Blocos Econômicos

Blocos econômicos são formações de mercados entre nações com o propósito de dinamizar os setores econômicos dos membros.

Os blocos econômicos tratam de um conjunto de países reunidos que formam mercados regionais de transação entre eles. O objetivo é melhorar a dinâmica econômica entre os integrantes. Realizado por ampla maioria dos blocos, geralmente há a permissão do livre comércio e circulação de pessoas e mercadorias. No entanto, caso não haja uma completa liberdade, geralmente há uma redução significativa nos impostos de importação. A difusão da ideia de criação de blocos surgiu, definitivamente, após o término da Guerra Fria e fim da URSS. No entanto, a prática começou a ocorrer após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

No início da sua institucionalização, os blocos econômicos eram vistos como um rebate ao processo de Globalização. Alguns pensadores imaginavam que sua existência fortaleceria mercados internos/regionalizados e enfraqueceria o globo. Entretanto, provou-se o contrário. As arquiteturas econômicas propostas pela institucionalização dos blocos servem de instrumento para fortalecimento da economia global.

Isso se deve ao fato de que, além da integração interna, há formalizações de acordos que potencializam o comércio externo. Tarifas, incentivo comercial e estratégias de mercado são percebidos. Visando melhorar as trocas comerciais, dinamizar o mercado e equilibrar os efeitos positivos e negativos com a concorrência.

blocos econômicos
(Imagem: Reprodução)

Os principais blocos econômicos

Existem demasiados blocos econômicos espalhados ao redor do mundo. Regionalizados, eles correspondem a uma parcela de um determinado território onde um livre comércio é praticado, estreitando relações.

UE – União Europeia

Dentre os principais blocos econômicos, a União Europeia é a grande destaque. Contando com 28 nações integradas, a dinâmica econômica impressiona. O nível de comercialização inclui não só o trânsito de mercadorias, mas também de pessoas pelos países integrantes.

Mercosul – Mercado Comum do Sul

Fundado em 1993, compreende uma aliança econômica, comercial e turística entre países da América do Sul. Os integrantes são Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai. Já o Equador, o Chile, o Peru, a Colômbia e Bolívia participam como membros periféricos.

CEI – Comunidade dos Estados Independentes

É o bloco econômico formado por países que anteriormente pertenciam a antiga União Soviética. À exceção de Lituânia, Estônia, Letônia e Geórgia. Os três primeiros nunca participaram do bloco, enquanto a última nação deixou o mesmo em 2009. A ideia inicial do conjunto era uma associação entre as indústrias impulsionadas pelos áureos períodos soviéticos.

Publicidade

NAFTA – North America Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio

Composto por Estados Unidos, México e Canadá, o bloco foi criado em 1993, como o Mercosul, para competir com a UE. A articulação interna do bloco se dá por meio do livre comércio, mas limita a circulação de pessoas.

Classificação dos blocos

  • Zona de Livre Comércio: redução ou fim de tarifas aduaneias. Contudo, não há adoção de moeda única ou permissão a circulação de pessoas. Exemplo: NAFTA.
  • União Aduaneira: redução das tarifas aduaneiras e padronização das tarifas de importação e exportação. Exemplo: Mercosul.
  • Mercado Comum: eliminação das tarifas aduaneiras, integração dos bens produzidos, pessoas e capital. Exemplo: UE.
  • União Econômica Monetária: nações dos mesmos blocos econômicos adotam uma moeda única. Ela servirá como forma de fortalecimento do mercado interno do bloco. Exemplo: UE, com o Euro.

Publicidade

Referências

Integração Econômica – Silvio Yoshiro

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Blocos Econômicos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/blocos-economicos. Acesso em: 24 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [CEFET]

A iniciativa para as Américas, lançada pelo presidente George Bush em junho de 1990, se inseria na orientação reformista: a sua meta consistia na formação de uma zona de livre comércio em todo o continente americano, com a exclusão de Cuba. Essa zona de integração econômica é chamada de:

a) Mercado Comum do Sul (Mercosul).

b) União Europeia.

c) Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

d) Zona da Bacia do Pacífico.

e) Novos Países Industrializados (NPIs).

 

02. [UNIFEI]

A União Europeia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:

a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.

b) Consolidar a economia entre os países-membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.

c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas antiterroristas.

d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano.

01. [C]

02. [B]

Compartilhe

TOPO