Medula Óssea

A medula óssea, para quem desconhece por esse nome, é o popular e conhecido tutano.

A medula óssea se caracteriza por ser um tecido do tipo mole. Ela preenche o interior dos ossos. Lá, realiza a produção de substâncias essenciais ao sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas. Possuindo um aspecto gelatinoso, ela está diretamente relacionada à produção das células do sangue. Isso caracteriza a medula como um órgão hematopoiético. Forma-se basicamente por células sanguíneas ainda imaturas e adiposas.

Publicidade

Em fetos e recém-nascidos, há a presença da medula óssea vermelha. A quantidade de hemociblastos (que promovem a coloração) vai diminuindo gradativamente conforme a idade aumenta. Com o passar desse tempo, há a substituição pelas células adiposas, que acabam modificando a cor da célula. Antes vermelha, ela passa a ter um tom mais amarelado. Ali já não é mais produzido sangue, mas terá a função de armazenamento de gordura. A produção de sangue, por sua vez, se concentrará na extremidade dos ossos.

medula óssea
(Imagem: Reprodução)

Na redução dos hemociblastos, conforme o passar do tempo, haverá a substituição da coloração. Os hemociblastos podem ter como principais tipos os:

  • Proeritroblastos: formadores de hemácias;
  • Mieloblastos: formadores de granulócitos;
  • Linfoblastos: formadores de linfócitos;
  • Monoblastos: formadores de monócitos;
  • Megacarioblastos: formadores de plaquetas;

As células sanguíneas produzidas pela medula óssea

Formando células ainda muito jovens, a medula óssea promoverá o início do processo de produção sanguínea. O sangue é basicamente composto da sua parte líquida, o plasma, e outros três tipos de células. São elas:

Hemácias

Chamadas também de eritrócitos, as hemácias são os populares glóbulos vermelhos. Com função de carregar oxigênio oriundo dos pulmões aos tecidos, elas apresentam a hemoglobina como parte importante deste processo. Esta substância auxilia na captura prática do oxigênio para transporte.

Além disso, também são transportadoras de gás carbônico dos tecidos até os pulmões. Na região pulmonar, estes gases – nocivos ao organismo – serão eliminados por meio da expiração.

Plaquetas

Também chamadas de trombócitos, as plaquetas participam ativamente do processo de coagulação sanguínea. Elas são produzidas diretamente pela medula óssea.

Publicidade

Leucócitos

Os leucócitos são os populares glóbulos brancos encontrados no sangue. Possuem como função a atuação direta na defesa do corpo contra agentes de infecção e contaminação. Atuam, ainda, na detecção e destruição de células cancerígenas e demais microorganismos, produzindo anticorpos para o corpo. Existem dois tipos diferentes de leucócitos, que são:

  • Os Granulócitos: abrangem os neutrófilos, basófilos e eosinófilos. Estes leucócitos apresentam específica granulação, além de vários núcleos irregulares;
  • Os Agenulócitos: abrangem os linfócitos e os monócitos. Não apresentam granulação específica, contudo contendo núcleo uniforme;

Doação e transplante de medula óssea

A partir de algumas doenças que acometem o sangue (e consequentemente a medula óssea), tem-se a necessidade de substituição. A medula doente deve ser retirada, e então recolocada uma saudável; que produza células sadias, de modo a reconstruir a medula óssea e normalizar sua função.

O transplante é uma indicação para inúmeras doenças. Tanto para a anemia aplástica, como para alguns tipos de leucemia. Para que exista a possibilidade de transplante de medula óssea, deverá haver compatibilidade entre doador e receptor. Essa exigência é feita a fim de não haver rejeição por parte do organismo.

Publicidade

 

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Medula Óssea. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/medula-ossea. Acesso em: 09 de October de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [Unimep-SP] Com relação aos elementos figurados do sangue, qual é a principal função dos glóbulos brancos?

a) Defesa do organismo.

b) Coagulação sanguínea.

c) Transporte de oxigênio.

d) Eliminação da glicose.

e) Transporte de nutrientes.

 

02. [UFC ] Sobre os elementos figurados do sangue dos mamíferos, são feitas as afirmativas abaixo:

I – Os leucócitos são os elementos figurados mais numerosos na corrente sanguínea e desempenham importante papel na defesa do organismo.

II – As hemácias são elementos figurados anucleados, presentes na circulação e desempenham importante papel no transporte de gases.

III – As plaquetas são elementos celulares menos numerosos, presentes na circulação, atuando nos processos de coagulação sanguínea.

Qual é a opção correta?

a) I, II e III são verdadeiras.

b) Somente I e II são verdadeiras.

c) Somente II e III são verdadeiras.

d) Somente II é verdadeira.

e) Somente III é verdadeira.

01. [A]

02. [C]

Compartilhe

TOPO