Equinodermos

Os equinodermos são animais marinhos que representam o filo echinodermata.

Os equinodermos representam o Filo Echinodermata, sendo animais invertebrados e encontrados apenas em água salgada. Estes animais marinhos apresentam um corpo dividido, em sua maioria, em cinco partes totalmente simétricas. Distribuem-se, dessa forma, em raios ao longo de uma circunferência.

Publicidade

Denominam-se equinodermos os animais correspondentes a cerca de 5000 espécies diferentes com variados tamanhos. Entre médios ou pequenos, estes animais jamais serão grandes, sendo exclusivamente marinhos. Como exemplo destes animais é possível citar a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar, sendo dois dos mais conhecidos.

Apresentando inúmeras características que denotam este filo após observação, os equinodermos mostram diversas particularidades. Entretanto, assemelham-se em alguns pontos aos Anelídeos.

As estrelas-do-mar são os principais exemplos de equinodermos. (Imagem: Reprodução)

Características dos Equinodermos

Das principais características dos equinodermos, é importante salientar o sistema hidrovascular. Tal sistema é composto por vasos onde a água circula no interior do corpo. Sendo importante a observação deste sistema, uma vez que são animais exclusivamente do ambiente marinho.

Sistema circulatório e excreção

Ocorrendo através do sistema aquífero, a circulação promove um deslocamento da água pelo corpo e consequente translado de substâncias. Em meio à circulação de água no organismo, é possível também realizar a excreção. Isso porque as substâncias carregadas no deslocamento da água também comportam elementos a serem excretados.

Locomoção

A locomoção ocorre por meio do que se denomina pés ambulacrais. Essas estruturas são originadas a partir do sistema ambulacrário, por vezes incluindo ventosas nos extremos.

Com a entrada de água no corpo do animal, por meio da placa madrepórica, o interior acaba permitindo-a adentrar. Com essa entrada, o sistema ambulacrário contrai-se, levando a água até as extremidades, alongando-as. Por fim, estabiliza-se no substrato.

Publicidade

A partir disso, as ventosas dos extremos auxiliam na fixação. Para desvencilhar do substrato, a água retorna às ampolas, relaxando a musculatura antes contraída. Dessa forma, permite que as ventosas se soltem.

Sistema respiratório e digestivo

Por meio das brânquias, que ficam próximas à boca, os equinodermos conseguem realizar a sua respiração. Além delas, o ambulacrário auxilia o sistema respiratório por intermédio da difusão realizada no sistema.

Quanto ao sistema digestivo, os equinodermos apresentam boca, esôfago, intestino e ânus. Contudo, grande parte trata-se de animais herbívoros, alimentando-se de algas marinhas. A denominada lanterna de Aristóteles é a responsável por raspar a alga ingerida.

Publicidade

Os equinodermos carnívoros ainda possuem estômago para digerir com maior eficiência. A estrela-do-mar, por exemplo, alimenta-se de pequenos animais. Enzimas digestivas realizam o processo fora do corpo. Apenas depois de parte do alimento ser digerido é que ele se desloca para o interior, para finalizar o processo.

Reprodução dos equinodermos

A reprodução entre estes animais é do tipo sexuada, sendo, em grande maioria, organismos dióicos. Há uma fecundação no ambiente externo, que ocorre por meio de orifícios localizados nas placas genitais. Das placas em questão, os gametas se retiram para a água.

Após este início de processo, os zigotos concebem larvas; estas fixam a substratos, metamorfoseiam, originando adultos. Dessa forma, o desenvolvimento do organismo é considerado indireto.

Classificação dos equinodermos: classes e subclasses

1) Classe Stelleroidea: abrange animais que apresentem corpo com braços. É dividida em duas subclasses:

  • Asteroidea: organismos carnívoros, necrófagas (alimenta-se de animais mortos) e apresentam, geralmente, cinco braços. Exemplo: estrelas-do-mar.
  • Ophiuroidea: utilizam a enzima raspadora e são necrófagas, apresentando braços longos. Exemplo: serpentes-do-mar.

2) Classe Holothuroidea: caracteriza-se pelo corpo molengo, longo e a ausência de uma carapaça protetora. São parasitas e vivem sob a terra, normalmente. Exemplo: pepinos-do-mar.

3) Classe Echinodea: os organismos desta classe são caracterizados pelo corpo redondo, ausência de braços e espinhos. Estes, por sua vez, são finos e móveis. Exemplo: ouriço-do-mar.

4) Classe Crinodea: apresentam braços que são ramificados e dotados de um brilho característico. Vivem nas profundezas, alimentam-se, basicamente de plânctons e de detritos. Exemplo: lírios-do-mar.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Equinodermos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/equinodermos. Acesso em: 24 de December de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [PUC-SP] “Todo o sistema hidrovascular está preenchido por um líquido similar à água do mar, exceto pelo fato de que apresenta alguns tipos celulares, proteínas e um alto conteúdo de íons potássio. Quando o animal se locomove, esse sistema opera como um sistema hidráulico e a concentração da ampola determina o alongamento do pé ambulacral. Quando ele entra em contato com o substrato, o centro da ventosa terminal retrai-se, produzindo vácuo e adesão. Sabe-se que a ponta do pé ambulacrário elabora uma secreção que contribui para a adesão.”

O tipo de locomoção descrito acima é encontrado em:

a) estrela-do-mar.

b) caracol.

c) minhoca.

d) hidra.

e) piolho-de-cobra.

 

02. [Omec-SP] Assinale a alternativa que aponta o erro cometido na caracterização do filo Echinodermata: “São animais exclusivamente marinhos, de organização pentarradiada, com larvas de simetria bilateral, esqueleto calcário externo, triblásticos e deuterostômios”.

a) animais exclusivamente marinhos.

b) larvas de simetria bilateral.

c) esqueleto calcário.

d) triblásticos.

e) deuterostômios.

01. [A]

02. [C]

Compartilhe

TOPO