Verbos de elocução

Verbos de elocução (ou dicendi) são aqueles que introduzem ou anunciam uma fala. Alguns exemplos são: falar, perguntar, afirmar, responder, entre outros.

A elocução se refere ao modo de expressão, à forma de enunciação. Os verbos de elocução, portanto, são aqueles que introduzem ou anunciam um enunciado. Neste tópico, você poderá aprender um pouco mais sobre esses verbos. Leia com atenção!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que são verbos de elocução

Os verbos de elocução (VE) são também conhecidos como “verbos dicendi” e correspondem também a verbos introdutores de discurso (discurso direto ou discurso indireto). Os VE, segundo professores de língua portuguesa, podem ser a) verbos de ação; ou b) verbos que introduzem o discurso.

Relacionadas

Agente da passiva
O agente da passiva corresponde ao autor da ação em uma oração elaborada na voz passiva analítica.
Sujeito oculto
Neste tópico, você aprenderá o que é o famoso sujeito oculto e como identificá-lo, além de treinar seus conhecimentos.

Os verbos de ação são os VE propriamente ditos. Em outras palavras, são os “verbos de dizer” ou os verbos que “qualificam o que se diz”. Juntamente à significação basilar de que se diz algo, trazem informações sobre o modo como se diz o que se diz. Alguns verbos de dizer são: falar; dizer. Os verbos “qualificadores”, por sua vez, são: gritar; berrar; exclamar; afirmar; argumentar; questionar etc.

Entre os verbos qualificadores, tem-se ainda os verbos que expressam uma cronologia discursiva, como: retrucar; completar; emendar; tornar etc.

Os VE que introduzem o discurso subdividem-se em verbos que a) instrumentalizam o que se diz, posto que indicam ações realizadas com o uso de um instrumento; e b) verbos que circunstanciam o que se diz, os quais expressam uma ação ou processo que pode se realizar ao mesmo tempo em que se diz algo.

Verbos como acalmar, ameaçar, consolar, desiludir e garantir fazem parte dos que instrumentalizam o que se diz. Já os verbos que circunstanciam o que se diz podem ser verbos como rir, chorar, suspirar e espantar-se.

Publicidade

Os principais verbos de elocução

Os principais verbos de elocução (ou verbos dicendi) são: dizer; afirmar; declarar; perguntar; interrogar; concluir; gritar; protestar; ironizar. Confira os exemplos abaixo:

1. Verbos “dizer” / “afirmar”

Os verbos “dizer” e “afirmar” são utilizados para marcar a fala dos interlocutores em um diálogo. Esses verbos podem ser usados tanto em situações de discurso direto quanto de discurso indireto. Confira alguns usos nos exemplos:

  • O padre parabenizou e disse aos pais que o bebê era lindo. (discurso indireto) / O padre disse: parabéns, pais, o seu bebê é lindo! (discurso direto)
  • Maria afirmou que não irá à aula amanhã. (discurso indireto) / Não irei à aula amanhã, afirmou Maria. (discurso direto)

2. Verbo “declarar”

O verbo “declarar” é utilizado para marcar uma declaração (de amor, de guerra, de paz etc.), bem como para introduzir uma sentença ou indicar que uma declaração foi feita, em um diálogo. Confira, a seguir, um exemplo:

Publicidade

  • Ela declarou seu amor por sua mãe.

3. Verbos “perguntar” / “interrogar”

Os verbos “perguntar” e “interrogar” são utilizados igualmente em casos em que se quer expressar dúvida. Confira no exemplo como utilizá-los:

  • João perguntou/interrogou:
    – Onde estão os doces, Maria?

4. Verbo “concluir”

O verbo “concluir” é utilizado para indicar que alguém concluiu algo a respeito de alguma coisa. Confira o exemplo:

  • Assim, ele concluiu que não era bem-vindo na casa da família de sua namorada.

5. Verbo “gritar”

Indica a maneira enfática segundo a qual um discurso foi proferido. Veja o exemplo:

  • Ele gritou com a mãe logo cedo, pois não queria ir para a escola.

6. Verbo “protestar”

O verbo “protestar” marca um modo que caracteriza o dizer. Confira:

  • O povo protestou contra os desmandos do governo.

7. Verbo “ironizar”

O verbo “ironizar” também marca um modo que caracteriza o dizer. Veja no exemplo:

  • “Chove tanto lá fora e o dia está tão bonito que nem tenho vontade de sair”, ironizou Maria.

Outros verbos de elocução

  • Suspirar;
  • Murmurar;
  • Estremecer;
  • Redarguir;
  • Atalhar;
  • Gaguejar;
  • Insultar;
  • Estourar;
  • Grunhir;
  • Berrar.

Agora que você já aprendeu alguns dos verbos de elocução – também chamados de verbos dicendi – mais comuns e outros tantos menos usuais, aproveite para ampliar seus conhecimentos assistindo aos vídeos sugeridos e consolidar o aprendizado fazendo os exercícios propostos. Bons estudos!

Vídeos sobre verbos de elocução ou dicendi

Nos vídeos que você encontrará a seguir, os professores trabalharão exclusivamente o conteúdo dos verbos de elocução que são aqueles que introduzem ou anunciam um enunciado. Não perca a chance de aprender um pouco mais!

Verbos de elocução

Nesse vídeo, o professor Fábio Augusto, por meio da animação, explica o que são os verbos de elocução. Veja em quais situações de comunicação eles são mais facilmente encontrados, além de exemplos de alguns verbos considerados dicendi. Confira!

Como usar o verbo dicendi e pontuar diálogos

Aqui, o escritor Vilto Reis ensina sobre o verbo dicendi, como utilizá-lo ao escrever um diálogo e, ainda, explica a forma correta de pontuar diálogos em um texto.

Neste tópico, você aprendeu um pouco sobre os verbos de elocução. Para não esquecer, grave aí: os verbos de elocução ou verbos dicendi são aqueles que introduzem ou anunciam um enunciado. Se você gostou deste tópico sobre os VE, com certeza, será útil aprender mais sobre verbos de ligação!

Referências

Verbos de elocução: um estudo baseado em frames (2009) – Maristela Maria Kohlrausch. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/2581/MaristelaKohlrauschLinguistica.pdf. Acesso em: 08/11/2021.

Beatriz Yoshida Protazio
Por Beatriz Yoshida Protazio

O bom e velho Guimarães Rosa definiu bem: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita”. Doutoranda em Letras (PLE/UEM).

Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Verbos de elocução. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/verbos-de-elocucao. Acesso em: 12 de December de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

Destaque neste trecho de “A Cartomante”, de Machado de Assis, os verbos de elocução:

“E consigo, para explicar a demora ao amigo, engenhou qualquer causa; parece que formou também o plano de aproveitar o incidente para tornar à antiga assiduidade… De volta com os planos, reboavam-lhe na alma as palavras da cartomante. Em verdade, ela adivinhara o objeto da consulta, o estado dele, a existência de um terceiro; por que não adivinharia o resto? O presente que se ignora vale o futuro. Era assim, lentas e continuas, que as velhas crenças do rapaz iam tornando ao de cima, e o mistério empolgava-o com as unhas de ferro. Às vezes queria rir, e ria de si mesmo, algo vexado; mas a mulher, as cartas, as palavras secas e afirmativas, a exortação:
– Vá, vá, ragazzo inflamorato; e no fim, ao longe, a barcarola da despedida, lenta e graciosa, tais eram os elementos recentes, que formavam, com os antigos, uma fé nova e vivaz.
A verdade é que o coração ia alegre e impaciente, pensando nas horas felizes de outrora e nas que haviam de vir. Ao passar pela Glória, Camilo olhou para o mar, estendeu os olhos para fora, até onde a água e o céu dão um abraço infinito, e teve assim uma sensação do futuro, longo, longo, interminável.
Daí a pouco chegou à casa de Vilela. Apeou-se, empurrou a porta de ferro do jardim e entrou. A casa estava silenciosa. Subiu os seis degraus de pedra, e mal teve tempo de bater, a porta abriu-se, e apareceu-lhe Vilela.
– Desculpa, não pude vir mais cedo; que há?
Vilela não lhe respondeu; tinha as feições decompostas; fez-lhe sinal, e foram para uma saleta interior. Entrando, Camilo não pôde sufocar um grito de terror: – ao fundo sobre o canapé, estava Rita morta e ensanguentada. Vilela pegou-o pela gola, e, com dois tiros de revólver, estirou-o morto no chão.”

Assinale a alternativa correta:

a) Explicar; rir; responder.
b) Explicar; exortar; responder.
c) Explicar; rir; aparecer.
d) Rir; pegar; responder.

A alternativa correta é a letra a), pois é a única que apresenta exclusivamente verbos de elocução presentes no texto.
O verbo “exortar” aparece no texto não como verbo, mas como substantivo; os verbos aparecer e pegar não são verbos de elocução.

2.

No portal de notícias G1, encontra-se uma reportagem com o seguinte lead:

“Especialista do Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os riscos da intoxicação digital infantil e aponta estratégias de prevenção e proteção”

Sobre os verbos destacados, que estão presentes no lead, assinale a alternativa correta:

a) O verbo “alertar” expressa aconselhamento e o verbo “aponta” introduz um discurso;
b) Os verbos expressam conselho e advertência, respectivamente;
c) Os verbos são VEs de ação;
d) Os verbos expressam conselho e indicam uma cronologia discursiva, respectivamente;
e) Apontar não é considerado verbo dicendi.

A alternativa correta é a letra e).
O verbo “apontar” não é considerado verbo dicendi pela maioria dos estudiosos da língua, portanto todas as outras alternativas estão incorretas.

Compartilhe

TOPO