As camadas da pele abrangem diversas disposições. A pele, ou tegumento, é um órgão composto por um agregado de tecidos que funcionam em conjunto.
Publicidade
A epiderme e a derme constituem as principais camadas tegumentares, além das estruturam anexas (unhas, pelos e glândulas). Estes componentes formam o sistema tegumentar.
Delimitando as camadas da pele
Epiderme
A epiderme é avascular, formada por epitélio estratificado, disposto em quatro ou cinco camadas, que se ligam firmemente uma das outras. Fina, porém resistente, sua espessura varia entre 0,007 a 0,12 milímetros. Com exceção das camadas mais profundas, é constituída por células mortas. As camadas da epiderme são:
- Camada Basal (ou Germinativa): único estrato de células, em contato direto com a derme, que possui quatro diferentes espécies de células: queratinócitos, melanócitos, células táteis e células de Langerhans
- Camada espinhosa: localizada acima da camada basal e formada por várias camadas, é formada por queratinócitos em formato de poliedros. No espaço entre as células, há o glicocálix, substância que serve de meio condutor de substâncias hidrossolúveis do meio externo para o interno.
- Camada granulosa: composta por poucas camadas de células achatadas que possuem grânulos contendo queratomalina e grânulos lamelares que impermeabilizam as células.
- Camada córnea: compostas por células de núcleo bem reduzido ou anucleadas. Possui em torno de 30 estratos de células achatadas e mortas, semelhantes a escamas. A queratinização ou cornificação é o processo que transforma os queratinócitos em células achatadas e secas. Este processo é importante para a função protetora da pele. Em média dura de 26 a 28 dias. Após, as células mortas se desprendem e as células novas das camadas mais profundas as substituem. Assim, a pele encontra-se em constante renovação.
- Camada lúcida: camada extra presente nas regiões palmoplanteres em que a pele é mais espessa e nos lábios, se situa entre a camada córnea e granulosa. Esta camada possui células transparentes e achatadas.
Derme
Entre a epiderme e a derme há uma área de transição denominada membrana basal que une firmemente estas camadas da pele.
A derme é a segunda camada da pele, mais profunda e espessa e é vascularizada, constituída principalmente pelo tecido conjuntivo, como o colágeno e as fibras elásticas.
A derme se subdivide em duas camadas, uma mais superficial, a camada papilar, e uma mais profunda, a camada reticular.
A primeira ocupa cerca de um quinto da derme e apresenta projeções, as papilas, que vão em direção à epiderme. A camada reticular por sua vez, possui grande quantidade de fibras que se dispõem de forma mais densa. Isto confere a capacidade de distensão da pele.
Publicidade
Na derme também está presente a inervação da pele, composta por nervos e terminações nervosas, que conferem à pele a sensibilidade a pressão, temperatura, dor, prurido e tato.
O sistema nervoso autônomo é responsável pela inervação motora da derme, e age nos músculos eretores do pelo e contraem as células do músculo liso dos vasos.
Também atua na manutenção e regulação da temperatura corporal e pressão arterial. Através da inervação da pele ocorre a vasoconstricção, que impede a circulação do sangue nas arteríolas próximas a superfície, de forma a dificultar a perda de calor, ou a vasodilatação que permite a livre circulação de sangue na derme.
Publicidade
Hipoderme
A hipoderme é uma tela subcutânea, que une a derme aos tecidos e órgãos subjacentes.
Apesar de sua estreita ligação com a pele não é considerada parte constituinte da pele/sistema tegumentar. Composta por células adiposas, age como isolante térmico e reserva calórica. Em determinadas regiões do corpo protege contra traumas atuando como amortecedor.
Estruturas anexas
São estruturas derivadas do ectoderma, como pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas, que fixam-se na derme através da epiderme. Estas fazem parte como componentes da pele, sendo fundamentais para execução de funções do órgão.
Referências
Anatomia e fisiologia da pele – Soraia Assad N. Rabeh, Márcia Beatriz B. Gonçalves
Anatomia Humana – K. M. Van de Graaf
Exame físico e avaliação de saúde para a Enfermagem – C. Jarvis
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Camadas da pele. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/camadas-da-pele. Acesso em: 02 de December de 2024.
01. [UEMT]: A presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está mais diretamente relacionada à:
a) preservação da vida, servindo para ataque e defesa.
b) adaptação ao meio ambiente terrestre, sendo responsável por maior economia hídrica.
c) vida no meio aquático, impedindo a hidratação do animal.
d) reserva nutritiva.
e) proteção contra ações mecânicas do meio.
02. [UFRGS]: Qual das seguintes funções é comum à pele dos mamíferos e à epiderme das plantas?
a) Controle de temperatura.
b) Proteção.
c) Trocas gasosas.
d) Excreção.
e) Reserva.
01. [UEMT]
Resposta: B
A queratina encontrada na epiderme evita a perda excessiva de água, sendo, portanto, uma forma de adaptação ao meio terrestre.
02. [UFRGS]
Resposta: B
Assim como a epiderme das plantas, a pele protege contra o ataque de patógenos, além de proteger da ação de agentes químicos e físicos.