É a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar até 500 km de altura. Na termosfera o ar é escasso e por isso, absorve facilmente a radiação solar, chamado de oxigênio atômico, um tipo de gás que absorve a energia solar em grande quantidade. Sua temperatura pode atingir até 1.000°C, sendo a camada mais quente da atmosfera.
Publicidade
Na termosfera a temperatura aumenta com a altitude estando localizada acima da mesopausa, sua temperatura aumenta com a altitude rápida até onde a densidade das moléculas seja tão pequena que se movem em trajetórias aleatórias tal, que raramente se chocam.
À mesosfera segue-se a termosfera, que se estende da mesopausa até cerca de 500 Km a 600 Km de altitude, e cujo limite superior se denomina de termopausa.
Do ponto de vista térmico, a termosfera caracteriza-se pelo aumento da temperatura com a altitude (classificação térmica).
A termosfera inclui duas camadas atmosféricas: a ionosfera e a exosfera.
A incidência da radiação solar faz com que os átomos existentes na termosfera superior sejam ionizados. A região superior da termosfera, onde esse processo acontece, damos o nome de “ionosfera”.
A camada inferior apresenta uma espessura de cerca de 400-500 km e é chamada ionosfera, porque nela ocorrem processos de ionização. Essa camada reflete as ondas de rádio e filtra a radiação solar de forma diversa conforme os comprimentos de onda, o que causa fenômenos fascinantes como a aurora bureal:.
A ionização é provocada pelos raios X e gama da radiação solar. Devido a sua elevada energia, esses raios são absorvidos por moléculas de nitrogênio e hidrogênio. Essas moléculas perdem um elétron e se tornam íons positivos, criando uma corrente elétrica na ionosfera. Como a ionização depende da irradiação solar, a sua extensão é muito maior no lado exposto do planeta.
Publicidade
A camada externa da ionosfera (a partir de 400-500 km) é chamada exosfera. É a camada menos conhecida, na qual a densidade dos gases atmosféricos diminui drasticamente e onde estes se dispersam em todo o espaço sideral, na medida que a temperatura cai até um valor próximo a –270°C. Do mesmo modo que a temperatura e a densidade dos gases, também a pressão atmosférica diminui gradualmente com a altitude.
Radiação solar está causando redução da termosfera terrestre
Grandes mudanças na produção de energia no Sol estão causando flutuações dramáticas na camada externa da atmosfera da Terra.
Pesquisadores afirmam que há dados que indicam que o Sol pode estar passando por um período de atividade relativamente baixa de longo prazo, semelhantes aos períodos verificados no início dos séculos 19 e 20 e consequentemente, tal mudança influenciará a mecânica de toda nossa atmosfera.
Publicidade
Referências
incaweb.org
fisica.cdcc.sc.usp.br
inovacaotecnologica.com.br
Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Termosfera. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/termosfera. Acesso em: 25 de November de 2024.
01. [MACKENZIE]: A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV:
I. A Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e, é nela, que os principais fenômenos meteorológicos ocorrem, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.
II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na Termosfera. Formada a cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, nocivos à vida. Porém sabemos que, devido à emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.
III. A Mesosfera se estende da Estratosfera a até aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.
IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.
Estão corretas:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV
02. [UNIFEI]: A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas, os ventos e os deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) Estratosfera
b) Troposfera
c) Mesosfera
d) Termosfera
01. [MACKENZIE]
Resposta: D
A maior parte da camada de ozônio de encontra na estratosfera e não na termosfera, como sugere a questão II.
02. [UNIFEI]
Resposta: B
A camada atmosférica onde se dão a maioria dos fenômenos meteorológicos é a troposfera.