O Ciclo da Ureia é, basicamente, uma cadeia de reações bioquímicas. Este ciclo tem como objetivo a produção de ureia a partir da amônia. A amônia é uma substância tóxica para o organismo. Oriunda do metabolismo do nitrogênio, ela deve ser eliminada rapidamente do corpo. Tal excreção pode ser feita por eliminação direta ou ainda após convertê-la em compostos menos tóxicos.
Publicidade
Os peixes, por exemplo, eliminam a amônia de forma direta, por esta ser solúvel na água. Dessa forma, ela se dissolve rapidamente no ambiente aquático. Já aves e animais terrestres realizam a excreção indiretamente, através do ácido úrico – ureia. Nos seres humanos e nos demais mamíferos, cerca de 80% da amônia/nitrogênio eliminado são sob a forma de ácido úrico.
O ciclo tem ocorrência majoritária no fígado, através das células do órgão. Em menor escala, ele também ocorre nos rins. Uma vez que ele se inicia nas mitocôndrias, segue ao citosol, local onde se dá a grande parte do ciclo.
O ciclo da ureia ocorre nas células do fígado e, em menor parte, nos rins. Inicia-se na mitocôndria em seguimento para o citosol da célula, onde se dá a maior parte do ciclo.
Ciclo da Ureia: etapas e funções
O Ciclo da Ureia é interligado ao Ciclo de Krebs. Ambas as reações estão intimamente relacionadas, abrangendo produtos intermediários formadores em ambos os casos. Ao longo do Ciclo de Krebs algumas etapas precursoras são formatadas para dar início às reações do Ciclo da Ureia.
Consiste, assim, em cinco reações, duas no interior da mitocôndria e três no citosol. Cada etapa é catalisada por uma enzima. O ciclo desta, por sua vez, apresenta algumas etapas independentes ao Ciclo de Krebs. Em cada uma das cinco etapas, há a catalisação realizada por uma enzima. Dessa forma, existem cinco enzimas diferentes inseridas ao longo do ciclo. Destas, estão:
- Carbamoil-fosfato sintetase;
- Ornitina-Transcarbamilase;
- Arginino-Succinato Sintetase;
- Arginino-Succinato Liase;
- Arginase;
Em suma, o Ciclo da Ureia ocorre da seguinte forma:
Etapa 1: Na mitocôndria, a carbamoil-fosfato sintetase realiza a catalisação, condensando a amônia junto ao bicarbonato, formando carbamoilfosfato. Nesta primeira etapa são consumidas duas moléculas de energia (ATP);
Publicidade
Etapa 2: Também na mitocôndria, há a condensação da ornitina. Ainda há a condensação do carbamoilfosfato, que junto à ornitina, geram a citrulina. Todo o processo é concebido graças a ação da enzima ornitina-transcarbamilase. Em seguida, o transporte de citrulina é feita até o citosol. Nesta região, a citrulina reage com aspartato, originando argininosuccinato e fumarato.
Etapa 3: Agora no citosol, quem agirá é a enzima arginino-succinato sintetase. Esta, por sua vez, catalisará a condensação de citrulina e asparato. Consumindo ATP ao longo do processo, será originada a argininossuccinato.
Etapa 4: Há a conversão do argininossuccinato em arginina e fumarato por meio da catalisação da enzima arginino-succinato liase.
Publicidade
Etapa 5: Ao fim do processo, a enzima arginase quebra a arginina através de catalisação. Ela origina, assim, ureia e ornitina. Enquanto a ureia é descartada, a ornitina retorna à mitocôndria, reiniciando o ciclo.
Funções do Ciclo da Ureia
Entre 10g e 20g de amônia, aproximadamente, são eliminados por uma pessoa adulta diariamente. Esta é a principal função que o Ciclo da Ureia tem no organismo, seja humano ou animal.
Ela elimina uma substância tóxica do corpo; tem por objetivo final excretar todo o nitrogênio dispensável do organismo. A ureia é eliminada através da urina. O ciclo, após isso, reinicia para que mais amônia seja excretada do corpo.
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Ciclo da Ureia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/ciclo-da-ureia. Acesso em: 23 de November de 2024.