Denomina-se homeotermia a característica que alguns animais possuem em manter sua temperatura constante. Independentemente das variações de temperatura do ambiente, estes seres apresentam a capacidade de estabelecer a temperatura relativamente contínua.
Publicidade
Os animais homeotérmicos abrangem apenas mamíferos e aves. A temperatura dos humanos, por exemplo, circunda os 37ºC. Já as aves atingem os 41ºC, enquanto os demais mamíferos gira em torno dos 39ºC. Manter a temperatura num nível constante favorece o metabolismo do animal. As oscilações térmicas provocadas pelo ambiente aos animais que não atingem a homeotermia implicam diretamente no desenvolvimento do mesmo.
A temperatura constante do corpo é possível graças ao equilíbrio entre o calor produzido pelo próprio corpo. Isso, contudo, leva em conta o calor ganho e/ou perdido para o ambiente ao qual está presente. A estes animais que conseguem manter a constante temperatura dá-se o nome de endotérmicos (animais de sangue quente) ou homeotérmicos.
A manutenção da homeotermia para a constante temperatura corporal
Durante a homeotermia, inúmeras condições e ajustes são realizados para a manutenção da temperatura. Adaptações fisiológicas, morfológicas e comportamentais são assumidas pelos animais. A partir desta regulagem, o animal conquista capacidade de atingir o equilíbrio entre o calor produzido ou perdido pelo ambiente.
As reações bioquímicas necessárias para o desenvolvimento corporal trabalham de modo mais eficiente sob uma temperatura ideal. Assim, a homeotermia é um benefício imenso para o organismo, que pode ter o metabolismo ajustado e acertado, por exemplo.
Dentre as reações ajustadas pela homeotermia podemos citar o caso da proteína. Esta e outras moléculas podem não funcionar de forma adequada quando submetidas a altas temperaturas, por exemplo.
A homeotermia é um processo englobado pela homeotase. Esta, por sua vez, abrange o processo em que o organismo consegue manter constante diversas condições internas. Isto, para a evolução dos organismos, torna-se indispensável.
Publicidade
Classificação dos animais quanto à temperatura
A partir de uma análise da temperatura, os animais podem ser classificados em duas diferentes classes. Eles podem ser homeotérmicos ou heterotérmicos, observando-se a variação de temperatura corpórea. Ou também endotérmicos ou ectotérmicos, a partir da fonte de energia utilizada para regular a temperatura. Entenda.
Quanto à variação de temperatura interna do corpo
Homeotérmicos: Apesar de haver variação da temperatura do ambiente ao qual estão expostos, os animais conseguem manter sua temperatura constante. Exemplos: aves e mamíferos (incluindo os próprios seres humanos).
Heterotérmicos: A temperatura do próprio corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente ao qual estão expostos. Exemplos: anfíbios, peixes e répteis.
Publicidade
Quanto à fonte de energia utilizada para regulação da temperatura
Endotérmicos: São animais que dependem de atividades metabólicas para manter sua temperatura interna constante. Estes seres podem gerar calor (energia) para elevar sua temperatura, por exemplo. São animais de sangue quente.
Ectotérmicos: Estes animais, diferentemente dos endotérmicos, não conseguem produzir mais calor. Para isso, eles utilizam o próprio ambiente para obter o aumento de temperatura, e, assim, regular as atividades metabólicas. Dessa forma, eles usam o calor do próprio ambiente para elevar sua temperatura corporal. São animais de sangue frio. Exemplo prático são os lagartos (répteis) que costumam tomar banho de sol diário para atingir a temperatura desejada.
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Homeotermia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/homeotermia. Acesso em: 27 de November de 2024.