humano desenho
Veias do corpo humano em desenho. (Imagem: Reprodução)

Veias do corpo humano: pequena circulação, ou circulação pulmonar

As veias do corpo humano de pequena circulação, como mencionamos anteriormente, são aquelas que conduzem o sangue que vai para o coração após passar pelos pulmões, tendo passado pela oxigenação, também chamada de hematose. São quatro pulmonares, sendo que são duas para cada pulmão. Uma direita superior, uma direita inferior, uma esquerda superior, e uma esquerda inferior. Todas elas vão parar no átrio esquerdo, sendo formadas por veias segmentares, que são responsáveis por recolher o sangue arterial dos segmentos pulmonares.

Grande circulação, ou circulação sistêmica

A grande circulação, por sua vez, é composta por duas grandes veias que acabam no átrio direito do coração, trazendo o sangue venoso. Chamamo-as de veia cava superior e veia cava inferior. Além disso, nessa circulação sistêmica, temos o seio coronário, um amplo conduto venoso que é formado pelas veias que trazem o sangue circulou no coração.

Veia cava superior

As veias do corpo humano do tipo cava superior tem aproximadamente 7,5 cm de comprimento, e 2 cm de diâmetro, sendo originária dos dois troncos braquiocefálicos. Cada uma dessas veias braquiocefálicas é constituída pela união da veia subclávia, responsável por receber o sangue do membro superior, com a veia jugular interna, que recebe o sangue da cabeça e do pescoço.

Veia cava inferior

A veia cava inferior, por sua vez, é a maior veia do corpo humano, apresentando um diâmetro de aproximadamente 3,5 cm. É formada pelas duas veias ilíacas comuns, responsáveis por recolher o sangue dos membros inferiores e da região pélvica.

As veias do corpo humano: as cardíacas e o seio coronário

A principal veia do coração recebe o nome de seio coronário, e recebe quase todo o sangue venoso do miocárdio. Localizado no sulco coronário, o seio coronário se abre no átrio direito, e é um canal bastante amplo para onde são drenadas as veias. Recebe, ainda, a veia cardiaca magma, e a veia cardíaca média, além da veia cardíaca parva. São diversas as veias que drenam diretamente para o átrio direito.

Veias da cabeça e do pescoço

As veias do crânio formam uma rede venosa interior, representada por um sistema de canais intercomunicantes, que são chamados seios da dura-máter. Estes são túneis escavados na membrana dura-máter, que é a membrana mais externa das meninges. Os canais são forrados por endotélio, e são divididos em seis ímpares e sete pares.

Publicidade

Na calmaria craniana, temos o seio sagital superior, que é situado na borda superior e acompanha a foice do cérebro em toda a sua extensão. Além disso, temos o seio sagital inferior, que acaba por ocupar dois terços posteriores da borda inferior da parte livre da foice do cérebro. Por fim, temos o seio reto, que está situado onde se une a foice do cérebro com a tenda do cerebelo. Ela recebe o seio sagital inferior, bem como a veia magna do cérebro, acabando por chegar na confluência dos seios.

Os seios base

Os seios da base do crânio, por sua vez, apresentam o seio intercavenoso anterior, que liga transversalmente os dois seios cavernosos, e está situado na parte superior da sela túrcica, passando diante e por cima da hipófise; o seio intercavenoso posterior, que é paralelo ao anterior e liga os dois seios cavernosos, passando por trás e por cima da hipófise; e o plexo basilar, que é um complexo de canais venosos que se encontram no clivo do occipital e desemboca nos seios intervernoso posterior e petrosos inferiores.

Os seios pares

Os seios pares encontram-se na base do crânio, sendo eles o seio esfenoparietal, que ocupa a borda posterior da asa menor do osso esfenoide; o seio cavernoso, disposto no sentido ântero-posterior, que ocupa cada lado da sela túrcica e recebe a veia oftálmica, a veia média profunda do cérebro e o seio esfenoparietal, continuando com os seios petrosos superior e inferior; o seio petroso inferior, que se estende do seio cavernoso até o transverso; o seio transverso, que tem origem na confluência dos seios e passa pelo sulco transverso do osso occipital, indo até a base petrosa do temporal; seio sigmoide, que ocupa o sulco sigmoide e forma um S na borda posterior da parte petrosa do temporal.

Publicidade

Termina no bulbo superior da veia jugular interna, que faz a continuação ao seio sigmoide; seio occipital, que tem origem perto do forame magno e está presente nos lados da borda posterior da foice do cerebelo.

Na face, temos as veias tireoida superior, lingual, facial e faríngica que formam um tronco comum para chegar na veia jugular interna. No pescoço, por sua vez, encontramos quatro pares de veias jugulares, que recebem o nome de interna, externa, anterior e posterior.

Veias do corpo humano: no tórax e abdômen

No tórax, encontramos duas exceções que são o seio coronário que se abre diretamente no átrio direito, e a disposição venosa diferente, que é o sistema de ázigos. O sistema ázigo, com suas veias, recolhe a maior parte do sangue das paredes do tórax e abdômen, formando um H diante dos corpos vertebrais da porção torácica da coluna vertebral, sendo que o ramo direito é chamado de veia ázigos, e o esquerdo é subdividido pelo ramo horizontal em um segmento superior e outro inferior.

O sistema da veia porta se encontra no abdômen, e tem uma função bastante importante: a de recolher o sangue das vísceras abdominais, levando-o ao fígado.

Veias dos membros superiores

Estas seguem o mesmo trajeto das artérias dos membros superiores. As superficiais são a cefálica, que tem origem na rede de vênulas existente na metade lateral da mão, e a veia basílica, que tem origem na rede de vênulas existente na metade medial da região dorsal da mão. A veia mediana do antebraço tem início nas vênulas da região palmar e, paralelamente à veias cefálica e basílica, sobe pela face anterior do antebraço. Ela se bifurca nas proximidades da área flexora do antebraço, remetendo à veia mediana cefálica, que se dirige para cima e lateralmente.

Veias dos membros inferiores

As veias do corpo humano dos membros inferiores são divididas em veia safena magna, que tem origem na rede de vênulas da região dorsal do pé, e passa entre o maléolo medial e o tendão do músculo tibial anterior, subindo pela face medial da perna e da coxa. Faz uma curva nas proximidades da raiz da coxa, aprofundando-se e atravessando um orifício denominado hiato safeno.

Já a veia safena parva, que tem origem na região de vênulas na região lateral da dorsal do pé, passando atrás do maléolo lateral e subindo pela linha mediana da face posterior da perna, chegando nas proximidades da prega de flexão dos joelhos. Ali, ela se aprofunda para desembocar em uma das veias poplíteas. A veia safena parva e a veia safena magna se comunicam por meio de ramos anastomóticos.

Referências

Biologia Moderna Plus – Edição Única – Gilberto Rodrigues Martho

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. As veias do corpo humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/as-veias-do-corpo-humano. Acesso em: 23 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Sabemos que o sangue é composto por uma porção líquida, o plasma, e algumas células e fragmentos celulares. Esse sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, caracterizando um sistema circulatório fechado. A respeito dos vasos sanguíneos, marque a alternativa incorreta:

a) As artérias levam o sangue do coração para outras partes do corpo.

b) Os vasos sanguíneos de diâmetro microscópio são chamados de capilares sanguíneos.

c) As veias são vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue de diversas partes do corpo para o coração.

d) As artérias apresentam parede relativamente fina quando comparadas à das veias.

e) As paredes das artérias e veias são constituídas por três camadas de tecidos, denominadas túnicas.

 

02. [FAAP] Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:

a) Todo vaso que sai do coração é artéria.

b) Todo vaso que chega ao coração é veia.

c) Todo sangue que chega ao coração é sangue venoso.

d) O sangue rico em oxigênio é o arterial.

e) O sangue venoso passa do átrio direito para o ventrículo direito.

01. [D]

02. [C]

Compartilhe

TOPO