Marsupiais são animais mamíferos que apresentam em sua estrutura corporal uma bolsa central que encontra-se em sua região abdominal denominada marsúpio, onde são carregados e amamentados os filhotes das espécies. O animal mais conhecido da espécie é o canguru, típico da Austrália. No Brasil, também encontramos alguns animais marsupiais, mas o mais conhecido é o gambá que tem como característica marcante exalar o mau cheiro quando encontra-se em perigo.
Publicidade
Características dos marsupiais
Os marsupiais, no geral, se apresentam com caixa de crânio pequena e estreita, palato frenestrado, duas vaginas laterais nas fêmeas, e gestação curta, que pode durar entre 8 e 42 dias, variando de acordo com a espécie. Os filhotes nascem bastante pequenos, variando, também de acordo com a espécie, de 2 a 5 cm. Entre os marsupiais, podemos encontrar espécies arbóreas ou terrestres que se desenvolvem no útero, mas nascem precocemente e terminam de se desenvolver dentro das bolsas de pele, já mencionadas anteriormente, que são uma extensão ventral da barriga materna.
Outros marsupiais conhecidos
Além do canguru e do gambá, podemos ainda citar como exemplo de animais dessa espécie o diabo da Tasmânia, o coala e a cuíca, entre muitos outros.
Referências
Biologia Animal – Constantino Carnelos
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Marsupiais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/marsupiais. Acesso em: 26 de November de 2024.