Acento circunflexo

O acento circunflexo pode ao mesmo tempo que define a sílaba tônica de uma palavra, diferenciar o sentido para uma palavra homógrafa.

O acento circunflexo é um recurso de notação léxica utilizado em vogais tônicas semifechadas /A/, /E/, /O/. Na língua portuguesa, este tipo de acentuação nunca é utilizado nas semivogais /I/ e /U/.

Publicidade

Dessa forma, graficamente, a representação do acento circunflexo se dá por um “chapeuzinho”. Ele será utilizado nas vogais supramencionados, indicando a sílaba tônica e sendo pronunciado de forma fechada.

Com o Novo Acordo Ortográfico implementado, o uso do acento circunflexo passou por mudanças. Contudo, antes de adentrar às mudanças ocasionadas pelo Novo Acordo, sintetizaremos o que ainda é presente nas regras de acentuação.

(Imagem: Reprodução)

Regras e utilização do acento circunflexo

O uso de acento circunflexo segue as mesmas regras para acentuação de palavras, como é o caso do acento agudo. Dessa forma, é necessário especificar e identificar a tonicidade da palavra. Para isso, é fundamental classificá-la como oxítona, paroxítona e proparoxítona. Além, é claro, dar atenção às modificações impostas pelo Novo Acordo Ortográfico que influenciaram diretamente no uso do circunflexo.

Para fins de explicitação, relembremos as classificações das sílabas tônicas, sendo:

Oxítonas: acentuar todas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em (ens)”.

Exemplos: So, Vo, Ji, Parabéns.

Publicidade

Paroxítonas: as paroxítonas envolvem uma regra maior em relação às oxítonas. Elas serão acentuadas quando terminadas em:

  • l: cil
  • n: éden
  • r: ímpar
  • ps: tríceps
  • x: rax
  • us: rus
  • i/is: pis
  • om/ons: íons
  • um/uns: álbum
  • ã/ãos: órfã

Proparoxítonas: todas as proparoxítonas serão acentuadas, independentemente de suas terminações.

Exemplo: trágico

Publicidade

Influência do Novo Acordo Ortográfico nas regras do acento circunflexo

Assim, as regras do acento circunflexo seguirão igualmente as ordens impostas pelas regras de acentuação. Seja a palavra oxítona, paroxítona ou proparoxítona, ela obedecerá à regra acordada. No entanto, após a discussão do Novo Acordo Ortográfico, novas regras passaram a ser válidas para o acento circunflexo, principalmente.

Dessa forma, no ano de 2009, algumas palavras que antes eram flexionadas pelo acento, acabaram por perdê-lo. A modificação trouxe algumas novas regras, inclusive, para as anteriores correspondentes à acentuação.

Fique atento, então, para não errar quando observar as duas seguintes situações:

1) Palavras paroxítonas com flexão dupla de vogal “ee” e “oo” deixam de ser acentuadas. Assim, a nova formação das palavras ficará:

  • Leem
  • Voo
  • Deem
  • Enjoo
  • Creem

2) Em paroxítonas de mesma grafia (homógrafas) o circunflexo era utilizado como forma de diferenciação de palavras. Por exemplo:

  • Pêlo;

Anteriormente o significado da palavra “pelo” era diferenciado pelo uso do acento circunflexo. Enquanto “pêlo” significava revestimento corporal natural, a palavra “pelo” remetia a “por onde”.

Contudo, apesar de palavras como “pelo” e “pera” não apresentarem mais o acento diferenciador, algumas palavras mantiveram com tal intuito. Dentre elas, podem ser destacadas:

  • Têm/Tem (plural/singular);
  • Vêm/Vem (plural/singular);
  • Pôr/por (verbo/preposição);
  • Pôde/Pode (verbo no pretérito/verbo no presente);

Dica extra

Algumas palavras flexionadas, assi  como as do acento indicador, são utilizadas para diferenciar significados a partir do contexto. Como exemplo:

O programa possui grande influência no mundo.

O programa influencia no mundo.

Duas palavras, duas frases e um mesmo significado, apesar de diferente tonalidade de fala e construção. Dessa forma, o acento circunflexo acaba não servindo apenas como indicador de tonicidade de uma palavra. Ele também serve como agente diferenciador de sentido.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Acento circunflexo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/acento-circunflexo. Acesso em: 23 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ACAFE] Assinale a alternativa incorreta:

a) Esôfago, órgão e afôito são acentuadas graficamente.
b) Bêbado, bálsamo e binóculo são proparoxítonas.
c) Exausto, arroio e ofício são trissilábicas.
d) Lei e lua apresentam ditongo e hiato, respectivamente.
e) Caminho apresenta sete letras e sei fonemas.

02. [Cesgranrio] Assinale a opção em que os vocábulos obedecem a mesma regra de acentuação gráfica.
a) terás / límpida
b) necessário / verás
c) dá-lhes / necessário
d) incêndio / também
e) extraordinário / incêndio

01. [A]

02. [E]

Compartilhe

TOPO